Um texto do sábio rei Salomão afirma: Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor (Cânticos 2:15). Assim também no relacionamento conjugal, precisamos estar atentos às raposinhas que vêm para destruir a vida conjugal que está florida e pronta para dar frutos.
As pequenas crises familiares que desgastam o relacionamento podem ser evitadas na medida em que os casais tomam conhecimento e promovem ações preventivas ou reparadoras procurando manter a relação sempre em um nível satisfatório.
Nas páginas que seguem o leitor poderá identificar muitas destas raposinhas que assaltam os casamentos e que destroem as flores, impedindo que os mesmos frutifiquem. O autor, Jecimar Albano, foi bastante feliz em apontar, de forma objetiva e clara, os principais pontos que devem ser foco de nossa atenção e cuidado no relacionamento conjugal pois, se negligenciados, podem levar um casamento à bancarrota.
Tenho a certeza que tanto casais que buscam manter sua união em boa harmonia quanto líderes que estão envolvidos em aconselhamento de casais irão apreciar este belo instrumento que nos chega às mãos por intermédio do talento do Reverendo jecimar.
SUMÁRIO
Apresentação, 9
Carlos Catito Grzybowski
Introdução, 11
Principais causas das crises, 12
Sexo, 13
Dinheiro, 15
Excesso de ciúmes, 16
Falta de diálogo, 18
Falta de respeito, 20
Rotina, 22
Trabalho, 24
Filhos, 25
Papéis, 26
Diferenças culturais, 27
Família do cônjuge, 29
A superação das crises no campo da psicologia, 31
A superação das crises na palavra de Deus, 36
Referências, 39