MANUAL DO FACILITADOR PARA DINÂMICAS DE GRUPO

MANUAL DO FACILITADOR PARA DINÂMICAS DE GRUPO

Código: 9788530808396

Marca: Papirus


Autor: IZABEL FAILDE
Editora: PAPIRUS
Ano: 2010 - 3ª Edição
3ª Reimpressão - 2014
Número de páginas: 144
Categoria principal: Psicologia Social e de Grupos

leia mais

item indisponível0 unidades em estoque.
  Avise-me quando disponível

Não disponível

Compre com segurança

Compartilhe

O trabalho com pessoas mostra quão complexo é o ser humano. Atuar com gente exige aprimoramento constante. Nessa obra, Izabel Failde procura promover o autoconhecimento e o desempenho dos profissionais da área de treinamento e desenvolvimento. O livro está dividido em quatro partes. Na primeira, a autora traça um breve panorama teórico - discorre sobre a origem da expressão dinâmicas de grupo, o que é aprendizagem vivencial, principais fatores do processo de mudança, entre outros temas. Na segunda, voltada para o desenvolvimento do profissional, oferece ao leitor a oportunidade de um mergulho em si próprio, por meio de reflexões e exercícios interativos. Na terceira parte, explica o que são jogos e simulações, como elaborar ou adaptar técnicas, mostrando em que momentos do treinamento as dinâmicas de grupo devem ser utilizadas, além de apresentar algumas formas de avaliação de resultados. Por fim, a última parte traz 20 atividades detalhadas, aplicáveis aos mais diferentes objetivos de treinamento, desenvolvimento e seleção. Obra indispensável tanto para aqueles que anseiam iniciar um trabalho com grupos, quanto para os profissionais que buscam atualização e reciclagem.


Sumário

Agradecimentos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 7
Apresentação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 9
Aproveite bem este livro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 11
O girassol . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 14

PARTE I: UM POUCO DE TEORIA
1. Como surgiram as dinâmicas de grupo? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 17
2. Definição de dinâmicas de grupo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 20
3. Treinamento x psicoterapia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 21
4. Aprendizagem vivencial. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 23
5. Processo de mudança. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 27
6. Treinamento comportamental x treinamento técnico . . . . . . . . . . . . . . .. 29
7. Afirmações básicas para quem trabalha com grupos . . . . . . . . . . . . . . .. 32
8. Orientação centrada na pessoa..................................... . . . . . . . . . . . . .. 33

PARTE II: DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL
1. O facilitador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 41
2. Eu profissional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 48
3. Que profissional escolho ser? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 50
4. Postura do facilitador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 51

PARTE III: AMPLITUDE DE UTILIZAÇÃO
1. Dinâmicas de grupo, jogos, simulações e estudos de caso . . . . . . . . . . .. 55
2. Elaboração de técnicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 57
3. Otimização da utilização das dinâmicas de grupo. . . . . . . . . . . . . . . . . .. 61
4. Roteiro básico para utilização de dinâmicas de grupo. . . . . . . . . . . . . . .. 63
5. O planejamento. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 68
6. Avaliação de resultados. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 69

PARTE IV: DINÂMICAS DE GRUPO
1. Crachá criativo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 77
2. Meu brasão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 80
3. Se eu fosse... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 83
4. Caça às bruxas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 86
5. Automotivação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 89
6. Jornal vivo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 92
7. Eu real x eu ideal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 95
8. Percepções...........................................................................................98
9. Filmes em seleção ....................................................... . . . . . . . . . . .. 101
10. Diagnóstico participativo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 106
11. Prova situacional: Estudos de caso. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 109
12. Gráfico da minha vida I . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 113
13. Gráfico da minha vida II . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 116
14. Você pode tudo! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 120
15. Script inovador. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 124
16. Criação de uma história. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 128
17. O que você faria. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 131
18. O veículo da empresa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 134
19. Minha herança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 137
20. Bingo humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 139

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 142



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento