CONVIVENDO COM AUTISMO E SÍNDROME DE ASPERGER - ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA PAIS E PROFISSIONAIS

CONVIVENDO COM AUTISMO E SÍNDROME DE ASPERGER - ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA PAIS E PROFISSIONAIS

Código: 9788576800385

Categorias: Autismo / Psicopatologia

Marca: M. Books


Autor: CHRIS WILLIAMS E BARRY WRIGHT
tradução: CÁSSIA MARIA NASSER
Editora: M. BOOKS
Ano: 2008
Número de páginas: 326
Categoria Principal: Psicopatologia


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Esta obra aborda os cuidados com a criança autista, a fim de auxiliar as famílias e também os profissionais que trabalham na área. No decorrer do livro, os autores explicam a natureza dessa condição e suas variações, abordando problemas considerados comuns vivenciados em atividades como comer, dormir e ir ao banheiro. Além disso, sugerem estratégias para lidar com crises repentinas de raiva ou mau humor, e apresentam alternativas para melhorar as aptidões sociais e de comunicação.

Agradecimentos .......................................................................... vii

Prefácio ................................................................... ............. ix


Parte 1 - Meu filho tem distúrbios do espectro do autismo?

1 Primeiras preocupações ............................................................ 3

2 Avaliação ........................................................................... ....... 13

3 O impacto emocional sobre a família ............................................ 23


Parte 2 - Como as criança portadoras de distúrbios do espectro do autismo vêem o mundo?

4 Cegueira mental ....................................................................... 33

5 Entendendo a essência ............................................................... 43

6 Interesses sensoriais e sensibilidades ..................................... 55

7 Imaginação, percepção temporal, planejamento e memória .......... 64

8 Linguagem ............................................................................... 71


Parte 3 - Como podemos ajudar?

9 Controle do comportamento ......................................................... 81

10 Desenvolvimento de aptidões sociais ...................................... 102

11 Desenvolvimento de aptidões de comunicação ........................ 148

12 Birra, agressão e frustração .................................................. 170

13 Alimentação ................................................................................... 187

14 Aprendendo a usar o banheiro ................................................... 198

15 Defecar em Iocais impróprios .................................................... 211

16 Sono ....................................................................................... 224

17 Preocupações ............................................................................ 249

18 Compulsões, rotinas e rituais .................................................. 263

19 Maneirismos e movimentos repetitivos ......................................... 276

20 Outras intervenções .................................................................. 287

21 Considerações finais .................................................................. 300


APÊNDICE 1 - UM MODELO PARA ENTENDER O COMPORTAMENTO DA
CRIANÇA E PLANEJAR MANEIRAS DE AJUDÁ-LA ...................... 302

APÊNDICE 2 - EXEMPLO DE UM DIÁRIO DE SONO B ..................... 305

BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS ............................................... 306

ÍNDICE REMISSIVO .......................................................................... 318


Lista De figuras e tabelas

Tabela 2.1 Classificações diagnósticas DSM-IV e ClD-10 usadas para
descrever os mesmos sintomas abrangentes ............................. 20

Figura 4.1 O teste Sally Anne (segundo Wimmer e Perner, 1983) ................... 34

Figura 4.2 As diferenças no grau de entendimento da Teoria da Mente
em crianças com e sem autismo .................................................. 40

Figura 4.3 Os diversos índices do desenvolvimento da Teoria da Mente
para quatro jovens ....................................................................... 41

Tabela 5.1 Boliche de dez pinos .............................................. 48

Figura 9.1 Um modelo para entender o comportamento da criança e
Planejar maneiras de ajudá-la ....................................................... 90

Figura 10.1 Termômetro emocional de Ahmed ............................. 122

Figura 10.2 Quadro de resolução de problemas sociais ............... 147

Figürfl 12.1 O ciclo da raiva ..................................................... 182

Figura 14.1 Quadro de horário de micção e defecação ............... 202

Figuru 16.1 Exemplo A de um diário de sono .............................. 230

Figura 16.2 Exemplo B do diário de sono de Alex ...................... 236

Figura 16.3 Quadro de recompensas de George ............................ 243

Figura 17.1 Devo procurar mudar o comportamento? .................. 252



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