O NASCIMENTO DA INTELIGÊNCIA NA CRIANÇA

O NASCIMENTO DA INTELIGÊNCIA NA CRIANÇA

Código: 9788521612582

Marca: LTC


Autor: JEAN PIAGET
Editora: LTC
Ano: 2008
Número de páginas: 389
Categoria principal: Psicologia do desenvolvimento

leia mais

R$121,00

até 2x de R$60,50 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Jean Piaget dedicou grande parte de sua obra à análise da evolução do pensamento infantil. Para este cientista suíço, a inteligência consiste na capacidade individual de acomodação ao meio e, desta forma, o processo cognitivo teria início nos reflexos fortuitos e difusos do recém-nascido, desenvolvendo-se por estágios, até alcançar o nível adulto do raciocínio lógico. Neste livro, o autor estuda a formação dos esquemas sensório-motores e o mecanismo de assimilação mental, a partir da descoberta da existência de uma continuidade entre o sensório-motor e o representativo, afirmando e demonstrando que tudo o que o sensório-motor constrói é reconstruído pela sua representação nascente, antes de superar os limites que lhe servem de infra-estrutura. Dedica especial ênfase à investigação das formas da inteligência pré-verbal, colocando em exame todos os problemas biológicos da inteligência.

Prefácio da Segunda Edição .............................. 9

introdução - O Problema Biológico da Inteligência ... 13

-1. As invariantes funcionais da inteligência e a organização biológica .........15

- 2. As invariantes funcionais 3 as categorias da razão ........19

- 3. As estruturas hereditárias e as teorias da adaptação ....... 24


PRIMEIRA PARTE - AS ADAPTAÇÕES SENSÓRIO-MOTORAS ELEMENTARES 31

CAPÍTULO I - A Primeira Fase: O Exercício dos Reflexos. 33

- 1. Os reflexos de sucção .......................... 35

- 2. O exercício dos reflexos ......................... 39

- 3. A assimilação, primeiro fato da vida psíquica... 50

CAPÍTULO II - A Segunda Fase: As Primeiras Adaptações Adquiridas e a Reação Circular Primária 56

-1. Os hábitos adquiridos relativos à sucção ........ 68

- 2. A visão ....................................... 69

- 3. A fonação e a audição ........................ 83

- 4. A preensão .................................... 94

- 5. As primeiras adaptações adquiridas; conclusões 125


SEGUNDA PARTE - AS ADAPTAÇÕES SENSÓRIO-MOTORA8
INTENCIONAIS ...................................... 140

CAPÍTULO III - A Terceira Fase: As Reacões Circulares Secundárias e os Processos Destinados a Fazer Durar os Espetáculos Interessantes 151

- 1. As reações circulares secundárias: I. Os fatos e a assimilação reprodutora .................... 154

- 2. Ag reações circulares secundárias: II. A acomodação e a organização dos esquemas 171

- 3. A assimilação recognitiva e o sistema de significações 180

- 4. A assimilação generalizadora e a constituição dos processos para fazer durar os espetáculos interessantes 189

CAPÍTULO IV - A Quarta Fase: A Coordenação dos Esquemas Secundários e sua Aplicação às Novas Situações .. 202

- 1. A aplicação dos esquemas conhecidos às novas situações; I. Os Fatos ........................ 204

- 2. A aplicação dos esquemas conhecidos às novas situações: II. Comentário .................... 217

- 3. A assimilação, a acomodação e a organização próprias dos esquemas môveis ..................... 226

- 4. O reconhecimento de indícios e sua utilização na previsão........ 235

- 5. A exploração de objetos e novos fenômenos e as reações secundárias derivadas ................. 240

CAPÍTULO V - A Quinta Fase: A Reaçao Circular Terciária e a Descoberta de Novos Meios por Experimentação Ativa .................. 249

-1. A reação circular terciária .................... 251

-2. A descoberta de novos meios por experimentação: I. Os suportes, o barbante, e a vara ..... 263

- 3. A descoberta de novos meios por experimentação ativa: II. Outros exemplos .................... 287

- 4. A descoberta de novos meios por experimentação ativa: III. Conclusões ......................... 301

CAPÍTULO VI - A Sexta Fase: A Invenção de Novos Meios por Combinação Mental ................. 311

- 1. Os fatos ....................................... 313

- 2. Invenção e representação ....................... 320

CONCLUSÕES - A Inteligência Sensório-Motora ou Práticae as Teorias da Inteligência .. 335

-1. O empirismo associacionista .................... 337

- 2. O intelectualismo vitalista ...................... 346

- 3. O apriorismo e a Psicologia da Forma ......... 352

- 4. A teoria das tentativas ........................ 368

- 5. A teoria da assimilação ......................379



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento