A CONSTRUÇÃO DO HOMEM SEGUNDO PIAGET (UMA TEORIA DA EDUCAÇÃO)

A CONSTRUÇÃO DO HOMEM SEGUNDO PIAGET (UMA TEORIA DA EDUCAÇÃO)

Código: 9788532301864

Marca: Summus


Autor: LAURO DE OLIVEIRA LIMA
Editora: SUMMUS
Ano: 1984 - 3ª EDIÇÃO
ISBN: 853230186x
Número de páginas: 149
Peso: 230 gramas
Categoria principal: PIAGET

leia mais

De: R$53,10
Por: R$37,17
Economia de R$15,93

até 2x de R$18,59 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Este livro é uma leitura da obra de Jean Piaget do ponto de vista de sua aplicação ao processo educacional. O autor é o maior conhecedor e divulgador de Piaget entre nós, tendo difundido e posto em prática seus ensinamentos. Em 50 pequenos textos, são comentados os pressupostos de toda a visão de Piaget sobre a criança e a Educação, no esforço de construção de um adulto equilibrado, em condições de encontrar seu caminho na sociedade.

Prefácio ...................................................... 13

Introdução .................................................... 17

Construtívismo sequencial: explicação unitária dos fenômenos
vitais ..................................................... 21

O processo educativo orienta-se pela interação do organismo
com o meio ................................................ 23

Estruturação regida pela auto-regulação: construção sequencial ....................................................... 25

Não há estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura .. 27

A afetividade é a energética, a forma e a inteligência ..... 29

Educar é criar situações que levam o educando a acomodações 32

No começo já estava a resposta ............................ 34

O comportamento processa-se por repetição, reconhecimento e
generalização ............................................37

O condicionamento é uma forma primitiva de inteligência .... 40

O desenvolvimento visa a aumentar as possibilidades de sobrevivência .................................................. 43

O desenvolvimento é uma embriologia das formas de comportamento ................................................. 46

O conhecimento é uma atividade ........................... 50

O processo educativo é um processo de criação e conhecimento 53

O Eu é o feedback do objeto e o objeto é o feedback do Eu .. 56

Os esquemas estruturam-se para aplicar-se a situações e objetos diversos .............................................. 59

Educar é estimular a criatividade ............................ 62

Em vez de gravar soluções, promoção da criatividade global . 65

Uma visão biológica da educação ............................ 68

Um método psico e sociogenético de educação ................ 71

As metas do processo educativo sô são alcançadas através de
longo processo genético .................................... 74

A lenta revelação da realidade à criança e à humanidade .... 77

Amorização da lôgica e logicização do amor ................. 80

É preciso malhar o ferro enquanto está em brasa ......... 83

Condições socioculturais podem determinar o nível de desenvolvimento mental possível ................................ 86

Os quatro fatores de desenvolvimento mental ................ 88

A pedagogia é a arte de construir a sociedade ............ 90

A vida mental tem raízes bioquímicas ........................ 92

A juventude é o motor da Histôria ......................... 94

As possibilidades de reconstrução biológica, psicológica e sociológica .................................................... 96

A longa gestação psicossociolôgica: quanto mais complexo o
animal, mais longa deve ser sua embriologia ............ 98

O sensoriomotor: alicerce das construções posteriores ....... 100

Função semiôtica: a representação do real .................. 102

A descoberta dos símbolos ................................... 104

l representação estática, em forma de configurações ........ 106

agrupamentos: primeiras estruturas lôgicas elementares ..... 108

A construção da hipôtese e a abertura para todos os possíveis 110

A construção do conhecimento cientifico ...................... 112

O pensamento lógico-matemático é a meta final do desenvolvimento mental .............................................. 114

A socialização é um mecanismo e o resultado do desenvolvimento mental ............................................. 116

Pode-se conceber a população como um ente em que os indivíduos são os elementos constitutivos .................... 118

A genialidade, muitas vezes, explica-se por feliz síntese de conhecimentos resultante da interação ..................... 120

A democracia é um fator de estimulação do desenvolvimento
mental, na medida em que se baseia na discussão ........ 122

A idade da graça social e a revolução copernicana do eu . 124

A revolução permanente depende da maneira como as crianças
são criadas ................................................ 126

A fissão do clã familiar é tão importante em sociologia quanto a fissão do átomo na tecnologia .......................... 128

Reaparecimento do lazer e do homo ludens: a alegria de viver 130

A história da humanidade tem sido uma longa disputa entre o
trabalho e a festa ........................................ 132

A cooperação é uma meta tanto psicológica, quanto sociológica
e política .................................................. 134

A sobrevivência, ao nível das necessidades biolôgicas, é a plenitude das possibilidades operativas do ser humano ...... 136

O destino do homem são as estrelas .......................... 138

Verificação do nível de desenvolvimento mental .............. 140

Avaliação como validação do trabalho escolar ................ 146

Volumes Publicados ........................................... 151



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento