O PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO E AS TÉCNICAS PROJETIVAS

O PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO E AS TÉCNICAS PROJETIVAS

Código: 9788578271473

Marca: WMF


Autor: María Luisa Siquier de Ocampo / María Esther García Arzeno / Elza Grassano de Piccolo e colaboradores

Tradução: Miriam Felzenszwalb

Revisão técnica: Luis Lorenzo Rivera

Editora: WMF Martins Fontes

Coleção: Textos de Psicologia

Ano: 2009 - 11ª edição

Número de páginas: 541

Categoria principal: Psicodiagnóstico



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O psicólogo, tradicionalmente, limitava seu trabalho psicodiagnóstico à elaboração dos informes psicológicos obtidos por meio de testes aplicados ao paciente e mantendo em relação a ele a maior distância possível. Neste livro, as autoras relatam que a falta de uma autêntica identidade profissional faz com que, ainda hoje, a grande maioria dos psicólogos mantenha esse procedimento. Neste trabalho elas estabelecem os fundamentos de uma técnica baseada numa maior aproximação do cliente e abordam a contribuição da psicanálise para o enriquecimento das possibilidades do diagnóstico.

Prefácio l


Capítulo I

O processo psicodiagnóstico
Maria L. S. de Ocampo e Maria E. Garcia Arzeno 3


Capítulo II

A entrevista inicial
Maria L. S. de Ocampo e Maria E. Garcia Arzeno /5


Capítulo III

Entrevistas para a aplicação de testes
Maria L. S. de Ocampo e Maria E. Garcia Arzeno 47


Capítulo IV

O questionário desiderativo 63

1. Força e fraqueza da identidade no teste desiderativo
Maria L. S. de Ocampo e Maria E. Garcia Arzeno 65

2. Fantasias de morte no teste desiderativo
Hebe Friedenthal e Maria E. S. de Ocampo 87

3. Índices diagnósticos e prognôsticos h(a partir do estudo das defesas)
Maria C. de Schust e Elza Grassano d

4. Identificação projetiva e mecanismos desiderativo
Alberto Brodesky, Nidia Madanes e Diana Rabinovich 113


Capítulo V

O teste de relações objetais de Herbert, Maria L. S. de Ocampo e Maria E. García Arzeno 119


Capítulo VI

O teste de apercepção infantil (C.A. T.) de L. S. Bellak 179
Guia de interpretação do teste de apercepçao infantil
(CA. T.-A) de L. Bellak
Sara Baringoltz de Hirsch 181


Capítulo VII

A hora de jogo diagnostica 205

1. A hora de jogo diagnostica
Ana Maria Efron, Esther Fainberg, Yo
Maria Sigal e Pola Woscoboinik 207

2. Por um modelo estrutural da hora de jogo diagnóstica
Analía Kornblit 239


Capítulo VIII

Os testes gráficos 253

Defesas nos testes gráficos
Elza Grassano de Piccolo 255


Capítulo IX

A entrevista de devolução de informacão 381

1. Devolução de informação no processo psicodiagnostico
Maria L. S. de Ocampo e Maria E. Ge

2. Técnica de devolução em casal
Norberto Mário Ferrer e Elida Esther


Capítulo X

O informe psicológico 441

O informe psicológico: exemplificação através de um caso
Renata Frank de Verthelyi 443


Capítulo XI

Indicadores para a recomendação de terapia breve extraídos da entrevista de devolução
Maria L. S. de Ocampo e Maria E. Garcia Arzeno 475


Capítulo XII

As técnicas projetivas no diagnôstico das dificuldades
de aprendizagem
Blanca E. Edeiberg de Tarnopoisky 487


Capítulo XIII

O ensino do psicodiagnóstico 517

Uma experiência no ensino do psicodiagnôstico. Técnica do role-playing
Enza M. Appiani, Esther Fainberg, Maria E. McGuire de Liaurô e Yolanda Kleiner 519



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