A CRIANÇA EM CRESCIMENTO

A CRIANÇA EM CRESCIMENTO

Código: 9788536325408

Marca: Artmed


Autor: Denise Boyd/ Helen Bee
Editora: Artmed
Ano: 2011
Número de páginas: 620
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento

leia mais

R$261,00

até 2x de R$130,50 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Livro da renomada autora Helen Bee. Oferece uma alternativa à abordagem utilizada no consagrado A criança em desenvolvimento, da mesma autora, apresentando o desenvolvimento de forma cronológica do período pré-natal até a adolescência.

Destaques 20
Prefácio 21

UNIDADE UM: Fundamentos 26

Capítulo 1 Conceitos Básicos e Métodos 29
Uma introdução ao desenvolvimento humano 30
Origens filosóficas e científicas 30
Domínios e períodos do desenvolvimento 31
Ciência do desenvolvimento na clínica A importância das normas 32
Questões-chave no estudo do desenvolvimento humano 33
Natureza versus experiência 33
Continuidade versus descontinuidade 34
Três tipos de mudança 34
Contextos do desenvolvimento 35
Métodos e modelos de pesquisa 37
Os objetivos do ciência do desenvolvimento 37
Métodos descritivos 38
Ciência do desenvolvimento na sala de aula O efeito Mozart 39
O método experimental 40
Ciência do desenvolvimento em casa Correlação versus causação 41
Métodos para estudar mudanças relacionados à idade 42
Pesquisa intercultural 43
Ético da pesquisa 44
Preparação para testes 46

Capítulo 2 Teorias do Desenvolvimento 51
Teorias psicanalíticas 51
Teoria psicossexual de Freud 52
Ciência do desenvolvimento na clínica A controvérsia da memória
reprimida 52
Teoria psicossocial de Erikson 54
Avaliação dos teorias psicanalíticos 55
Teorias da aprendizagem 56
Condicionamento clássico 56
Ciência do desenvolvimento na sala de aula Dessensibilização
sistemática 57
Condicionamento operante de Skinner 58
Ciência do desenvolvimento em casa Consequências inesperadas 58
Teoria sociocognitiva de Bandura 59
Avaliação das teorias da aprendizagem 60
Teorias cognitivas 61
Teoria cognitivo-desenvolvimentista de Piaget 61
Teoria sociocultural de Vygotsky 63
Teoria do processamento de informações 64
Avaliação das teorias cognitivas 64
Teorias biológicas e ecológicas 66
Genética do comportamento 66
Etologia e sociobiologia 67
Teoria bioecológica de Bronfenbrenner 68
Comparação de teorias 69
Pressupostos sobre o desenvolvimento 69
Utilidade 70
Ecletismo 71
Preparação para testes 72

Capítulo 3
Desenvolvimento Pré-Natal e Nascimento 77
Concepção e genética 77
O processo de concepção 78
Ciência do desenvolvimento em casa Fertilização in vitro 80
Como os genes influenciam o desenvolvimento 80

Doenças genéticas e cromossômicas 83
Doenças genéticas 83
Erros cromossômicos 85
Gravidez e desenvolvimento pré-natal 86
A experiência da mãe 86
Desenvolvimento pré-natal 88
Diferenças entre os sexos 92
Comportamento pré-natal 93
Problemas no desenvolvimento pré-natal 94
Como os teratógenos influenciam o desenvolvimento 94
Medicamentos 96
Doenças maternas 98
Outras influências maternas no desenvolvimento pré-natal 99
Avaliação e tratamento do feto 101
Nascimento e o neonato 103
Opções de parto 103
O processo físico do nascimento 105
Avaliando o neonato 108
Baixo peso natal e nascimento prematuro 108
Ciência do desenvolvimento na clínica Cantando para o neonato de BPN 109
Ciência do desenvolvimento na sala de aula Nascimento prematuro e problemas escolares 110
Preparação para testes 111

