DE PROFESSOR A EDUCADOR - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA: RESSIGNIFICAR OS VALORES E DESPERTAR...

DE PROFESSOR A EDUCADOR - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA: RESSIGNIFICAR OS VALORES E DESPERTAR...

Código: 9788588081543

Marca: WAK


Autor: MARIA DOLORES FORTES ALVES
Editora: WAK
Ano: 2015 - 3ª Edição
Nº de páginas: 164
Categoria Principal: Demais Categorias - Educação

leia mais

R$42,90

até 2x de R$21,45 sem juros

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Em De professor a Educador, Maria Dolores aponta a importância do professor conhecer os valores que regem seu fazer pedagógico. Apresenta reflexões e ações para que a prática pedagógica se torne um espaço de autoria de pensamento. Mostra a necessidade de se conhecer os valores para construir sua própria autoria de pensamento e suscitá-la em seu aluno. Considerando que a Psicopedagogia mira o desenvolvimento do sujeito com autoria de pensamento, a autora esclarece a importância do conhecimento dos valores subjetivos do professor, visto que o conhecimento que emerge da prática docente é uma síntese entre subjetividade e objetividade, sempre atuante na relação entre professor, aluno e conhecimento.

PREFÁCIO................................................................ 9

INTRODUÇÃO ........................................................ 13

CAPÍTULO 1
OS VALORES NA HISTÓRIA E A
HISTÓRIA DOS VALORES .................................... 27

CAPÍTULO 2
OFÍCIO PROFESSOR: DA TEORIA À AÇÃO.......... 41
2.1. A Realidade do Professor e o Professor
na Realidade .............................................................. 56
2.2. O que desejamos desta prática pedagógica
tão especial da qual depende o futuro da
humanidade, o humano do humano¿?........................ 57

CAPÍTULO 3
PSICOPEDAGOGIA: EM BUSCA DO SUJEITO AUTOR ...................... 61
3.1. O Encontro com a Psicopedagogia ............ 64
3.2. O Sujeito da Psicopedagogia:
autoria e autonomia ..................................................... 68

CAPÍTULO 4
ESTRATÉGIAS DE INVESTIGAÇÃO: EM BUSCA
DE UMA METODOLOGIA PS1COPEDAGÓG1CA.. 77
4.1. A Pesquisa e o Campo................................. 80
4.2. Questionamentos: a realidade e
a realidade ín locu .......................................................... 82
4.3. Lendo a realidade......................................... 118
4.4. Um olhar psicopedagógico diante dos
valores do professor........................................................ 121

CONSIDERAÇÕES FINAIS
APONTANDO ALGUNS CAMINHOS........................ 145

BIBLIOGRAFIA ........................................................... 155



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento