COLEÇÃO CINEMA E PSICANÁLISE - A REALIDADE E O REAL: VERDADE EM ESTRUTURA DE FICÇÃO -  VOLUME 2

COLEÇÃO CINEMA E PSICANÁLISE - A REALIDADE E O REAL: VERDADE EM ESTRUTURA DE FICÇÃO - VOLUME 2

Código: 9788584440597

Marca: NVERSOS


Autor: CHRISTIAN INGO LENZ DUNKER / ANA LUCILIA RODRIGUES

Editora: NVERSOS

Coleção: CINEMA E PSICANÁLISE

Ano: 2015 - 2ª Edição

Número de páginas: 120

Categoria: Psicanálise, Arte e Cultura



R$44,00

até 2x de R$22,00 sem juros

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Este livro reúne ensaios articulando relações entre cinema e psicanálise.
Sua base de questionamentos diz respeito a fronteiras entre ficção, verdade e real, articulação tomada de formas distintas em cada um dos campos, mas que não deixa de produzir encontros. A produção cinematográfica tem permitido aos psicanalistas avançarem na apresentação de questões caras à clínica, na medida em que no cinema é posto em ato um fazer com os elementos que nela se apresentam. Podemos acompanhar esses encontros nos trabalhos aqui reunidos. Uma das questões, que imediatamente apreendemos na leitura, diz respeito a um desarranjo no que corriqueiramente entende - mos por ficção.
Pelo cinema percebemos que a ficção produz efeitos, principalmente quando escapa ao entendimento e, de forma velada, insiste em restos, seja em pensa - mentos, no ter que falar sobre o filme, ou mesmo em sonhos.
Somente por essa questão poderíamos já atestar, com Lacan, uma verdade com estrutura de ficção.
O outro elemento, a ser destacado nas abordagens, diz respeito ao que Lacan nomeou como real. Se o cinema não se propõe como uma tela da realidade, certamente algo do real é buscado em muitas de suas produções. Seja em análises de um olhar que produz angústia, ou ¿ tal como ressaltado em um dos artigos ¿ nos sinistros pássaros de Hitchcock.
O leitor encontrará aqui abordagens que se ocupam desses temas, além de levantarem discussões sobre o que, do laço social, repercute no cinema.
Boa leitura!

Apresentação da coleção; 7

Prefácio; 9
Miriam Debieux Rosa

1. Abraços partidos, de Almodóvar: entre a verdade e o real; 13
Ana Lucilia Rodrigues / Christian Ingo Lenz Dunker

2. Sendo enganado pela realidade; 29
2.1 - Quero ser John Malkovich, de Spike Jonze; 30
2.2 - Solaris, de Andrei Torkovxky; 31
2.3 - Adeus, Lênin!, de Wolfgangh Becker; 33
Ricardo David Goldenberg

3. Declínio da autoridade no cinema contemporâneo; 37
Sérgio Telles

4. Da montagem nascem os verdadeiros filmes; 51
4.1 - Montagem e totalidade do filme; 52
4.2 - O fundamental do cinema; 53
4.3 - O olhar da montagem e o olhar do espectador; 54
4.4 - De quando rodam os planos e se faz a montagem; 55
4.5 - Primeira posição; 55
4.6 - A ordenação narrativa: tempo; 56
4.7 - A ordenação narrativa: espaço; 57
4.8 - A ordenação narrativa: espaço-tempo; 58
4.9 - Segunda posição; 60
4.10 - A reinvenção do cinema; 60
4.11 - Real, ficção e montagem; 60
4.12 - Quando Godard faz de Hitchcock o padrão do cinema; 61
4.13 - Retorno à montagem: como o cinema pensa; 62
4.14 - Montagem: imagem visual e imagem sonora; 63
4.15 - Montagem poética: energia e sentido; 65
4.16 - Estratégias de montagem; 66
Enéas de Souza

5. Slavoj Zizek e a encenação da teoria lacaniana do real; 71
5.1 - O encobrimento do real pela fantasia; 75
5.2 - A objetificação imaginária do real; 77
5.3 - A resposta do real; 79
5.4 - A imersão psicótico no real; 80
5.5 - O real como borrão: o bjeto a; 84
5.6 - O real como olhar do outro; 86
5.7 - "O real é aquilo que não cessa de não se inscrever"; 86
Roberto Propheta Marques

6. A psicanálise como experiência dialética em Matrix, das irmãs Wachowski; 91
6.1 - Um programa clínico em Lacan; 93
6.2 - O conceito de experiência e a experiência do conceito; 95
6.3 - A pesquisa da verdade; 96
6.4 - A ação terapêutica; 100
6.5 - O real como ato; 103
6.6 - O real como experiência da verdade; 107
6.7 - O real como resíduo; 110
6.8 - A realização do ser do sujeito; 112
6.9 - A experiência como travessia; 117
6.10 - Conclusão; 119
Chistian Ingo Lenz Dunker



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento