PSICOLOGIA SOCIAL - PRINCIPAIS TEMAS E VERTENTES

PSICOLOGIA SOCIAL - PRINCIPAIS TEMAS E VERTENTES

Código: 9788536325514

Marca: Artmed


Autor: CLÁUDIO VAZ TORRES, ELAINE RABELO NEIVA E COL.
Editora: ARTMED
Ano: 2011
Número de páginas: 360
Categoria: Psicologia Social e de Grupos

leia mais

R$145,00

até 2x de R$72,50 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Esta obra revisa de forma didática os principais estudos da Psicologia Social, abordando as diversas tendências que a influenciaram em todo o mundo ao longo do tempo e a multiplicidade de abordagens teóricas adotadas atualmente para se compreender a interação entre o ser humano e o meio. Além de abrangente e atualizada, reflete a pluralidade do nosso país; pesquisadores de diversas universidades brasileiras trazem para a nossa realidade os fenômenos que têm sido investigados em diversos outros contextos culturais. Esta disciplina tem agora uma base sólida, a partir da qual estudantes, pesquisadores e profissionais podem desenvolver novos estudos neste campo, e fortalecer a psicologia social no país.

SUMÁRIO

PARTE I - Fundamentação

Capítulo 1. Breve história da moderna psicologia social 13

Capítulo 2. Psicologia social no Brasil: uma introdução 31

Capítulo 3. Métodos de pesquisa em psicologia social 58

PARTE II - O indivíduo

Capítulo 4. Cognição social 79

Capítulo 5. Normas sociais: conceito, mensuração e implicações para o Brasil 100

Capítulo 6. Conhecendo a si e ao outro: percepção e atribuição de causalidade 134

Capítulo 7. Influência social e poder 153

Capítulo 8. Atitude e mudança de atitudes 171

Capítulo 9. Estratégias de mensuração de atitudes em psicologia
social 204

Capítulo 10. Preconceito, estereótipo e discriminação 219

Capítulo 11. Atração e repulsa interpessoal 238

PARTE III - O grupo e o contato intergrupal

Capítulo 12. Identidade social e alteridade 253

Capítulo 13. Contato intergrupal: conflito realístico, privação relativa e equidade 262

Capítulo 14. A teoria das representações sociais 287

Capítulo 15. Valores humanos: contribuições e perspectivas
teóricas 296

Capítulo 16. Cultura, valores humanos e comunicação nas relações intergrupais 314

Capítulo 17. Aplicações da psicologia social às organizações 340

Índice 356



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento