FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - DESPERTANDO INTELIGÊNCIAS E AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ...

FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - DESPERTANDO INTELIGÊNCIAS E AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ...

Código: 9788588081338 (CO.)

Marca: WAK


Autor: MARTA PIRES RELVAS

Editora: WAK

Ano: 2009 / 4ª EDIÇÃO

Nº de págs: 136

Categoria Principal: Educação - Demais Categorias



R$40,00

até 2x de R$20,00 sem juros

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Fundamentos Biológicos da Educação tem como objetivo atender as necessidades dos educadores, facilitando o entendimento da aprendizagem na sala de aula. Numa abordagem biológica do funcionamento do cérebro, a autora nos mostra a evolução do sistema nervoso dos seres mais simples até a formação das estruturas complexas do homem. Cada vez fica mais claro a necessidade do cérebro pensante, decisivo, relacional e emocional e, neste contexto, o papel do educador é fundamental, pois na sala de aula que se deve iniciar a construção de solidariedade, afetividade e autoestima entre os conteúdos curriculares e a praticidade da vida planetária. Eis aqui um convite ao leitor para sentir com o cérebro e aprender a pensar com o coração.

PREFÁCIO................................................................................................ 9

APRESENTAÇÃO..................................................................................... 11

SISTEMA NERVOSO E NEURÔNIOS ..................................................... 23

Nossa Galáxia interna.............................................................................................. 25
O que são Neurônios?............................................................................................ 26
A cor cinzenta do Cérebro................................................................................... 28
Estruturas e formação da Célula Nervova ................................................. 29
O descobrimento do Cérebro - uma breve história ........................... 33
O Cérebro e seus Hemisférios............................................................................ 34
Cérebro: usando e desenvolvendo potencialidades.......................... 36

PLASTICIDADE CEREBRAL E MEMÓRIA.............................................. 47

O que é Plasticidade Cerebral e como se dá em
sala de aula?............................................................................................................ 49
Sem Memória, não há Aprendizagem.......................................................... 56
Funcionamento Cerebral...................................................................................... 57
O papel da emoção nas Funções Cerebrais............................................. 59
Memória e Aprendizagem ................................................................................... 60
Aspectos Pedagógicos.......................................................................................... 66
O que deve ser Decorado?.................................................................................. 70

A FILOGÊNESE DO SISTEMA NERVOSO ENTENDENDO -
A EVOLUÇÃO CEREBRAL HUMANA .................................................... 73

Filogênese do Sistema Nervoso ...................................................................... 76
Estrutura e funcionamento do Sistema Nervoso................................. 78
Plasticidade................................................................................................................... 80
Memória........................................................................................................................ 81
Linguagem e outras funções de Alto Nível.............................................. 85
Distúrbios da Fala e da Compreensão......................................................... 87
Outros Distúrbios...................................................................................................... 89
A especialização dos Hemisférios................................................................... 90
Implicações nas Ciências Cognitivas........................................................... 92

NEUROBIOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA
E DA AFETIV1DADE NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM ................ 93

Inteligência e Afetividade..................................................................................... 95
A evolução da Inteligência Humana............................................................. 96
Visão integrada das Regiões Encefálicas................................................... 101
Razão e emoção de Ser Humano.................................................................... 109
Os caminhos de uma Educação Humana................................................. 112
Razão e emoção no processo de Ensino e Aprendizagem -
despertando Inteligência..................................................................................... 113
Algumas considerações importantes sobre Inteligência
Aprendizagem/Desenvolvimento segundo os teóricos
da educação: Jean Piaget/Lev Vygotsky/ HenryWallon -
uma visão biológica................................................................................................. 115
Pontos de convergência entre os teóricos da educação
e a interface da visão biológica na Aprendizagem.............................. 124
Contrapontos consideráveis entre os teóricos...................................... 126
Considerações finais............................................................................................... 127


REFERÊNCIAS .................................................................................................. 131



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento