O DESENHO INFANTIL

O DESENHO INFANTIL


Autor: Florence de Mèredieu
Tradução: Alvaro Lorencini / Sandra M. Nitrini
Editora: Cultrix
Ano: 2017 - 12º edição (Nova Edição)
Número de páginas: 175
Categoria principal: Psicodiagnóstico


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Depois de ter sido tanto tempo desconsiderado ou mal compreendido, o desenho da criança se beneficia atualmente do grande interesse manifestado por nossos contemporâneos em relação à infância. Todavia, essa exploração do universo gráfico infantil suscita numerosos problemas: lugar de projeção privilegiada dos fantasmas do adulto, o desenho suscitou numerosas interpretações (psicológica, sociológica, estética). É bem de ver, porém, que, efetuados com freqüência sob a capa de uma ideologia estética (e pedagógica) suspeita e ultrapassada, tais estudos mascaram antes as produções infantis, em vez de revelá-las. O DESENHO INFANTIL, de Florence de Meredieu, docente da Universidade de Paris na área disciplinar de artes plásticas, faz uma exposição crítica dos métodos utilizados na análise do grafismo, esforçando-se por indicar as perspectivas às quais devem ser restituídos os desenhos das crianças, se quiser que sejam, não reduzidos às categorias adultas, mas abordados em seu caráter diferencial e irredutível. Como tal, é um livro que interessa enormemente a quantos tenham sua atenção voltada para o mundo da criança: professores em geral e particularmente de Arte-Educação, psicólogos, estudantes de Estética, artes plásticas, comunicação etc.

1. DESCOBERTA DE UM UNIVERSO 13


Histórico 15

Descoberta da originalidade do universo infantil 16

Evolução das técnicas gráficas e plásticas 18

Mutação da arte 19

O prazer do gesto 21

O prazer da inscrição 23

Desenho infantil e escrita 26

2. A CONQUISTA DE UMA LÍNGUA 33

A linguagem gráfica 33

Desenho e evolução 39

As grandes fases da evolução 42

Do gesto ao traço: o rabisco 48

A figura do boneco 57

Do traço ao signo 63

3. A CONQUISTA DE UM ESPAÇO 67

Do espaço como coisa em si ao espaço como evolução 67

Espaço vivido, espaço gráfico 71

Características do espaço infantil 77

O espaço topológico 81

Um exemplo de relação topolôgica: a casa 83

Evolução do espaço: os principais estágios 86

4. DESENHO, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE 97

O desenho como expressão da personalidade 98

O desenho como instrumento de um diagnóstico 106

Limites da contribuição da psicologia projetiva e do método dos testes 113

Utilização do desenho no tratamento psicanalítico 115

Desenho e sonho 121

Desenho, escrita e recalque das pulsões 125


5. A UTILIZAÇÃO DE UM CÓDIGO 141


Um estudo comparativo 141

Limites de uma abordagem sociológica 145

A criança e o primitivo 148

Condicionamento da criança pelo meio: papel da escola 153

Descolonizar a criança? ; 156

Influência dos mass-media 159

A atualidade 167

A criança testemunha de sua época 170


Bibliografia restrita 173



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