Autor: HELLEN BEE; DENISE BOYD
Editora: ARTMED
Ano: 2011
Número de páginas: 567
Categoria principal: Psicologia do Desenvolvimento
até 2x de R$113,05 sem juros
Edição nova e atualizada, com novos tópicos e um projeto gráfico que facilita a aprendizagem, de um livro mundialmente consagrado na área da psicologia do desenvolvimento. Utiliza uma estrutura organizada conforme as diversas aquisições desenvolvimentais (desenvolvimento cognitivo, da linguagem, perceptual, entre outros).
Destaques 17
Aos Estudantes 19
Aos Profissionais 21
Parte I Introdução
Capítulo 1 Questões Básicas no Estudo do Desenvolvimento 25
Questões no estudo do desenvolvimento 26
Duas questões fundamentais 26
Influências no desenvolvimento 28
A perspectiva ecológica 32
Vulnerabilidade e resiliência 33
Três tipos de mudança 34
Teorias do desenvolvimento 35
Teorias psicanalíticas 35
Teorias cognitivas 37
Teorias da aprendizagem 39
Ciência do desenvolvimento no mundo real Ajudando crianças que têm medo de ir para a escola 40
Comparando teorias 42
Encontrando as respostas: modelos e métodos de pesquisa 44
As metas da ciência do desenvolvimento 44
Estudando mudanças relacionadas à idade 45
Métodos descritivos 46
Métodos experimentais 47
Reflexão sobre a pesquisa Respondendo a relatos da mídia da pesquisa 49
Pesquisa intercultural 50
Ética da pesquisa 50
Pensamento crítico 52
Conduza sua própria pesquisa 52
Resumo 52
Termos-chave 53
Parte II O Princípio da Vida 54
Capítulo 2 Desenvolvimento Pré-natal
Concepção e genética 55
O processo da concepção 55
Reflexão sobre a pesquisa Tecnologia reprodutiva assistida 56
Genótipos, fenótipos e padrões de herança genética 58
Desenvolvimento da concepção ao nascimento 60
Os estágios de desenvolvimento pré-natal 61
Diferenças de sexo no desenvolvimento pré-natal 65
Comportamento pré-natal 66
Problemas no desenvolvimento pré-natal 68
Transtornos genéticos 68
Ciência do desenvolvimento no mundo real Avaliação e tratamento fetal 70
Erros cromossômicos 71
Teratógenos: doenças maternas 71
Teratógenos: drogas 74
Outros teratógenos e fatores maternos 77
Pensamento crítico 80
Conduza sua própria pesquisa 80
Resumo 81
Termos-chave 82
Capítulo 3 Nascimento e Primeira Infância 83
Nascimento 84
Escolhas de nascimento 85
O processo de nascimento 86
Baixo peso ao nascer 90
Comportamento na primeira infância 92
Reflexos e estados comportamentais 92
Reflexão sobre a pesquisa Variações nos choros dos bebês 96
Capacidades motoras, sensoriais e perceptuais 97
Aprendizagem 98
Temperamento e habilidades sociais 100
Saúde e bem-estar na primeira infância 102
Nutrição, cuidados de saúde e vacinações 102
Ciência do desenvolvimento no mundo real Peito ou mamadeira? 103
Doenças 103
Mortalidade infantil 105
Pensamento crítico 107
Conduza sua própria pesquisa 107
Resumo 107
Termos-chave 108
Parte III A Criança física
Capítulo 4 Desenvolvimento Físico 109
O cérebro e o sistema nervoso III
Surtos de crescimento III
Desenvolvimento sináptico 112
Mielinização 114
Lateralização 115
Tamanho. forma e habilidades 117
Crescimento 117
Ossos. músculos e gordura 119
Usando o corpo 120
Os sistemas endócrino e reprodutivo 121
Hormônios 122
Sequência de mudanças em meninas e meninos 124
O momento da puberdade 125
Comportamento sexual na adolescência 126
Prevalência e prognosticadores de comportamento sexual 127
Doenças sexualmente transmissíveis 128
Gravidez adolescente 129
Jovens de minoria sexual 130
Saúde e bem-estar 132
Saúde na infância 132
Ciência do desenvolvimento no mundo real Uma boa noite de sono para as crianças
(e para os pais!) 133
Reflexão sobre a pesquisa Causas e consequências de abuso e negligência da criança 134
Ganho excessivo de peso 135
Pobreza e saúde das crianças 137
Comportamento arriscado na adolescência 139
Mortalidade 141
Pensamento crítico 142
Conduza sua própria pesquisa 142
Resumo 142
Termos-chave 144
Capítulo 5 Desenvolvimento Perceptual 145
Reflexão sobre o desenvolvimento perceptual 146
Formas de estudar as primeiras habilidades perceptuais 146
Explicações do desenvolvimento perceptual 147
Habilidades sensoriais 149
Visão 149
Audição e outros sentidos 150
Habilidades perceptuais 152
Olhar 152
Reflexão sobre a pesquisa Estudos de Langlois sobre as preferências dos bebês por rostos
atraentes 154
Escutar 155
Combinando informações de diversos sentidos 156
Ignorando informação perceptual 157
O conceito de objeto 158
Percepção do objeto 158
Permanência do objeto 160
Percepção de sinais sociais 161
Discriminação precoce de expressões emocionais 161
Ciência do desenvolvimento no mundo real Respostas do bebê à depressão materna 162
Comunalidade e variações entre culturas 163
Pensamento crítico 163
Conduza sua própria pesquisa 164
Resumo 164
Termos-chave 165
Parte IV A Criança Pensante
Capítulo 6 Desenvolvimento Cognitivo I: Estrutura e Processo 166
As idéias básicas de Piaget 167
Esquemas 168
Adaptação 169
Causas do desenvolvimento cognitivo 170
Infância 171 A visão de Piaget do período sensório-motor 171
Desafios à visão da infância de Piaget 172
Os anos pré-escolares 174
A visão de Piaget sobre o estágio pré-operacional 174
Desafios à visão de Piaget da primeira infância 175
Teorias da mente 177
Falsa crença e teoria da mente entre culturas 179
Teorias alternativas do pensamento da primeira infância 180
A criança em idade escolar 182
A visão de Piaget sobre as operações concretas 182
Abordagens diferentes ao pensamento operacional concreto 184
Adolescência 185
A visão de Piaget sobre as operações formais 186
Trabalho pós-piagetiano sobre o pensamento adolescente 188
Reflexão sobre a pesquisa O egocentrismo adolescente de Elkind 189
Desenvolvimento de habilidades de processamento de informação 190
Ciência do desenvolvimento no mundo real Perguntas capciosas e a memória das crianças191
Mudanças na capacidade e na eficiência de processamento 191
Estratégias de memória 192
Metamemória e metacognição 195
Expertise 196
Pensamento crítico 197
Conduza sua própria pesquisa 197
Resumo 198
Termos-chave 199
Capítulo 7 Desenvolvimento Cognitivo 11: Diferenças Individuais nas Capacidades
Cognitivas 200
Medindo o poder intelectual 201
Os primeiros testes de QI 201
Reflexão sobre a pesquisa O efeito Flynn 203
Testes modernos de QI 203
Estabilidade dos escores 206
O que os escores de QI predizem 207
Explicando diferenças individuais nos escores de QI 208
Estudos de gêmeos e de adoção 208
Características familiares e escores de QI 210
Intervenções precoces e escores de QI 212
Interações entre hereditariedade e ambiente 214
Explicando diferenças de grupo nos escores de teste de QI ou de realização 215
Diferenças étnicas 215
Ciência do desenvolvimento no mundo real A ameaça do estereótipo 216
Diferenças interculturais 217
Diferenças de sexo 219
Buscando visões alternativas da inteligência 220
Teoria do processamento de informação 220
Teoria triárquica da inteligência de 5ternberg 222
Inteligências múltiplas de Gardner 223
Criatividade 224
Pensamento crítico 224
Conduza sua própria pesquisa 225
Resumo 225
Termos-chave 226
Capítulo 8 Desenvolvimento da Linguagem 227
Antes da primeira palavra: a fase pré-linguística 228
Primeiros sons e gestos 229
Reflexão sobre a pesquisa Linguagem de sinais e gestos em crianças surdas 230
Linguagem receptiva 230
Aprendendo palavras e significados de palavras 231
As primeiras palavras 231
Aprendizagem posterior de palavras 233
Restrições à aprendizagem de palavras 234
Aprendendo as regras: o desenvolvimento da gramática e da pragmática 235
Holofrases e primeiras frases 235
A explosão da gramática 236
Aprendizagem posterior da gramática 238
Pragmática 238
Explicando o desenvolvimento da linguagem 239
Teorias ambientais 240
Teorias nativistas 241
Teorias construtivistas 242
Diferenças individuais e de grupo no desenvolvimento da linguagem 243
Diferenças na taxa 243
Diferenças interculturais no desenvolvimento da linguagem 244
Aprendendo a ler e a escrever 245
Fundamentos básicos: a consciência fonológica 246
Alfabetização na escola 247
Aprendendo uma segunda língua 248
Ciência do desenvolvimento no mundo real Uma língua ou duas? 249
Pensamento crítico 250
Conduza sua própria pesquisa 250
Resumo 251
Termos-chave 252
Parte V A Criança Social
Capítulo 9 Desenvolvimento da Personalidade: Visões Alternativas 253
Definindo personalidade 254
Temperamento 255
Ciência do desenvolvimento no mundo real Temperamento intempestivo em uma turma
de crianças pequenas 255
Os Cinco Grandes 257
Explicações genéticas e biológicas da personalidade 260
O argumento biológico 260
Crítica das teorias biológicas 263
Explicações da personalidade na perspectiva da aprendizagem 263
O argumento da aprendizagem 263
Crítica dos modelos de aprendizagem 265
Reflexão sobre a pesquisa Lócus de controle e saúde do adolescente 267
Explicações psicanalíticas da personalidade 267
O argumento psicanalítico 268
Estágios psicossexuais de Freud 269
Estágios psicossociais de Erikson 270
Evidência e aplicações 272
Crítica sobre as teorias psicanalíticas 273
Uma possível síntese 274
Pensamento crítico 276
Conduza sua própria pesquisa 276
Resumo 276
Termos-chave 278
Capítulo 10 Conceitos de Se/f, Gênero e Papéis Sexuais 279
O conceito de self 280
O self subjetivo 280
O self objetivo 281
O self emocional 283
Autoconceito na idade escolar 284
Autoconceito e identidade na adolescência 285
Identidade étnica na adolescência 288
Ciência do desenvolvimento no mundo real Ritos de passagem do adolescente 290
Autoestima 291
O desenvolvimento da autoestima 291
Consistência da autoestima com o passar do tempo 293
O desenvolvimento dos conceitos de gênero e de papéis sexuais 294
Padrões de desenvolvimento 294
Reflexão sobre a pesquisa Diferenças de gênero no temperamento: reais ou imaginadas?
295
Conceitos e estereótipos do papel sexual 296
Explicando o desenvolvimento do papel sexual 299
Abordagens biológicas 302
Pensamento crítico 303
Conduza sua própria pesquisa 303
Resumo 304
Termos-chave 305
Capítulo 11 Desenvolvimento de Relacionamentos Sociais 306
Relacionamentos com os pais 307
Teoria do apego 307
O apego dos pais ao filho 309
O apego da criança ao pai 310
Relacionamentos entre pai e filho na adolescência 313
Variações na qualidade dos apegos 315
Apegos seguro e inseguro 315
Temperamento e apego 317
Estabilidade e consequências de longo prazo da qualidade do apego 318
Relacionamentos com o grupo de iguais 320
Relacionamentos entre iguais na infância e nos anos pré-escolares 320
Relacionamentos entre iguais na idade escolar 321
Condição social 322
Relacionamentos entre iguais na adolescência 324
Relacionamentos entre irmãos 328
Comportamento com o grupo de iguais 329
Comportamento pró-social 329
Agressividade 329
Ciência do desenvolvimento no mundo real Criando filhos prestativos e altruístas 330
Reflexão sobre a pesquisa Valentões (bullies) e vítimas 332
Traço de agressividade 332
Pensamento crítico 333
Conduza sua própria pesquisa 333
Resumo 334
Termos-chave 335
Capítulo 12 Reflexão Sobre Relacionamentos: Desenvolvimento Sociocognitivo e Moral
336
O desenvolvimento da cognição social 337
Alguns princípios e questões gerais 337
Descrevendo outras pessoas 338
Ciência do desenvolvimento no mundo real Aprendendo e desaprendendo o preconceito
339
Entendendo os sentimentos dos outros 341
Reflexão sobre a pesquisa Prevenção da violência através do aumento da competência emocional das crianças 343
Descrevendo as amizades 343
Entendendo regras e intenções 345
Desenvolvimento moral 346
Dimensões do desenvolvimento moral 346
Estágios de desenvolvimento moral de Kohlberg 349
Causas e consequências do desenvolvimento moral 353
Visões alternativas 355
Pensamento crítico 357
Conduza sua própria pesquisa 357
Resumo 358
Termos-chave 359
Parte VI A Criança Integral
Capítulo 13 Ecologia do Desenvolvimento: A Criança Dentro do Sistema Familiar 360
Entendendo o sistema familiar 361
Teoria dos sistemas familiares 361
Abordagem bioecológica de Bronfenbrenner 362
Dimensões da interação familiar 363
Os indivíduos no sistema familiar 364
Afeto e responsividade 366
Métodos de controle e padrões de comunicação 367
Reflexão sobre a pesquisa Bater ou não bater? 369
Estilos de paternagem 369
Tipos de estilos de paternagem 370
Estilos de paternagem e desenvolvimento 371
Diferenças étnicas e socioeconômicas nos estilos de paternagem 372
Estrutura familiar. divórcio e emprego dos pais 374
Estrutura familiar 374
Divórcio 378
Ciência do desenvolvimento no mundo real Quando o divórcio é inevitável 380
Empregos dos pais 380
Apoio social para os pais 382
Pensamento crítico 383
Conduza sua própria pesquisa 383
Resumo 383
Termos-chave 384
Capítulo 14 Além da Família: O Impacto da Cultura mais Ampla 385
Cuidado não parental 386
Dificuldades no estudo do cuidado não parental 386
Efeitos do cuidado não parental precoce no desenvolvimento 388
Cuidado antes e após a escola 390
Ciência do desenvolvimento no mundo real Escolhendo uma creche 390
O impacto das escolas 392
Educação da primeira infância 392
Ensino fundamental 395
A transição para o ensino médio 397
Envolvimento e falta de envolvimento no ensino médio 399
Reflexão sobre a pesquisa Os efeitos do emprego na adolescência 400
Educação escolar em casa 402
O impacto da mídia de entretenimento 403
Televisão e videogames 403
Computadores e multitarefas eletrônicas 405
Efeitos do macrossistema: o impacto da cultura mais ampla 407
Condição socioeconômica e desenvolvimento 407
Raça e etnia 412
A cultura como um todo 417
Pensamento crítico 418
Conduza sua própria pesquisa 418
Resumo 418
Termos-chave 419
Capítulo 15 Desenvolvimento Atípico 420
Entendendo o desenvolvimento atípico 421
Tipos de problemas 421
Ciência do desenvolvimento no mundo real Saber quando procurar ajuda profissional
422
Perspectivas teóricas sobre desenvolvimento atípico 423
Psicopatologia do desenvolvimento 424
Problemas de atenção e problemas externalizantes 425
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade 425
Transtorno desafiador de oposição (TDO) 429
Transtorno da conduta 430
Problemas internalizantes 432
Transtornos da alimentação 432
Depressão 434
Reflexão sobre a pesquisa Transtorno bipolar infantil 435
Suicídio na adolescência 436
Desenvolvimento intelectual e social atípico 437
Retardo mental 437
Transtornos de aprendizagem 439
Dotação 441
Transtornos invasivos do desenvolvimento 442
Educação escolar para crianças atípicas 444
Pensamento crítico 447
Conduza sua própria pesquisa 447
Resumo 447
Termos-chave 449
Epílogo Reunindo Tudo: A Criança em Desenvolvimento 450
Transições, consolidações e sistemas 450
Do nascimento aos 24 meses 451
Processos centrais 452
Influências sobre os processos básicos 454
Os anos pré-escolares 455
Processos centrais 456
Influências sobre os processos básicos 457
Os anos do ensino fundamental 457
A transição entre 5 e 7 anos 458
Processos centrais 459
Influências sobre os processos básicos: o papel da cultura 460
Adolescência 460
Início e final da adolescência 461
Processos centrais e suas associações 463
Influências sobre os processos básicos 465
Um retorno a algumas questões básicas 465
Quais são as principais influências sobre o desenvolvimento? 466
O momento importa? 467
Qual é a natureza da mudança do desenvolvimento? 470
Qual é a importância de diferenças individuais? 470
Uma questão final: a alegria do desenvolvimento 472
Glossário 473
Referências 483
Créditos das Fotos 544
índice Onomástico 546
índice Remissivo 560
Autor: Betty Carter , Monica McGoldrick Editora: Artmed Ano: 1995 Reimpressão: 2011 Número de páginas: 512 Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento
R$224,85
ou 2x R$112,43 sem juros
Coordenação: ÂNGELA MUCIDA
Editora: Zagodoni
Coleção: Série Prática Clínica; 10 / Coordenação: Isabel Cristina Gomes
Ano: 2014 / 1ª reimpressão: 2018
Nº páginas: 120
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento
Autor: MARIA THEREZA C.C. DE SOUZA/ VERA S.R. BUSSAB
Editora: CASA DO PSICÓLOGO
Ano: 1992
Número de páginas: 267
Categoria principal: Psicologia do Desenvolvimento
R$88,00
Por: R$61,60O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?