UNIDADE UM A Criança Integral em Ação 115
A Criança Integral em Foco 116

UNIDADE DOIS Primeiros Dois Anos 118

Capítulo 4 Desenvolvimento Físico e Saúde nos Primeiros Dois Anos 121
Mudanças físicas 121
O cérebro e o sistema nervoso 122
Ciência do desenvolvimento no solo de aula Televisão poro crianças pequenos: quanto é demais? 124
Reflexos e estados comportamentais 124
Crescimento, habilidades motoras e desenvolvimento dos sis1emas corporais 126
Saúde e bem-estar 128
Nutrição 129
Subnutrição 129
Ciência do desenvolvimento em coso Seio ou mamadeira? 129
Assistência médica e imunizações 130
Mortalidade infantil 131
Síndrome da morte súbita do lactente 131
Ciência do desenvolvimento no clínico Quando um bebê morre 132
Diferenças de grupo na mortalidade infantil 133
Habilidades sensoriais 134
Visão 134
Audição e outros sentidos 1 35
Habilidades perceptuais 137
Estudando o desenvolvimento perceptual 137
Olhar 137
Ouvir 139
Combinando informações dos vários sentidos 140
Explicando o desenvolvimento perceptual 141
Desenvolvimento físico e a criança integral 142
Funcionamento cognitivo 142
Funcionamento socioemocional 142
Olhando para o frente 142
Preparação para testes 143

Capítulo 5 Desenvolvimento Cognitivo nos Primeiros Dois Anos 147
Mudanças cognitivas 147
Visão de Piaget dos dois primeiros anos 148
Ciência do desenvolvimento no clínica Permanência do objeto e
vigilância do desenvolvimento 150
Contestações à visão de Piaget 1 51
Abordagens alternativos 152
Aprender, categorizar e lembrar 154
Condicionamento e imitação 154
Aprendizagem esquemática 155
Memória 156
Os rudimentos da linguagem 156
Perspectivas teóricas 157
Ciência do desenvolvimento no solo de aula A importância de ler para crianças pequenos 157
Influências no desenvolvimento do linguagem 159
Marcos iniciais do desenvolvimento do linguagem 160
As primeiras palavras 161
As primeiros frases 162
Diferenças individuais no desenvolvimento do linguagem 1 63
Ciência do desenvolvimento em coso Um ou dois idiomas? 163
Desenvolvimento da linguagem entre culturas 165
Medindo o inteligência na primeira infância 1 65
Preparação para testes 167

Capítulo 6 Desenvolvimento Social e da Personalidade nos Primeiros Dois Anos 1 71
Teorias do desenvolvimento social e da personalidade 171
Perspectivas psicanalíticos 172
Perspectivas etológicas 172
Apego 173
O apego dos pais ao bebê 173
O apego do bebê aos pais 174
Ciência do desenvolvimento na clínica Reduzindo a ansiedade dos bebês 1 76
Variações na qualidade do apego 176
Características do cuidador e apego 178
Consequências a longo prazo da qualidade do apego 179
Pesquisa intercultural sobre apego 1 80
Personalidade, temperamento e autoconceito 182
Dimensões do temperamento 1 82
Origens e estabilidade do temperamento 182
Ciência do desenvolvimento no sola de aula Dominância
tempera mental na sala de aula da educação infantil 183
Autoconceito 185
Efeitos do cuidado alternativo 187
Dificuldades no estudo do cuidado alternativo 1 88
Efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo 1 89
Efeitos sobre o desenvolvimento social 190
Interpretando as pesquisas sobre cuidado alternativo 190
Ciência do desenvolvimento em caso Escolhendo uma escola de educação infantil 191
Preparação para testes 192


UNIDADE DOIS A Criança Integral em Ação 195
A Criança Integral em Foco 196

UNIDADE TRÊS Segunda Infância 198

Capítulo 7 Desenvolvimento Físico e Saúde na Segunda Infância 201
Mudanças físicas 201
Mudanças de forma e tamanho 202
O cérebro e o sistema nervoso 204
Preferência no uso das mãos: natureza ou experiência? 205
Habilidades sensórias e perceptuais 207
Desenvolvimento motor 209
Ciência do desenvolvimento na sala de aula Educação dos movimentos 210
Padrões de sono 212

Ciência do desenvolvimento em casa Uma boa noite de sono para as crianças (e para os pais também!) 213
Saúde e bem-estar 214
Nutrição 214
Necessidades de assistência médica 215
Doenças, acidentes e mortalidade 217
Abuso e negligência 219
Desenvolvimento atípico 223
Retardo mental 224
Transtornos invasivos do desenvolvimento 225
Ciência do desenvolvimento na clínica Análise funcional do comportamento autodestrutivo 227
Desenvolvimento físico e a criança integral 229
Funcionamento cognitivo 229
Funcionamento socioemocional 229
Olhando para a frente 230
Preparação para testes 231

Capítulo 8 Desenvolvimento Cognitivo na Segunda Infância 235
Mudanças cognitivas 236
Estágio pré-operatório de Piaget 236
Ciência do desenvolvimento na sala de aula Usando o brincar das
crianças para avaliar os níveis de desenvolvimento cognitivo 236
Contestações à visão de Piaget 240
Teorias da mente 241
Processamento de informações na segunda infância 244
Ciência do desenvolvimento em casa Perguntas indutoras e
memória das crianças 245
Teoria sociocultural de Vygotsky 246
Mudanças na linguagem 247
Aprendendo novas palavras 247
A explosão gramatical 248
Consciência fonológica 249

Diferenças na inteligência 250
Medindo a inteligência 250
Ciência do desenvolvimento na clínica Testar ou não? 252
Origens das diferenças individuais na inteligência 253
Diferenças grupais nos escores em testes de inteligência 254
Educação na segunda infância 256
Abordagens à educação inicial 256
Educação de segunda infância para crianças economicamente
desfavorecidas 258
Preparação para testes 261

Capítulo 9 Desenvolvimento Social e da Personalidade na Segunda Infância
Teorias do desenvolvimento social e da personalidade 265
Perspectivas psicanalíticas 266
Perspectivas sociocognitivas 266
Ciência do desenvolvimento na sala de aula Aprendendo e
desaprendendo o preconceito racial 267
Personalidade e autoconceito 269
Do temperamento à personalidade 269
Autoconceito 270
Desenvolvimento de gênero 272
Explicando o desenvolvimento de gênero 272
O conceito de gênero 274
Conhecimento dos papéis sexuais 275
Comportamento tipificado por sexo 276
Estrutura e relações familiares 278
Apego 278
Estilos de criação 279
Etnicidade, condição socioeconômica e estilos de criação 281
Ciência do desenvolvimento em casa Bater ou não? 282
Estrutura familiar 283
Divórcio 286
Compreendendo os efeitos da estrutura familiar 288
Relações entre pares 288
Ciência do desenvolvimento na clínica Quando os pais se divorciam 289
Relacionando-se com os pares por meio do brincar 289
Agressividade 290
Comportamento pró-social e amizades 292
Preparação para testes 294

UNIDADE TRÊS A Criança Integral em Ação 297
A Criança Integral em Foco 298

Capítulo 10 Testes padronizados 347
Diferenças grupais de desempenho 350
Ciência do desenvolvimento na clínica Ameaça do
estereótipo 352
Escolarização para crianças com necessidades especiais 353
Transtornos de aprendizagem 355
Ciência do desenvolvimento em casa Escolarização em casa 356
Deficiências de desenvolvimento 357
Transtornos da comunicação 357
Educação inclusiva 359
Superdotados 361
Preparação para testes 363

Capítulo 12 Desenvolvimento Social e da Personalidade na Meninice 367
Teorias do desenvolvimento social e da personalidade 368
Perspectivas psicanalíticas 368
As perspectivas de traço e sociocognitivas 369
Autoconceito 370
O self psicológico 370
O self de valorização 371
Avanços na cognição social 373
A criança como psicólogo 373
Raciocínio moral 374
O mundo social da criança em idade escolar 375
Relacionamentos com os pais 375
Ciência do desenvolvimento em casa Encorajando o raciocínio
moral 376
Ciência do desenvolvimento na clínica Irmãos e filhos únicos 377
Amizades 377
Segregação por gênero 379
Padrões de agressividade 380
Ciência do desenvolvimento na sala de aula Valentões e
vítimas 381
Status social 382
Influências além da família e dos pares 383
Cuidado após a escola 384
Influências da mídia 385
Preparação para testes 388

