PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Código: 9788522107889


Autor: DAVID R. SHAFFER
Tradução: MARTA R. G. PASSOS
Editora: THOMSON
Ano: 2012
Número de páginas: 627
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento

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Esta obra apresenta uma abordagem atual e abrangente acerca do desenvolvimento da criança e do adolescente do ponto de vista da psicologia, cumprindo o propósito que se colocou o autor, David Shaffer, ao pretender escrever um livro que desafiasse os estudantes a pensar sobre o fascinante desenvolvimento humano e a entusiasmar0se a ponto de se interessarem por esta nova ciência, adquirindo um conhecimento dos princípios do desenvolvimento que os auxiliasse quer como pais, quer como profissionais que ocupem uma função em que possam influenciar pessoas em desenvolvimento. Para tanto, o livro está organizado por tópicos, enfatizando com intensidade processos do desenvolvimento, o que permite ao aluno uma visão ininterrupta das seqüências de transformações que a criança e adolescente experimentam em cada domínio do desenvolvimento

SUMÁRIO

PARTE I INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Capítulo 1 Introdução à psicologia do desenvolvimento
e suas estratégias de pesquisa, 1

Introdução à psicologia do desenvolvimento,2
O que é desenvolvimento?, 2
Estratégias de pesquisa: métodos e modelos básicos,8
Métodos de pesquisa no desenvolvimento da criança e do adolescente, 9
Detectando relações: métodos correlacional, experimental e intercultural, 22
FOCO NA PESQUISA - Comparação intercultural do estereótipo de
gênero, 29
Estratégias de pesquisa e estudo do desenvolvimento, 31
Modelos de pesquisa para o estudo do desenvolvimento, 31
Considerações éticas na pesquisa do desenvolvimento, 37
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Tornando-se um consumidor criterioso de pesquisas do desenvolvimento, 40
Resumo, 42
Teste prático, 43
Palavras-chave, 44

Capítulo 2 Teorias do desenvolvimento humano, 45
Natureza das teorias científicas, 45
Perspectiva psicanalítica, 46
A teoria psicossexual de Freud, 46
Teoria de Freud: contribuições e críticas, 48
A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson, 49
Teoria de Erikson: contribuições e críticas, 50
A teoria psicanalítica após Freud e Erikson, 51
Perspectiva da aprendizagem, 51
O behaviorismo de Watson, 51
A teoria da aprendizagem operante de Skinner, 52
A teoria sociocognitiva de Bandura, 54
FOCO NA PESQUISA - Exemplo de aprendizagem observacional, 55
Teorias da aprendizagem: contribuições e críticas, 57
Perspectiva cognitivo-desenvolvimental, 59
O ponto de vista de Piaget acerca da inteligência e do crescimento intelectual, 59
Teoria de Piaget: contribuições e críticas, 61
Influências socioculturais: o conceito de Lev Yygotsky, 62
A perspectiva do processamento da informação, 63
Teoria do processamento da informação: contribuições e críticas, 63
Perspectivas etológica e evolucionista, 64
Suposições da etologia clássica, 65
Etologia e desenvolvimento humano, 65
Teoria evolucionista moderna, 67
Perspectivas etológica e evolucionista: contribuições e críticas, 68
FOCO NA PESQUISA - O altruísmo é parte da natureza humana?, 69
Perspectiva dos sistemas ecológicos, 69
Contextos de Bronfenbrenner para o desenvolvimento, 70
Teoria dos sistemas ecológicos: contribuições e críticas, 75
Temas relacionados ao estudo do desenvolvimento humano, 76
A dicotomia inato/adquirido,76
A dicotomia ativo/passivo, 77
A dicotomia continuidade/descontinuidade, 77
A natureza holística do tema do desenvolvimento, 79
Resumo, 82
Teste prático, 83
Palavras-chave, 84

