EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA - MEDIAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPO DE INCLUSÃO

EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA - MEDIAÇÕES POSSÍVEIS EM TEMPO DE INCLUSÃO

Código: 9788544406052

Marca: Editora CRV


Autor: Juliana Eugênia Caixeta, Maria do Amparo Sousa, Paulo França Santos (Orgs.)
Editora: CRV
Ano: 2015
Número de páginas: 304
Categoria Principal: Psicologia e Educação

leia mais

De: R$60,38
Por: R$36,23
Economia de R$24,15

até 2x de R$18,12 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Neste livro, unimos educação e psicologia por permitirem tecer mediações possíveis para promover a inclusão. Para isso, pensamos na inclusão como um fenômeno social, passível de construção pela educação, em contextos deliberadamente planejados e organizados para tal. A inclusão compreende toda a pluralidade humana e tem como objetivo possibilitar a todas as pessoas a participação nos mais diversos contextos sociais. A inclusão não é para um ou outro, é para um e outro e considera a diversidade como condição para a vida e opção por vivê-la bem, não apenas tolerando diferenças, mas valorizando-as, como uma vasta gama de experiências que não devem ser desperdiçadas. A atuação escolar mediadora de inclusão aponta para novas constelações de sentidos no que tange à compreensão e à transformação do mundo e das subjetividades. O grande desafio é, justamente, a convivência dos seres humanos com os seres humanos, na qual não existam fracos negligenciados ou (ab)usados à mercê de mais fortes, mas que tal prática provoque estranheza e perturbe o senso de dignidade de cada ser humano, superando a indiferença e a fantasia da superioridade de uns em relação a outros. A partir desta compreensão, entendemos que os contextos são construídos e transformados pela ação social dos atores que também se transformam nas interações que aí se processam. Tomados pela certeza de que a universidade deve produzir conhecimento na interação com a sociedade, o livro Educação e Psicologia: mediações possíveis em tempo de inclusão apresenta experiências de intervenção e resultados de pesquisa que evidenciam a parceria entre a Educação e a Psicologia para a construção de um mundo mais justo e solidário.

SUMÁRIO

DARA LER: um encontro marcado - à guisa de convite 15
Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino

CAPÍTULO 1
EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: mediações possíveis em tempo de inclusão 25
Juliana Eugênia Caixeta
Maria do Amparo Sousa
Paulo França Santos

CAPÍTULO 2
INCLUSÃO, EDUCAÇÃO SUPERIOR E ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM: O Programa Agenda Cultural 33
Fabiana Miranda de Souza Macêdo
Ariadna da Silva Amador
Daniella Fenandes Unhares
Mi/ena Fenandes Sales de Oliveira

CAPÍTULO 3
NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: deslocamentos entre o informal e formal como suporte para a inclusão de todos 45
Silviane Barbato
Saulo Maciel Oliveira

CAPÍTULO 4
ARTE E REABILITAÇÃO FAZENDO BROTAR EMOÇÃO COM AJUDA
DE APARATO DIGITAL 63
Cláudia Simas

CAPÍTULO 5
INCLUSÃO EM QUADRINHOS: um projeto de enriquecimento com uma aluna com altas habilidades e martes visuais 83
Thiago Rodrigues Silva
Haianne Santos Souza
Bruno Nascimento Moraes
Pâmella Nunes de Otanásio

CAPÍTULO 6
ECOBAG ARTE: interação entre arte e educação ambiental 123
Ariane da Silva Amador
Lucas Benevides Uma Ribeiro
Cristian Ney Viana Guimarães
Diego Gonçalves Belino
Mayara Cristina de Medeiros Leite
Thiago da Silva Rodrigues

CAPÍTULO 7
PROMOÇÃO DE IDENTIDADES SOLIDÁRIAS: a integração escola-universidade-comunidade 139
Fabiana Miranda de Souza Macêdo
Ludmila Xavier da Guirra
Natfacha Udiany Fernandes dos Santos
Daniella Femandes Unhares
Paulo de Oliveira do Nascimento
Luciana Medeiros Leite
Milena Fernandes Sales de Oliveira

CAPÍTULO 8
SALA DAS SENSAÇÕES: um espaço para a construção da empatia: 153
Ariadna da Silva Amador
Raimunda Leila José da Silva
Renato Lopes Barbosa
Haianne Santos Sousa
Laura Firminio Sampaio
Alyne Ribeiro Ferro
Rosimary Oliveira da Silva
Bárbara Loys Rodrigues Rocha
Lorena Godoy Dourado
Sara Bispo da Cruz
Larissa Thuanne Silva da Costa
Carla Ribeiro Santos
Maria Eduarda Uma Espírito Santo
Lorena Máximo da Silva

CAPÍTULO 9
ATENDIMENTO DOMICILIAR: ações e reflexões sobre a inclusão de um aluno com polineuropatia sensitivo motora 173
Helma Salla
Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck
Paulo França Santos

CAPÍTULO 10
INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: uma vivência na sala de recursos para alunos com deficiência visual 193
Laura Firminio Sampaio
Luciane Alves Rodrigues
Alyne Ribeiro Ferro
Aryele Tatiane Pereira de Sousa

CAPÍTULO 11
ENLACES ENTRE HISTÓRIAS E ESTÓRIAS COMPARTILHADAS EM UMA BIBLIOTECA ESCOLAR INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 211
Silvana Goulart Peres
Gabriela Sousa de MeIo Mieto

CAPÍTULO 12
RAP, LíNGUA PORTUGUESA E SOCIOEDUCAÇÃO 223
Priscila Leite de Oliveira
Juliana Eugênia Caixeta

CAPÍTULO 13
SOBRE EGRESSOS DE CIÊNCIAS NATURAIS, ENCONTROS E SAUDADES 243
Naffacha Lidiany Femandes dos Santos
Rosimary Oliveira da Silva
Paulo de Oliveira do Nascimento
Letícía Femanda Rodrígues dos Anjos
Leonardo dos Santos Freitas

CAPÍTULO 14
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVADE INTERNAÇÃO: desafios e possibilidades 255
Gislâine Cardoso Cláudio
Marcelo Bizerril

CAPÍTULO 15
O QUE EU PRECISO PARA VIVER? CONCEPÇÕES DE ADOLESCENTES EM INTERNAÇÃO 273
Bruna Alves Lopes dos Santos
Femando Barboza Granjeiro
Victor Hugo dos Santos Rodrigues
Ravena do Carmo Silva Ramos
Helena Barroso da Silva
Renato Lopes Barbosa
Patrícia Rodrigues da Silva
Euler Brennequer dos Santos Alves

POSFÁCIO 287

SOBRE OS AUTORES 289



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento