Livro com pequeno rasgo na lombada
Autor: ANGELA MARIA RESENDE VORCARO
Editora: COMPANHIA DE FREUD
Ano: 2004
Número de páginas: 196
Categoria Principal: Clínica da Infância e da Adolescência
até 2x de R$19,25 sem juros
A complexidade da clínica de crianças as situa, muitas vezes, na fronteira da capacidade operatória da Psicanálise: a especificidade da transferência, fortemente atravessada pela incidência de demandas laterais, as dificuldades na sustentação da atenção flutuante que submetem o clínico à condição de deriva, a direção do tratamento facilmente considerada a partir do critério adaptativo da criança aos ideais se somam à pregnância imaginária implicada na leitura do funcionamento significante do jogo, que geralmente constrange o clínico a situar sua incidência por duas vias: a de sua tradução, onde a atribuição de sentidos responde pela interpretação ou a de sua transcrição, por meio da aplicação de códigos classificatórios que pretendem correspondência biunívoca entre o comportamento e a categorização previamente estabelecida. As asserções lacanianas sobre o pensamento de Freud permitem situar a criança no campo da linguagem e destacar a particularidade da clínica psicanalítica: as manifestações da criança são distinguidas como texto cifrado de sua relação à alteridade, texto submetido à lógica da sincronia estrutural e da instalação diacrônica da constituição subjetiva. Tal distinção explicita a especificidade da leitura psicanalítica como operação de transliteração.
1 Introdução 11
2 Da condição de criança 21
2.1. A inscrição da criança na língua 22
2.2. A visibilidade da criança 25
2.3. A criança observável 34
2.3.1. A transcrição descritiva como ideal da observação 37
2.3.2. A tradução como ideal da observação 40
2.4. A manifestação da criança na psicanálise 46
2.5. A criança analisável 55
3 A constituição subjetiva 65
3.0. Da precedência simbólica ao sujeito 71
3.1. A fissura Real incide no Simbólico 77
3.2. O Imaginário recobre a hiância real no simbólico 91
3.3. A demarcação Simbólica do Imaginário 103
3.4. A fissura real da equivalência criança : falo 111
3.5. O recobrimento imaginário da interdição real 116
3.6.O laço da metáfora - o Simbólico incide no Imaginário 119
4 A psicanálise de crianças 135
4.1. Especificidade de criança 139
4.2. Particularidades da clínica de crianças 140
4.3. Da estrutura na clínica 151
4.3.1. Do significante... 157
4.3.2.... à letra 161
4.3.3. Operações clínicas 168
5 Conclusão 185
Bibliografia 189
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Número de páginas: 168
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Editora: IDEIAS & LETRAS
Ano: 2014 - 4ª reimpressão
Número de páginas: 71
Categoria: Infância
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