ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS - TENDÊNCIAS, PRÁTICAS E METODOLOGIA DE ANÁLISE

ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS - TENDÊNCIAS, PRÁTICAS E METODOLOGIA DE ANÁLISE

Código: 9788581922843 (CO)

Marca: Appris


Autor: RODRIGO D. VIEIRA, SILVANA S. DO NASCIMENTO
Editora: APPRIS
Ano: 2013
Número de Páginas: 113
Categoria Principal: D. C. Educação

leia mais

R$37,05

até 8x de R$5,28

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Neste livro defendemos a prática da argumentação no ensino e aprendizagem de ciências. Essa prática se relaciona com a capacidade de tomadas de decisões conscientes e consequentes, uma demanda urgente para a formação do cidadão contemporâneo. Todavia, é necessário ir além da prática argumentativa de sala de aula e considerar os modos pelos quais professores e estudantes constroem conversações instrucionais e como elas possibilitam ou dificultam oportunidades de aprendizado para os sujeitos envolvidos. Nesse sentido, este livro apresenta aportes teóricos, análises de situações concretas de salas de aula de ciências e metodologia para a compreensão do discurso e da argumentação por meio da análise
conjunta da tríade Orientações Discursivas / Procedimentos Discursivos / Objetivos Didáticos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 15

CAPÍTULO 1
O QUE É UMA ARGUMENTAÇÃO? . 19

CONTRIBUIÇÕES DE BILLlG PARA A COMPREENSÃO DA ARGUMENTAÇÃO .. 20
ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS ARGUMENTATIVA E EXPLICATIVA: QUAIS AS DIFERENÇAS? . 27

CAPÍTULO 2
COMO IDENTIFICAR E CARACTERIZAR ARGUMENTAÇÕES
EM AULAS DE CIÊNCIAS 35
CARACTERÍSTICAS DE ARGUMENTAÇÕES CO TEMPLADAS PELOS
MARCA DORES. 37
A PRESENÇA DOS MARCADORES EM UM EXEMPLO DE ARGUMENTAÇÃO 39
A NÃO OPERACIONALIZAÇÃO DOS MARCADORES EM UMA EXPLICAÇÃO 44

CAPÍTULO 3
MULTIMODALIDADE E PISTAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO
EM ARGUMENTAÇÕES 49
PISTAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO SINALIZANDO FECHAMENTO 51
MULTIMODALIDADE NA CONFIRMAÇÃO DE UM PONTO DE VISTA 54

CAPÍTULO 4
COMO ANALISAR ARGUMENTAÇÕES? 57
O PADRÃO DE ARGUMENTO DE TOULMIN NA PESQUISA EM ENSINO DE
CIÊNCIAS 58
O MÉTODO DE ANÁLISE PROPOSIClONAL 64

CAPÍTULO 5
UMA METODOLOGIA PARA ANALISAR OS DISCURSOS
EM AULAS DE CIÊNCIAS 69
AS CATEGORIAS DA METODOLOGIA 71
AÇÕES - UNIDADES ÊMICAS DE SEGMENTAÇÃO DOS DISCURSOS 73
ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS 74
OBJETIVOS DIDÁTICOS 75
O QUADRO DE NARRATIVAS 76
OS PROCEDIMENTOS DISCURSIVOS DIDÁTICOS (PDD) 78

CAPÍTULO 6
ANÁLISE DETALHADA DE UMA ARGUMENTAÇÃO 81
AÇÃO 17- DIALOGAL 82
AÇÃO 18 - ARGUMENTATIVA 86
A ESTRUTURA DISCURSIVA PROCEDIMENTAL DOS ARGUMENTOS
DO PROFESSOR FORMADOR 93

CAPÍTULO 7
UM MODELO PARA A COMPREENSÃO DO RITMO DISCURSIVO EM AULAS DE CIÊNCIAS 97

CAPÍTULO 8
ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO
BRASILEIRO: ONDE ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS?.. 103

REFERÊNCIAS 107

ANEXO
CÓDIGO DE TRANSCRIÇÕES 111



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento