PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Código: 9788522413287

Marca: Atlas


Autor: AGOSTINHO MINICUCCI
Editora: ATLAS
Ano: 2014 - 5ª edição
ISBN: 9788522413287
Número de páginas: 361
Peso: 648 gramas
Categoria Principal: Psicologia Organizacional e do Trabalho

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Dividido em quatro unidades de trabalho, este texto reúne um conjunto de características diferenciais. A primeira unidade é uma espécie de diálogo com o estudante de Administração, com o objetivo de situá-lo vocacional e profissionalmente; além disso, procura orientar sua
capacidade de pensar logicamente, discutindo as etapas essenciais do pensamento operatório: a síncrese, a análise e a síntese. A segunda unidade focaliza os conceitos de ciência e de metodologia científica, procurando situar a Psicologia como ciência, antes de compartimentalizar sua aplicação à administração de empresas. A terceira unidade enfoca as
teorias e sistemas utilizados pela Psicologia Aplicada à Administração e apresenta um plano para o estudo da Psicologia na empresa. Por fim, a quarta unidade traz a abordagem operacional desse campo de aplicação da Psicologia, dando ênfase aos problemas de seleção, treinamento motivação, comunicação, desempenho, liderança e poder nas organizações.

O conjunto destas quatro unidades de trabalho converge para um objetivo terminal: utilizar os conhecimentos acerca do comportamento humano na administração de empresas, discriminando as diferentes estratégias de que se vale a Psicologia para este fim.

Em síntese, é o seguinte o conteúdo deste texto: (1) a Psicologia como ciência, (2) teorias e sistemas utilizados pela Psicologia aplicada à administração, (3) problemas de avaliação e desempenho, (4) treinamento de pessoal, (5) motivação, (6) multimeios de comunicação, (7) liderança e poder, (8) a dinâmica dos grupos.

No final de cada capítulo encontram-se textos para leitura e discussão, guia de estudo, termos-chaves e conceitos, exercícios e testes de múltipla escolha. É ainda indicada bibliografia para estudos mais específicos ou avançados.

SUMÁRIO

Unidade I

VOCÊ E A ADMINISTRAÇÃO, 15
1-1 Faculdade. Caminho para a administração, 16
1-2 Pré-teste, 20
1-3 Orientação didática - guia de estudo, 23
1-3.1 Proposta do guia de estudo, 23
1-3.2 Organização, 24
1-4 Sugestões para usar os procedimentos de aprendizagem no guia de
estudos, 24
1-5 O livro-texto em que você vai estudar, 25
1-6 Como ler um livro-texto, 25
1-6.1 V - Visão geral, 26
1-6.2 I - Interrogação, 26
1-6.3 L - Ler, 26
1-6.4 E - Expressar, 27
1-6.5 R - Revisão, 27
1-7 Exercícios, 27
1-7.1 Como trabalhar com os exercícios, 27
1-8 Objetivos, 28
1-8.1 Objetivos de aprendizagem, 28
1-9 Resumo, 29
1-10 Termos-chave e conceitos, 29
1-11 Questões de múltipla escolha, 29

UnidadeII
PSICOLOGIAS,31

1 ATITUDE E MÉTODO CIENTÍFICOS - A PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA, 33
1.1 Atitude científica - opinião, 34
1.1.1 Passos na pesquisa científica, 35
1.1.2 O método científico em psicologia, 37
1.2 A psicologia como ciência, 39
1.2.1 A psicologia é a ciência que estuda o comportamento, 41
1.2.2 O mágico e o cientista, 44
1.3 Textos para leitura e discussão, 46
1.3.1 Pesquisa e desenvolvimento nos negócios, 46
1.3.2 O que é comportamento>, 47
1.3.3 O que é um evento?, 47
1.4 Guia de estudo, 48
1.5 Termos-chave e conceitos, 48-
1.6 Exercícios, 49
1.7 Como resolver os testes, 50
1.8 Testes de múltipla escolha, 50
Respostas, 52
1.9 Bibliografia recomendada, 52

2 CAMINHOS DA PSICOLOGIA MODERNA, 53
2.1 Primeiros passos em psicologia, 54
2.2 Três posições fundamentais, 59
2.2.1 Behaviorismo,59
2.2.2 Psicologia de Gestalt e teoria de campo, 60
2.3 Conceitos fundamentais da psicanálise, 64
2.3.1 Princípio do determinismo psíquico, 64
2.3.2 Princípio da transferência afetiva, 65
2.3.3 Princípio da repressão ou censura, 66
2.3.4 Princípio da divisão da personalidade, 67
2.3.5 Princípio de autocomposição, 69
2.4 Psicologia social, 76
2.5 Texto para leitura e discussão, 78
2.6 Guia de estudo, 79
2.7 Termos e conceitos, 79
2.8 Exercícios, 80
2.9 Testes de múltipla escolha, 84
Respostas, 86
2.10 Bibliografia recomendada, 86

Unidade III, 87
PSICOLOGIA APLICADA À ADM1NISTRAÇÃO: TEORIAS E SISTEMAS, 87

3 TEORIAS E SISTEMAS UTILIZADOS PELA PSICOLOGIA APLICADA À
ADMINISTRAÇÃO, 89
3.1 Comportamento organizacional (CO), 90
3.2 Desenvolvimento organizacional (DO), 92
3.3 Ergologia (psicologia do trabalho humano), 94
3.3.1 Profissiologia, 94
3.4 Ergonomia, 96
3.4.1 Necessidade de ergonomia, 97
3.4.2 O que faz a ergonomia, 97
3.5 Profissiografia,98
3.6 Psicotécnica, 99
3.6.1 A seleção profissional, 99
3.6.2 Orientação profissional, 99
3.6.3 O que estuda a psicotécnica, 101
3.7 Relações humanas, 102
3.7.1 RH como caixa de ferramentas, 104
3.7.2 RH como disciplina, 104
3.8 Texto para leitura e discussão, 105
3.8.1 Engenharia humana, 105
3.9 Guia de estudo, 106
3.10 Termos e conceitos, 107
3.11 Exercícios, 107
3.12 Testes de múltipla escolha, 110
Respostas, 112
3.13 Bibliografia recomendada, 112

4 PLANO PARA ESTUDO DA PSICOLOGIA NA EMPRESA, 113
4.1 Psicologia da organização, 114
4.1.1 Forças que atuam dentro da organização, 114
4.1.2 O que é uma organização, 116
4.1.3 Teorias da organização, 117
4.2 Esboço para o estudo do comportamento na empresa, 120
4.2.1 Decisões baseadas em solicitações da empresa, 120
4.2.2 Decisões baseadas nas características individuais ou modificadas
por elas, 122
4.2.3 Decisões baseadas em percepções e influências de grupo, 124
4.3 Texto para leitura e discussão, 126
4.3.1 O modelo marxista de conflito do trabalho, 126
4.4 Guia de estudo, 127
4.5 Exercícios, 127
4.6 Testes de múltipla escolha, 130
Respostas, 132
4.7 Bibliografia recomendada, 132

Unidade IV
PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO - ASPECTOS OPERACIONAIS, 133

5 PROBLEMAS DE AVALIAÇÃO E DESEMPENHO, 135
5.1 Problemas de seleção, 136
5.1.1 Estudo do cargo, 137
5.1.2 Análise psicológica do cargo, 138
5.1.3 Estudo da função (execução, operacionalização), 139
5.2 Aptidão, 140
5.2.1 O gosto profissional, 141
5.2.2 Os interesses, 141
5.2.3 A capacidade, 142
5.2.4 Disposição, 143
5.2.5 A tendência, 144
5.2.6 Como as pessoas diferem umas das outras, 148
5.3 . No mundo das aptidões, 149
5.4 Como avaliar as aptidões, 152
5.4.1 A observação, 152
5.4.2 A entrevista, 152
5.4.3 Questionários, 152
5.4.4 Escalas de avaliação, 152
5.4.5 A consulta a professores, 153
5.4.6 Provas experimentais, 155
5.4.7 Testes psicológicos, 156
5.4.8 Testes de aptidão, 160
5.4.9 Medida da personalidade, 160
5.4.10 Medida dos interesses, 164
5.4.11 Inventário de valores, 165
5.4.12 Tipos de personalidade e as referências vocacionais que definem
cada tipo, 166

5.5 Outros processos utilizados pela psicologia na seleção de pessoal -
abordagem clínica, 167
5.5.1 Contribuição da psicologia ao processo de seleção, 168
5.6 Texto para leitura e discussão, 168
5.6.1 O relacionamento entre as aptidões, 168
5.7 Guia de estudo, 170
5.8 Termos e conceitos, 171
5.9 Exercícios, 171
5.10 Testes de múltipla escolha, 177
Respostas, 180
5.11 Bibliografia recomendada, 180

6 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL - PROBLEMAS DE
APRENDIZAGEM, 181
6.1 O programa de treinamento, 182
6.1.1 Por que treinar, 182
6.1.2 O que é treinar, 182
6.1.3 A que visa o treinamento?, 182
6.1.4 Finalidades de um programa de treinamento, 182
6.2 Planejamento de um programa de treinamento, 183
6.2.1 Aprendizagem, 184
6.2.2 Diferença entre aprendizagem e desempenho, 184
6.2.3 Conceitos básicos de aprendizagem, 185
6.3 Estilos de aprendizagem, 190
6.4 Treinamento e educação, 192
6.5 Treinamento em grupo, 192
6.5.1 Insatisfação - um problema, 193
6.5.2 Escolha de novos comportamentos, 195
6.5.3 Prática de novos comportamentos, 195
6.5.4 Obtenção de indícios e resultados, 195
6.5.5 Generalização - aplicação - integração, 195
6.5.6 O descobrimento de novas insatisfações e problemas, 196
6.6 Treinamento operativo, 196
6.6.1 Sistemas de treinamento operativo, 196
6.7 Avaliação do treinamento, 197
6.7.1 Diferença entre avaliar e medir, 197
6.8 Métodos de treinamento, 199
6.8.1 Treinamento da sensitividade, 200
6.8.2 Jogos de empresa (Business Games), 202
6.8.3 Task-model (modelo de tarefa), 204
6.9 A motivação e a aprendizagem, 205
6.10 Texto para leitura e discussão, 206
6.10.1 A resistência à mudança e o treinamento, 206
6.11 Guia de estudo, 207
6.12 Termos e conceitos, 207
6.13 Exercícios, 208
6.14 Testes de múltipla escolha, 210
Respostas, 212

7 MOTIVAÇÃO, 213
7.1 Conceituação de motivação, 214
7.2 Necessidade e objetivos, 215
7.2.1 Necessidade, 215
7.2.2 Um sistema de desenvolvimento de necessidade, 216
7.3 Motivos e estímulos, 220
7.3.1 Análise dos motivos humanos, 221
7.4 Medida da motivação humana, 221
7.4.1 Medida da satisfação no trabalho, 221
7.4.2 Medida da importância de situações de trabalho, 222
7.4.3 Avaliação dupla, 223
7.4.4 Técnicas projetistas de avaliação, 223
7.4.5 Motivação e interesses vocacionais, 225
7.4.6 Métodos dos incidentes críticos, 225
7.5 A motivação na empresa, 227
7.5.1 Motivações que levam à satisfação no trabalho, 228
7.5.2 Algumas formas de motivações usadas pelas empresas, 230
7.5.3 Quatro motivos básicos do comportamento, 233
7.6 Texto para leitura e discussão, 236
7.6.1 Motivação para o trabalho, 236
7.7 Guia de estudo, 237
7.8 Termos-chave e conceitos, 238
7.9 Exercícios, 238
7.10 Testes de múltipla escolha, 243
Respostas, 245
7.11 Bibliografia recomendada, 246

8 MUL TIMEIOS DE COMUNICAÇÃO, 247
8.1 Introdução, 248
8.2 Natureza da comunicação, 248
8.3 Treinamento em comunicação, 256
8.3.1 Utilização do feedback, 257
8.3.2 O uso apropriado de muitos canais de comunicação, 258
8.4 Procedimentos de comunicação, 263
8.4.1 Quem conversa com quem, 264
8.4.2 Quem fala depois de quem, 264
8.4.3 Quem interrompe quem, 265
8.4.4 Estilo de comunicação, 266
8.5 Tipos de comunicação, 266
8.5.1 Os instrumentos, 267
8.5.2 As pessoas, 268
8.5.3 Os objetivos, 268
8.6 Condições para uma comunicação eficaz, 269
8.7 Componentes da comunicação, 270
8.7.1 Componentes essenciais, 270
8.8 Análise dos níveis de comunicação, 273
8.9 Texto para leitura e discussão, 274
8.9.1 A comunicação e a administração, 274
8.10 Guia de estudo, 276
8.11 Termos e conceitos, 276
8.12 Exercícios, 277
8.13 Testes de múltipla escolha, 281
Respostas, 283
8.14 Bibliografia recomendada, 283

9 LIDERANÇA E PODER, 285
9.1 Líder e liderança, 286
9.2 Definição de liderança, 287
9.3 Dinâmica da liderança, 288
9.4 Distribuição da liderança, 292
9.4.1 Estrutura autocrática, 293
9.4.2 Estrutura paternalista, 294
9.4.3 Estrutura permissiva (laissez-!aire), 294
9.4.4 Liderança participativa ou democrática, 295
9.4.5 Liderança situacional, 297
9.4.6 A liderança e o comportamento do liderado, 298
9.5 A personalidade do líder, 300
9.5.1 A personalidade autoritária, 300
9.5.2 A personalidade democrática, 300
9.6 Seleção de líderes, 301
9.6.1 Como medir a motivação para liderança, 301
9.6.2 Atitudes na liderança, 302
9.6.3 Testes de sensibilidade de grupo, 302
9.6.4 Testes de sensibilidade interpessoal, 303
9.6.5 Treinamento em liderança, 303
9.7 O gerente (líder) eficaz, 304
9.7.1 Capacidade de ler a situação, 305
9.7.2 Como deve agir, 305
9.7.3 Comportamento do líder, 305
9.7.4 Estilos de liderança, 307
9.8 Testes de liderança, 307
9.8.1 1º teste, 307
9.8.2 2º teste, 307
Apêndice I - Testes de liderança - ALO, 312
Apêndice II - Teste SSO de liderança, 314
Apêndice III - Teste sobre tipos de liderança, 316
9.9 Texto para leitura e discussão, 319
9.9.1 Teoria x e y de liderança, 319
9.10 Guia de estudo, 320
9.11 Termos-chave e conceitos, 320
9.12 Exercícios, 321
9.13 Testes de múltipla escolha, 326
Respostas, 329
9.14 Bibliografia recomendada, 329

10 KURT LEWIN E A DINÂMICA DOS GRUPOS, 331
10.1 Os grupos, 332
10.1.1 Interação, 334
10.1.2 Estrutura, 337
10.1.3 Coesão, 339
10.1.4 Normas, 340
10.1.5 Motivos e metas comuns, 343
10.1.6 Personalidade de grupo ou sintalidade, 345
10.1.7 Formando grupos, 346
10.2 Grupo de trabalho, 350
10.2.1 Estruturas do grupo de trabalho, 350
10.3 Texto para leitura e discussão, 354
10.3.1 Evolução e maturidade do grupo, 354
10.4 Guia de estudo, 356
10.5 Termos-chave e conceitos, 356
10.6 Exercícios, 357
10.7 Testes de múltipla escolha, 359
Respostas, 360
10.8 Bibliografia recomendada, 361



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