INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Código: 9788578543006 (CO)

Marca: WAK


Autor: VILSON SÉRGIO DE CARVALHO
Editora: WAK
Ano: 2014
Número de páginas: 200
Categoria principal: D. C. Educação

leia mais

R$60,45

até 2x de R$30,23 sem juros

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Para melhor entender o valor dessa obra e sua abordagem, propomos uma rápida reflexão: Imaginem dois temas bastante instigantes no âmbito da Educação, como Educação Ambiental e Educação a Distância. Pensem por um instante sobre a considerável teia de relações que poderia existir entre esses dois campos de tal modo que um se beneficie do outro. Visualizem por fim um grupo de professores e pesquisadores de diferentes áreas de estudo que abraçaram o desafio de estudar a fundo essa teia desvelando sua riqueza e complexidade.

Este livro é o resultado de um esforço coletivo de responder esses questionamentos por meio do desenvolvimento de uma pesquisa no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas (NIEP) da AVM Faculdade Integrada. Esperamos que esta obra sirva de base a novos estudos e, principalmente, a novos questionamentos.

Sumário:

PREFÁCIO
Vilson Sérgio de Carvalho (org.) 11

PARTE I AS REFLEXÕES

DESAFIOS À DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR VIA EAD
Vilson Sérgio de Carvalho 15


FAVORECENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A
PARTIR DAS NOVAS TICS
Glória Jesus de Oliveira 30

QUANDO O(A) DOCENTE TAMBÉM É DISCENTE: MEDIAÇÃO
PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE TICs e TACs
Ana Paula da Silva Conceição Oliveira 41

A DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DA EDUCAÇÃO:
UMA INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Vilson Sérgio de Carvalho 50

EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA EM
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Leonardo Silva da Costa 61

EDUCAÇÃO AMBIENTAL A DISTÂNCIA EM AÇÃO: VALORIZANDO A
REALIDADE AMBIENTAL DO ALUNO NA AVM FACULDADE INTEGRADA
Fernanda Sansão Ramos Mattos 76

SABERES E COMPETÊNCIAS DO(A) PROFESSOR(A) EM
CONTEXTOS DE EaD
Reginaldo Guedes 90

DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL: O CASO DO CURSO A DISTÂNCIA
DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA AVM FACULDADE INTEGRADA
Fábio Maia 100

SER TUTOR(A)-EDUCADOR(A) NO ÂMBITO DA EaD
Ana Paula da Silva Conceição Oliveira
Vilson Sérgio de Carvalho 107


PARTE II A PESQUISA
Vilson Sérgio de Carvalho 115

1. DE ONDE PARTIMOS 115

2. CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A INTEFACE EA/EaD 119

3. O PAPEL DA EaD NO ENSINO SUPERIOR 125

4 OBJETIVOS DA PESQUISA: GERAL E ESPECÍFICOS 126

5. HIPÓTESE 127

6. JUSTIFICATIVA 127

7. DA EQUIPE DE PESQUISA 128

8. DOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO 128

9. O UNIVERSO PESQUISADO: A AVM FACULDADE INTEGRADA:

SEUS CURSOS, RECURSOS E PERCURSOS 130

10. DA METODOLOGIA DA PESQUISA ADOTADA 148

11. DA ANÁLISE DOS RESULTADOS 171

12. CONCLUSÕES GERAIS 183

13. REFERÊNCIAS 186

14. DOCUMENTOS CONSULTADOS 189

ANEXOS 191



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento