MÚSICA NO DIVÃ - SONORIDADES PSICANALÍTICAS

MÚSICA NO DIVÃ - SONORIDADES PSICANALÍTICAS

Código: 9788576361008

Marca: Via Lettera


Autor: Leonardo Luiz
Editora: Via Lettera
Ano: 2011
Número de páginas: 134
Categoria Principal: Psicanálise, arte e cultura

leia mais

item indisponível0 unidades em estoque.
  Avise-me quando disponível

Não disponível

Compre com segurança

Compartilhe


O que a Psicanálise pode dizer sobre a música? O mesmo que sobre as demais artes da banalidade mais atroz até observações sagazes, que iluminam de um ângulo inesperado os processos psíquicos de quem compõe, executa ou aprecia uma peça musical. O livro de Leonardo Luiz explora alguns aspectos desse vasto território. Embora como psicanalista seu foco esteja no impacto das sonoridades sobre a vida emocional do sujeito, o fato de vivermos cercados e impregnados de trilhas sonoras merece, diz ele, um excurso que situe a música na sociedade. Na era da indústria cultural e das tecnologias eletrônicas, isso significa, entre outras coisas, a disponibilidade quase infinita de gêneros, obras e ocasiões de desfrute. Três casos estudados (agora em edição ampliada) permitem ao autor formular uma série de hipóteses sobre como uma ouvinte e um executante vivenciam sua relação com os sons, e sobre as razões de ela ser assim e não de outro modo. Para fundamentá-las, Leonardo se apoia num íntimo conhecimento de música afinal também é músico e na (não muito extensa) literatura psicanalítica a respeito do assunto. Também nos oferece informações quanto ao contexto social e cultural do heavy metal e do jazz, gêneros relevantes para seus pacientes o heavy metal para Priscila, o jazz para Charles e, finalmente, a música clássica para Helena. Música no divã tem muito a dizer a quem quiser aceitar o convite de Leonardo Luiz para uma jam session de reflexões sobre o tema escolhido sobre o qual teceu variações que lhe valeram o título de Doutor em Psicologia Clínica.
Renato Mezan

Sumário

INTRODUÇÃO 9

Música e vida social 11

Primeiras sonoridades musicais 13

Capítulo 1
IDENTIFICAÇÃO, GOSTO MUSICAL E CULTURA DE MASSA 16
Gosto ou escolha? 17
Cultura de Massa 20
Massa em Freud 22
Semiótica, signo e novas formas de identificação 28
Signo da paixão musical 31

Capítulo 2
MÚSICA E PSICANÁLISE 33
A música e o sujeito 33
Pulsão invocante 38
A psicanálise escuta a música 41
Prazer e funções da música 43
Metáfora musical 44
Sonoridades musicais 52
Música tonal e música atonal 55
Linguagem musical 57
Casos Clínicos 59

Capítulo 3
PRISCILA, AFETO NO CORPO PSÍQUICO 60
O Grunge, o modismo, o gosto, a marca 62
Escutando a música 67
função do pai, Corpo erógeno 76
Eu-pele 78
Pulsão de morte 81
A compulsão à repetição 82
Imagem do Corpo 88

Capítulo 4
O IMPROVISO DE CHARLES 90
Sonoridades jazzísticas - os sons de Charles 93
A musicalidade psíquica de Charles 97
O exibicionista 98
A escolha do instrumento 101
Narcisismo (sintoma e angústia) 103
Improvisando no escuro 108
Metaforizando o improviso 112
A retórica da improvisação 115
Liberdade e regras de uma vida improvisada 119
Resiliência jazzística 120

CONCLUSÃO 122

Sonoridades: afetação musical na vida psíquica 125

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 128



Forma de pagamento

Forma de pagamento