UNIDADE QUATRO A Criança Integral em Ação 391
A Criança Integral em Foco 392

UNIDADE CINCO Adolescência 394

Capítulo 13 Desenvolvimento Físico e Saúde na Adolescência 397
Mudanças físicas 398
Os sistemas endócrino e nervoso 398
Mudanças de tamanho e forma 400
Maturidade sexual 402
Tempos da puberdade 404
Sexualidade adolescente 405
Comportamento sexual 405
Ciência do desenvolvimento na sala de aula Qual abordagem de
educação sexual é mais efetiva? 407
Gravidez adolescente 409
Jovens de minorias sexuais 410
Ciência do desenvolvimento na clínica Intervenção em crise para
adolescentes grávidas 410
Saúde adolescente 412
Nutrição 412
Doenças 413
Busca de sensações 41 4
Drogas, álcool e tabaco 415
Mortalidade 417
Desenvolvimento atípico 419
Transtornos da conduta 419
Transtornos alimentares 421
Depressão e suicídio 423
Ciência do desenvolvimento em casa Reconhecendo os sinais de um
transtorno alimentar 423
Desenvolvimento físico e a criança integral 425
Funcionamento cognitivo 425
Funcionamento socioemocional 425
Olhando para a frente 426
Preparação para testes 427

Capítulo 14 Desenvolvimento Cognitivo na Adolescência 431
Estágio operatório-formal de Piaget 431
Elementos-chave do pensamento operacional formal 432
Testes diretos da visão de Piaget 433
Ciência do desenvolvimento na sala de aula O jargão das
mensagens eletrônicas: uma ameaça ao conhecimento linguístico
dos adolescentes? 434
Pensamento operacional formal na vida cotidiana 435
Avanços no processamento de informações 437
Processos executivos 437
Aprendizado acadêmico 438
Escolarização 439
Transição para o ensino médio 439
Envolvimento estudantil no ensino médio 442
Ciência do desenvolvimento na clínica lócus de controle 443
Evasão escolar no ensino médio 445
Educação do caráter 447
Gênero, etnicidade e desempenho em ciências e matemática 447
Ciência do desenvolvimento em casa Meninas e videogames 448
Ingressando no universo do trabalho 449
Os efeitos do emprego na adolescência 449
Escolhendo uma profissão 450
Influências nas escolhas profissionais 452
Preparação para testes 453

Capítulo 15 Desenvolvimento Social e da Personalidade na Adolescência 457
Teorias do desenvolvimento social e da personalidade 458
Perspectivas psicanalíticas 458
Teoria de realização da identidade de Marcia 458
Autoconceito 460
Autocompreensão 460
Ciência do desenvolvimento em casa Programas de ritos de passagem 461
Autoestima 462

Ciência do desenvolvimento na clínica Um conjunto de traços problemáticos 463
Papéis do gênero 463
Identidade étnica 464
Ciência do desenvolvimento na sala de aula Modelos dos papéis na
imprensa e na escola 465
Desenvolvimento moral 467
Teoria do raciocínio moral de Kohlberg 467
Causas e consequências do desenvolvimento moral 471
Críticas à teoria de Kohlberg 472
Relações sociais 474
Relações com os pais 475
Amizades 475
Grupos de pares 476
Relacionamentos amorosos 478
Preparação para testes 480

UNIDADE CINCO A Criança Integral em Ação 483
A Criança Integral em Foco 484

Epílogo O Processo de Desenvolvimento 487
Transições, consolidações e sistemas 487
Quais são as principais influências sobre o desenvolvimento? 488
O momento de ocorrência importa? 489
Experiência inicial como decisiva 489
Tarefas psicológicas em diversas idades 491
Qual é a natureza da mudança desenvolvimentista? 492
A questão dos estágios 492
Continuidades no desenvolvimento 492
Qual é o significado das diferenças individuais? 492
Uma palavra final: a alegria do desenvolvimento 493
Teste Prático Abrangente 494
Respostas das Preparações para Testes 511
Respostas dos Testes Próticos 534
Palavras-chave por Capítulo 536
Referências 539
Glossário 589
índice de Nomes 598
índice Remissivo 612
Crédito das Fotos 621



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento