O QUE APRENDEMOS COM AS CRIANÇAS QUE NÃO APRENDEM?

(ref.: 9788588640146)

Sob a direção de: Jean Bergès / Marika Bergès-Bounes / Sandrine Calmettes-Jean
Tradução: Maria Nestrovsky Folberg
Editora: CMC
Ano: 2008
Número de páginas: 250
Categoria principal: Clínica da Infância e da Adolescência

  • Compartilhe:
R$ 30,00
Coloque o cep:
  • Sinopse
  • Sumário

Diante da confusão do real deste sintoma social, os problemas de aprendizagem se vêem tradicionalmente remetidos ao lado médico. Será esta uma doença? Será a aprendizagem uma função superior? Esta declinação encontra sua vertente social em termos de inadaptação e de handicap, que presidem à elaboração de soluções de reparação (reeducações, remediações) e de soluções pedagógicas especiais, fundadas na exclusão, em uma lógica de classe. A acentuação do defeito e os meios paliativos tendem a apagar o que parece essencial; o lugar do sujeito. O que nós somos chamados a descobrir, graças a essas crianças, é a importância do lugar do sujeito com respeito ao saber. Não há sujeito sem saber, e o próprio sujeito se funda de um saber. Pode, então, ser levado em conta o que existe de saber inconsciente, não-sabido, do sujeito.

Prólogo 9

Jean Bergès, Marika Bergès-Bounes, Sandrine Calmettes-Jean

O que aprendemos com as crianças que não aprendem 11

Sandrine Calmettes-Jean


PANORAMA, LOCALIZAÇÃO DA QUESTÃO

Aprendizagens e fracassos escolares: aspectos psicodinâmicos 21

Bernard Golse

Problemas de aprendizagem escolar e psicopatologia 31

Roger Misès

Des... O que é que há com esta família que não é capaz de contar até dez? 39

Évelyne Lenoble


CONFRONTAÇÃO TEÓRICO-CLÍNICA

Por que cinco vezes mais meninos não aprendem? 69

Jean Bergès

Eu não sei... é minha mãe que sabe... 73

Marika Bergès-Bounes

O desejo de saber 81

Denise Vincent

Espera 87

Sandrine Calmettes-Jean

Psicanálise de uma menina cognitivamente falha 93

Gabriel Balbo

Por que é preciso instruir as crianças psicóticas? 10

Paule Cacciali

Detestomania 117

Catherine Ferron

Escrita e sexuação:

Giacomo ou o que é ser homem/mulher? 129

Michèle Dokhan

A consulta dita terapêutica 145

Évelyne Lenoble


CLÍNICA, RETRATOS

O que eu escuto, eu não posso escrever 151

Catherine Mathelin

As crianças desatentas 163

Michel Daudin

O fracasso escolar na adolescência, para meninos e meninas, mesmo combate? 169

Jean-Marie Forget

Aritmética do começo 177

Christian Dubois, Marie Louise Meert


E A ESCOLA?

Eros, professor 189

Charles Melman

Nem pai, nem mestre: algumas palavras de história da pedagogia e da didática, de 1880 aos nossos dias 193

Hélène LHeuillet

A estranheza apaziguadora 201

Daniel Feltin

Este aluno não tem lugar na minha classe! 209

Daniel Charlemaine

Pais de crianças em dificuldade ou o percurso do combatente 215

Gilles Lemmel

Como falar oficialmente de crianças que não aprendem? 223

Claire Meljac


DIVERSAS MODALIDADES

DE ABORDAGEM TERAPÊUTICA

A propósito das remediações em geral e das remediações lógico-matemáticas em particular 233

Claire Meijac

Do ato de ler 243

Geneviève Ginoux

Escrever mal, um caso de aprendizagem? 265

Marie-Alice Du Pasquier, Michèle Schnaidt

Escuta-me pensar, olha-me falar 269

Marie-Claude Devaux, Hélène Vexiliard

Em suma, o que aprendemos com as crianças que não aprendem? 277

Jean Bergès

Bibliografia 283

quem comprou, também comprou
COMO TRABALHA UM PSICANALISTA?
Jorge Zahar
R$ 59,90
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
PSICANÁLISE DA CRIANÇA - TEORIA E TÉCNICA
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque
O AMBIENTE E OS PROCESSOS DE MATURAÇÃO - ESTUDOS SOBRE A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Escolha a quantidade
No momento a quantidade solicitada n?o esta dispon?vel em estoque

    FORMAS DE PAGAMENTO

    REDES SOCIAIS