PARTE II FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO

Capítulo 3 Influências hereditárias no desenvolvimento, 85
Princípios da transmissão hereditária, 85
O material genético, 86
Crescimento do zigoto e a produção das células somáticas (corporais), 86
As células germinativas (sexuais), 87
Nascimentos múltiplos, 88
FOCO A PESQUISA - Recombinação e segregação dos cromossomos durante a meiose, 89
Homem ou mulher?,91
O que os genes fazem?,91
Como os genes se expressam? 93
APLICAÇÃO DA PESQUISA A SUA VIDA Exemplos de traços dominantes e recessivos, 95
Defeitos hereditários, 97
Anormalidades cromossômicas, 99
Anormalidades genéticas,101
Previsão, diagnóstico e tratamento dos defeitos hereditários, 101
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Questões éticas envolvidas
nos tratamentos de doenças hereditárias, 106
Influências hereditárias no comportamento, 108
Genética comportamental, 108
Teorias da hereditariedade e das interações ambientais no
desenvolvimento, 120
Contribuições e críticas à abordagem da genética comportamental, 124
Aplicação dos temas desenvolvimentais às influências hereditárias
no desenvolvimento, 126
Resumo, 127
Teste prático, 129
Palavras-chave, 129

Capítulo 4 Desenvolvimento pré-natal e nascimento, 131

Da concepção ao nascimento, 132
Período do zigoto, 132
Período embrionário, 134
Período fetal, 135
Possíveis problemas no desenvolvimento pré-natal, 138
Teratogênicos, 138
Características da gestante, 152
FOCO A PESQUISA - Teoria da programação fetal, 153
Prevenção de defeitos congênitos, 159
O nascimento e o ambiente perinatal, 159
O processo de nascimento, 160
A experiência do bebê, 161
Medicamentos ministrados durante o parto, 162
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Variações culturais
e históricas das práticas de parto, 163
O ambiente social ao redor do parto, 164
Possíveis problemas no nascimento, 167
Anoxia, 167
Prematuridade e baixo peso, 168
Risco na reprodução e capacidade de reparação, 170
Aplicação dos temas desenvolvimentais ao desenvolvimento pré-natal
e ao nascimento, 172
Resumo, 174
Teste prático, 175
Palavras-chave, 176

Capítulo 5 Primeira infância, 177

O recém-nascido preparado para a vida, 178
Os reflexos do recém-nascido, 178
Os estados do bebê, 180
Mudanças do desenvolvimento nos estados do bebê, 181
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Síndrome da morte súbita
de bebês, 183
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Métodos para acalmar
um bebê inquieto, 184
Métodos de pesquisa utilizados para investigar as experiências sensoriais
e de percepção do bebê, 186
Método da preferência, 186
Método da habituação, 187
Método dos potenciais evocados, 188
O método de medição da sucção (sucção de grande amplitude), 188
Capacidades sensoriais do bebê, 189
Audição, 190
FOCO NA PESQUISA - Causas e consequências da perda de audição,191
Paladar e olfato, 192
Tato, temperatura e dor, 193
Visão,194
Percepção visual na primeira infância, 195
Percepção de padrões e formas,196
Percepção do espaço tridimensional, 198
Percepção intermodal, 201
Os sentidos estão integrados no nascimento?, 202
Desenvolvimento da percepção intermodal, 203
Explicação da percepção intermodal,204
Influências culturais na percepção do bebê, 205
Processos básicos de aprendizagem na primeira infância, 206
Habituação: primeiras evidências do processamento das informações e da memória, 207
Condicionamento clássico, 208
Condicionamento operante, 208
Imitação do recém-nascido ou aprendizagem observacional, 211
Aplicação dos temas desenvolvi mentais ao desenvolvimento, à percepção e à aprendizagem do bebê, 214
Resumo, 216
Teste prático, 217
Palavras-chave, 218

Capítulo 6 o Desenvolvimento físico: cérebro, corpo, habilidades motoras e sexual, 219
Visão geral da maturidade e do crescimento, 220
Mudanças no peso e na altura, 220
Mudanças nas proporções corporais, 221
Desenvolvimento ósseo, 222
Desenvolvimento muscular, 222
Variações no desenvolvimento físico, 223
O desenvolvimento do cérebro, 224
Desenvolvimento neural e plasticidade, 224
Diferenciação cerebral e crescimento, 226
Desenvolvimento motor, 229
Tendências básicas do desenvolvimento locomotor, 231
Desenvolvimento motor fino, 234
Implicações psicológicas do desenvolvimento motor primário, 236
Além da primeira infância: o desenvolvimento motor na infância e na adolescência, 237
FOCO NA PESQUISA - Participação nos esportes e autoestima entre adolescentes do sexo feminino, 238
Puberdade: a transição física da criança para o adulto, 239
O estirão de crescimento da adolescência, 239
Maturação sexual, 240
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Renegociação
do relacionamento entre pais e filhos durante a adolescência, 242
Os impactos psicológicos da puberdade, 245
Imagem corporal do adolescente e estratégias prejudiciais para controle do peso, 245
Impactos sociais das mudanças da puberdade, 250
É importante que a puberdade ocorra no tempo certo?, 251
Sexualidade do adolescente, 252
FOCO NA PESQUISA - Origem da orientação sexual, 255
Consequências pessoais e sociais da atividade sexual na adolescência, 258
Causas e correlatos do desenvolvimento físico, 261
Mecanismos biológicos, 262
Influências ambientais, 263
Aplicação dos temas desenvolvimentais ao desenvolvimento físico, 268
Resumo, 270
Teste prático,272
Palavras-chave, 273

PARTE III DESENVOLVIMENTO COGNITlVO

Capítulo 7 Desenvolvimento cognitivo: a teoria de Piaget e a visão sociocultural de Vygotsky, 274
Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, 275
O que é inteligência?, 275
Como adquirimos o conhecimento: esquemas e processos cognitivos, 276
Estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget, 278
Estágio sensório-motor (nascimento a 2 anos), 279
FOCO NA PESQUISA - Por que os bebês sabem mais sobre objetos
do que Piaget supunha, 285
Estágio pré-operacional ( 2 a 7 anos) e a emergência do pensamento
simbólico, 288
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Brincar é coisa séria, 289
FOCO NA PESQUISA - O desenvolvimento cognitivo e o humor
das crianças, 295
Estágio operacional concreto (7 a 11 anos), 301
FOCO NA PESQUISA - A resposta das crianças a uma proposição
hipotética, 303
Estágio das operações formais (11 ou 12 anos em diante), 304
Uma avaliação da teoria de Piaget, 307
Contribuições de Piaget, 308
Contestações a Piaget, 308
A perspectiva sociocultural de Vygotsky, 311
O papel da cultura no desenvolvimento intelectual, 312
As origens sociais das primeiras competências cognitivas e a zona
de desenvolvimento proximal, 314
Implicações para a educação, 320
O papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo, 321
Vygotsky em perspectiva: resumo e avaliação, 323
Aplicação dos temas desenvolvimentais às teorias de Piaget e de
Vygotsky, 326
Resumo, 327
Teste prático, 329
Palavras-chave, 330

Capítulo 8 Desenvolvimento cognitivo: perspectivas do processamento
da informação, 331

O modelo de armazenamento múltiplo, 332
Desenvolvimento do modelo de armazenamento múltiplo, 334
Diferenças desenvolvimentais no hardware. a capacidade de processamento da informação, 335
Diferenças desenvolvi mentais no software:
As estratégias e o que as crianças sabem sobre o pensar, 337
Desenvolvimento da atenção, 345
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Transtorno de déficit
de atenção e hiperatividade (TDAH), 346
Desenvolvimento da memória: retenção e recuperação das informações, 350
O Desenvolvimento da memória episódica e da memória autobiográfica, 350
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - O que aconteceu
com as lembranças do início da nossa infância?, 352
As crianças como testemunhas oculares, 354
Desenvolvimento de estratégias de memória, 357
Desenvolvimento de outras habilidades cognitivas, 364
Raciocínio analógico, 364
Estratégias aritméticas, 364
Avaliação da perspectiva do processamento da informação, 373
Aplicação dos temas desenvolvi mentais às perspectivas do processamento da informação, 374
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Algumas implicações
educacionais das pesquisas sobre o processamento da informação, 376
Resumo, 377
Teste prático, 379
Palavras-chave, 379

Capítulo 9 Inteligência: medindo o desempenho intelectual, 381

O que é inteligência?, 382
A perspectiva psicométrica da inteligência, 382
Uma visão moderna do processamento de informação, 387
A teoria das inteligências múltiplas de Gardner, 389
Como a inteligência é medida?, 391
A escala de inteligência de Stanford-Binet, 391
As escalas de Wechsler, 392
Testes em grupo de desempenho intelectual, 393
Abordagens mais atuais para testes de inteligência, 393
Acesso à inteligência infantil, 395
Estabilidade do QI na infância e na adolescência, 396
O que os testes de inteligência indicam?, 398
O QI como indicador de conquistas acadêmicas, 398
O QI como indicador vocacional?, 399
QI como indicador de saúde, adaptação e satisfação, 400
Fatores que influenciam na pontuação do QI, 402
Evidências relacionadas à hereditariedade, 404
Evidências relacionadas ao ambiente, 404
Evidências da interação entre hereditariedade e ambiente, 405
Correlatos sociais e culturais do desempemho intelectual, 406
O ambiente familiar e o QI, 406
Diferenças de classe social e étnica no QI, 409
Por que os grupos diferem no desempenho intelectual?, 410
FOCO NA PESQUISA - As diferenças socioeconômicas
explicam as diferenças étnicas no QI?, 415
Melhorando o desempenho cognitivo por meio da educação
compensatória, 417
Acompanhamentos de longo prazo, 418
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Intervenção compensatória
eficaz para as famílias, 419
A importância do envolvimento dos pais, 419
A importância da intervenção no início da vida, 420
Criatividade e talentos especiais, 421
O que é a criatividade?, 421
A perspectiva psicométrica, 422
A perspectiva dos componentes múltiplos (ou de confluências), 422
Aplicação dos temas desenvolvi mentais à inteligência e à criatividade, 426
Resumo,427
Teste prático, 429
Palavras-chave, 430

Capítulo 10 Desenvolvimento da linguagem e das habilidades de comunicação,431

Os cinco componentes da linguagem, 432
Fonologia, 432
Morfologia, 432
Semântica, 433
Sintaxe, 433
Uso pragmático da linguagem, 433
Teorias do desenvolvimento da linguagem, 434
A perspectiva da aprendizagem (ou empirista), 435
A perspectiva nativista, 436
FOCO NA PESQUISA - Sobre a invenção da lingua pelas crianças
A perspectiva interacionista, 440
O período pré-linguístico: antes da linguagem .
As primeiras reações à fala, 445
O que os bebês na fase pré-linguística sabem sobre a linguagem
e a comunicação?
O período da holófrase: uma palavra de cada vez, 449
Semântica no início da vida: construindo vocabulário, 449
Dando significado às palavras, 451
Quando uma palavra é mais que uma palavra, 455
O período telegráfico: de holófrases a frases simples, 456
Uma análise semântica da fala telegráfica, 457
O uso pragmático da fala no início da vida, 457
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Aprendendo a linguagem
gesticulada, 458
Aprendendo a língua durante o período pré-escolar, 460
O desenvolvimento gramatical, 461
O desenvolvimento semântico, 464
O desenvolvimento das habilidades comunicativas e pragmáticas, 465
Aprendendo a língua no meio da infância e na adolescência, 466
O desenvolvimento sintático posterior, 467
Percepção semântica e metalinguística, 467
Desenvolvimento futuro das habilidades de comunicação, 468
Bilinguismo: desafios e consequências da aprendizagem de dois
idiomas, 470
Aplicação dos temas desenvolvi mentais à aquisição da linguagem, 474
Resumo, 476
Teste prático, 478
Palavras-chave, 478

