OS CONTOS E OS MITOS NO ENSINO - UMA ABORDAGEM JUNGUIANA

OS CONTOS E OS MITOS NO ENSINO - UMA ABORDAGEM JUNGUIANA

Código: 9788512305707

Categorias: Jung / Jung

Marca: E.P.U.


Autor: Amarilis Pavoni
Editora: E.P.U.
Coleção: Temas Básicos de Educação e Ensino
Ano: 1989
Nº páginas.: 65
Categoria Principal: Jung

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Os contos de fadas, os mitos, a arte em geral são formas simbólicas pelas quais a psique se manifesta. Jung frequentemente aponta para a necessidade de haver a integração do inconsciente a fim de assegurar a saúde psíquica da pessoa. Ele chama a atenção para o fato de que, se os conteúdos inconscientes permanecem desconhecidos, eles ficam autônomos no inconsciente, buscando sem cessar, uma porta para se manifestar, trazendo o desconforto da depressão, da angústia e até da neurose. Falando de fadas, princesas e duendes, este livro mostra como os contos de fadas podem contribuir para a formação harmoniosa da criança. As histórias e os mitos atraem as crianças levando-as a se interessarem pela leitura com o consequente desenvolvimento da expressão oral e escrita e um melhor rendimento também nas outras disciplinas.

Prefácio da Coleção XIII
Introdução 1

1. A proposta educacional 5
1.1. O problema 5
1.2. A explicação 10

2. O problema da interpretação 19

3. A teoria junguiana 25
3.1. A natureza finalista e causal do símbolo 25
3.2. A trama dos contos de fadas e o processo de individuação 27
3.3. A relação sujeito-objeto 30
3.4. Os arquétipos 33

4. A criança e o mito 39

5. O processo de individuação nos contos de fadas 43
5.1. O príncipe encantado 43
5.2. Mais alguns exemplos da dualidade da anima 57
5.3. O arquétipo-mãe 59

Bibliografia 63
Obras de Jung. Outras obras 63
Contos de fadas 64



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