O novo livro de James C. Hunter, Como se tornar um líder servidor tem dois objetivos: o primeiro é compilar de maneira simples, concisa e clara os princípios da liderança servidora apresentados em seu livro anterior. O segundo é proporcionar um guia que facilite a aplicação desses princípios em sua vida e no trabalho. O autor acredita que liderar não é ser chefe. Liderar é servir. Embora servir tenha uma conotação de fraqueza para alguns, a liderança servidora pode ter um impacto positivo em nosso desempenho como pais, treinadores, cônjuges, professores, pastores ou gerentes ¿ afinal, todos querem se tornar os líderes que as pessoas precisam e merecem. Para Hunter, muitos têm consciência de que estão falhando com suas equipes: Eles reconhecem que os antigos métodos de comando e controle, na base do grito e da ameaça, são ineficientes quando se lida com uma força de trabalho diversificada, formada por gerações muito diferentes, que cresceram desconfiando de quem tem o poder. Falando sobre sua própria experiência e citando clientes e personalidades tão diferentes quanto Jesus, Gandhi e Jack Welch, James Hunter sustenta que liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando o bem comum. Este livro mostra que o desenvolvimento de liderança e a construção do caráter são a mesma coisa ¿ ambos exigem mudança. Os princípios da liderança servidora podem ser aprendidos e aplicados por quem tem a vontade e a intenção de mudar, crescer e melhorar.
Introdução 9
CAPÍTULO 1
Sobre liderança 15
CAPÍTULO 2
Sobre poder e autoridade 31
CAPÍTULO 3
Sobre o desenvolvimento da autoridade 40
CAPÍTULO 4
Sobre liderança e amor 47
CAPÍTULO 5
Sobre gentileza e responsabilidade 63
CAPÍTULO 6
Sobre a natureza humana 73
CAPÍTULO 7
Sobre o caráter e a mudança humana 80
CAPÍTULO 8
Sobre inteligência emocional e liderança 93
CAPÍTULO 9
Sobre motivação e outras coisas fundamentais 107
Uma nota pessoal 126
Apêndice 1 128
Apêndice 2 130
Apêndice 3 132
Apêndice 4 135
Agradecimentos 136