Autor: LAURO DE OLIVEIRA LIMA
Editora: SUMMUS
Ano: 1984 - 3ª EDIÇÃO
ISBN: 853230186x
Número de páginas: 149
Peso: 230 gramas
Categoria principal: PIAGET
até 2x de R$18,59 sem juros
Compartilhe
Prefácio ...................................................... 13
Introdução .................................................... 17
Construtívismo sequencial: explicação unitária dos fenômenos
vitais ..................................................... 21
O processo educativo orienta-se pela interação do organismo
com o meio ................................................ 23
Estruturação regida pela auto-regulação: construção sequencial ....................................................... 25
Não há estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura .. 27
A afetividade é a energética, a forma e a inteligência ..... 29
Educar é criar situações que levam o educando a acomodações 32
No começo já estava a resposta ............................ 34
O comportamento processa-se por repetição, reconhecimento e
generalização ............................................37
O condicionamento é uma forma primitiva de inteligência .... 40
O desenvolvimento visa a aumentar as possibilidades de sobrevivência .................................................. 43
O desenvolvimento é uma embriologia das formas de comportamento ................................................. 46
O conhecimento é uma atividade ........................... 50
O processo educativo é um processo de criação e conhecimento 53
O Eu é o feedback do objeto e o objeto é o feedback do Eu .. 56
Os esquemas estruturam-se para aplicar-se a situações e objetos diversos .............................................. 59
Educar é estimular a criatividade ............................ 62
Em vez de gravar soluções, promoção da criatividade global . 65
Uma visão biológica da educação ............................ 68
Um método psico e sociogenético de educação ................ 71
As metas do processo educativo sô são alcançadas através de
longo processo genético .................................... 74
A lenta revelação da realidade à criança e à humanidade .... 77
Amorização da lôgica e logicização do amor ................. 80
É preciso malhar o ferro enquanto está em brasa ......... 83
Condições socioculturais podem determinar o nível de desenvolvimento mental possível ................................ 86
Os quatro fatores de desenvolvimento mental ................ 88
A pedagogia é a arte de construir a sociedade ............ 90
A vida mental tem raízes bioquímicas ........................ 92
A juventude é o motor da Histôria ......................... 94
As possibilidades de reconstrução biológica, psicológica e sociológica .................................................... 96
A longa gestação psicossociolôgica: quanto mais complexo o
animal, mais longa deve ser sua embriologia ............ 98
O sensoriomotor: alicerce das construções posteriores ....... 100
Função semiôtica: a representação do real .................. 102
A descoberta dos símbolos ................................... 104
l representação estática, em forma de configurações ........ 106
agrupamentos: primeiras estruturas lôgicas elementares ..... 108
A construção da hipôtese e a abertura para todos os possíveis 110
A construção do conhecimento cientifico ...................... 112
O pensamento lógico-matemático é a meta final do desenvolvimento mental .............................................. 114
A socialização é um mecanismo e o resultado do desenvolvimento mental ............................................. 116
Pode-se conceber a população como um ente em que os indivíduos são os elementos constitutivos .................... 118
A genialidade, muitas vezes, explica-se por feliz síntese de conhecimentos resultante da interação ..................... 120
A democracia é um fator de estimulação do desenvolvimento
mental, na medida em que se baseia na discussão ........ 122
A idade da graça social e a revolução copernicana do eu . 124
A revolução permanente depende da maneira como as crianças
são criadas ................................................ 126
A fissão do clã familiar é tão importante em sociologia quanto a fissão do átomo na tecnologia .......................... 128
Reaparecimento do lazer e do homo ludens: a alegria de viver 130
A história da humanidade tem sido uma longa disputa entre o
trabalho e a festa ........................................ 132
A cooperação é uma meta tanto psicológica, quanto sociológica
e política .................................................. 134
A sobrevivência, ao nível das necessidades biolôgicas, é a plenitude das possibilidades operativas do ser humano ...... 136
O destino do homem são as estrelas .......................... 138
Verificação do nível de desenvolvimento mental .............. 140
Avaliação como validação do trabalho escolar ................ 146
Volumes Publicados ........................................... 151