PARTE IV DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE

Capítulo 11 Desenvolvimento emocional, temperamento e apego, 480
Desenvolvimento emocional, 481
Demonstrando emoções: desenvolvimento (e controle) de expressões
emocionais, 481
Reconhecimento e interpretação das emoções, 489
As emoções e o desenvolvimento social no início da vida, 491
FOCO NA PESQUISA - Avaliação da competência emocional
em crianças Jovens, 492
Temperamento e desenvolvimento, 493
As influências hereditárias e ambientais no temperamento, 494
A estabilidade do temperamento, 496
Perfis temperamentais iniciais e o desenvolvimento posterior, 497
Apego e desenvolvimento, 500
O apego como relação recíproca, 500
Como os bebês se apegam?,502
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Combatendo a ansiedade
por pessoas estranhas: algumas dicas úteis para cuidadores, médicos e
profissionais de creche, 507
Diferenças individuais na qualidade do apego, 511
O pai como cuidador,514
Fatores que influenciam na segurança do apego, 516
Apego e desenvolvimento futuro, 522
Mães que trabalham fora, creche e desenvolvimento emocional
no início da vida, 527
A Diversidade na vida da família e o apego, 530
Aplicação dos temas desenvolvi mentais ao desenvolvimento emocional,
ao temperamento e ao apego, 532
Resumo, 533
Teste prático, 535
Palavras-chave, 535

Capítulo 12 Desenvolvimento do self e cognição social, 537

O desenvolvimento do autoconceito, 538
Diferenciação do self na primeira infância, 538
Autorreconhecimento na primeira infância, 539
Quem sou eu? Respostas de crianças em idade pré-escolar, 543
Concepção do self na infância e na adolescência, 543
As influências culturais no autoconceito, 545
Autoestima: o componente avaliativo do self, 547
Origens e desenvolvimento da autoestima, 547
Fatores sociais que contribuem para a autoestima, 551
O desenvolvimento da motivação para conquistas e auto conceitos acadêmicos, 555
Origens da motivação para conquistas, 555
A motivação para conquistas durante a média infância
e a adolescência, 557
Além da motivação para conquistas:
o desenvolvimento de atribuições das conquistas, 561
Quem eu serei? Moldando a identidade, 565
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Ajudando os desamparados
a atingir objetivos, 566
Traços desenvolvimentais na formação da identidade, 567
Em que medida é dolorosa a formação da identidade?, 568
As influências na formação da identidade, 569
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA· Explorando a identidade
em um mundo on-Iine, 570
Formação da identidade entre jovens de minorias, 571
O outro lado da cognição social: conhecendo os outros, 574
Traços etários na percepção de pessoas, 575
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA· Categorização racial
e racismo em crianças jovens, 576
Teorias do desenvolvimento sociocognitivo, 578
Aplicação dos temas desenvolvimentais ao desenvolvimento
do self e da cognição social, 583
Resumo, 585
Teste prático, 586
Palavras-chave, 587

Capítulo 13 Diferenças sexuais e desenvolvimento dos papéis de
gênero, 588

Definindo sexo e gênero, 589
Categorização do masculino e do feminino: padrões dos papéis
de gênero, 590
Verdades e mitos sobre as diferenças sexuais, 592
Diferenças psicológicas reais entre os sexos, 592
Mitos culturais, 596
FOCO NA PESQUISA· Os estereótipos de gênero influenciam
na memória das crianças?, 596
Será que os mitos culturais contribuem para as diferenças sexuais
na capacidade (e nas oportunidades vocacionais)?, 597
Tendências desenvolvimentais na tipificação de gênero, 600
Desenvolvimento do conceito de gênero, 600
Desenvolvimento dos estereótipos de papéis de gênero, 601
Desenvolvimento do comportamento típico do gênero, 604
Teorias da tipificação do gênero e do desenvolvimento dos papéis de gênero, 609
Teoria evolucionista, 610
A teoria biossocial de Money e Ehrhardt da diferenciação
e do desenvolvimento do gênero, 611
FOCO NA PESQUISA· A biologia é predestinação? Os desastres
resultantes da atribuição sexual, 616
A teoria psicanalítica de Freud, 617
A teoria da aprendizagem social, 618
A teoria cognitivo-desenvolvimental de Kohlberg, 620
Uma teoria integrativa, 624
Androginia psicológica: uma receita para o século XXI?, 624
Existem indivíduos andróginos?, 626
Existem vantagens em ser andrógino?, 627
Aplicações: sobre as mudanças nas atitudes e nos comportamentos
dos papéis de gênero, 628
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA· Combatendo os estereótipos
de gênero com intervenções cognitivas, 630
Aplicação dos temas desenvolvimentais às diferenças sexuais
e ao desenvolvimento dos papéis de gênero, 631
Resumo, 632
Teste prático, 634
Palavras-chave, 635

Capítulo 14 Agressividade, altruísmo e desenvolvimento moral, 63

O desenvolvimento da agressividade,637
Origens da agressividade na infância, 637
Tendências desenvolvi mentais para a agressividade, 638
FOCO NA PESQUISA· De que maneira as meninas são mais agressivas que os meninos, 640
Diferenças individuais no comportamento agressivo. 641
As influências culturais e subculturais na agressividade, 646
Ambientes familiares coercivos: solo fértil para agressividade e
delinquência, 647
Métodos para controlar a agressividade de crianças jovens, 648
Altruísmo: o desenvolvimento do selfpró-social, 651
Origens do altruísmo, 651
Tendências desenvolvi mentais do altruísmo, 652
Diferenças entre os sexos no altruísmo, 653
Fatores sociocognitivos e afetivos que contribuem para o altruísmo, 653
As influências culturais e sociais no altruísmo, 656
Desenvolvimento moral: os componentes afetivo, cognitivo e comportamental, 659
Como os desenvolvimentalistas veem a moralidade, 660
O componente afetivo do desenvolvimento moral, 660
O componente cognitivo do desenvolvimento moral 662
O componente comportamental do desenvolvimento moral, 674
Em que medida a conduta moral e o caráter moral são coerentes?, 674
Aprendendo a resistir à tentação, 675
Quem cria filhos moralmente maduros?, 677
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA - Como devo disciplinar
meus filhos?, 680
Aplicação dos temas desenvolvimentais ao desenvolvimento
da agressividade, do altruísmo e da moralidade, 681
Resumo, 682
Teste prático, 683
Palavras-chave, 684

PARTE V O CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO

Capítulo 15 o contexto do desenvolvimento, 686

Socialização dos pais durante a infância e a adolescência, 687
Duas grandes dimensões da relação com os pais, 687
Quatro padrões de relações com os pais, 688
FOCO NA PESQUISA - Estilos educadores dos pais e as consequências desenvolvimentais, 690
Os pares como agentes de socialização, 691
O que é um par e para que serve?, 692
O desenvolvimento da sociabilidade entre os pares, 692
Aceitação dos pares e popularidade, 697
APLICAÇÃO DA PESQUISA NA SUA VIDA· As crianças em idade pré-escolar devem frequentar escola?, 698
A Escola como agente de socialização, 700
Determinantes da escolaridade eficaz, 700
Os efeitos da televisão no desenvolvimento infantil, 708
O desenvolvimento do conhecimento específico sobre televisão, 709
Alguns efeitos potencialmente indesejáveis da televisão, 710
FOCO NA PESQUISA· O seriado Power Rangers estimula
a agressividade nas crianças, 711
A televisão como ferramenta educativa, 716
O desenvolvimento das crianças na era do computador, 718
Computadores na sala de aula, 718
Para além da sala de aula: as vantagens da exposição à Internet, 719
Preocupações em relação aos computadores, 721
Ponderações finais sobre o contexto do desenvolvimento, 723
Aplicação dos temas desenvolvimentais ao contexto do
desenvolvimento, 725
Resumo, 726
Teste prático, 728
Palavras-chave, 729

Apêndice, 730
Glossário, 734
Referências, 754
Índice Remissivo, 853



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