COMO AS CRIANÇAS PENSAM E APRENDEM - OS CONTEXTOS SOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

COMO AS CRIANÇAS PENSAM E APRENDEM - OS CONTEXTOS SOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Código: 9788515026524

Marca: Loyola


Autor: David Wood

Tradução: Cécília Camargo Bartalotti

Editora: Loyola

Ano: 2003

Número de páginas.: 305

Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento



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Este livro é uma síntese criativa de tudo o que se sabe sobre o pensamento e o aprendizado das crianças. David Wood explora em Como as Crianças Pensam e Aprendem todas as teorias e discussões sobre o aprendizado infantil e examina as implicações da pesquisa para a prática de sala de aula, especialmente quando se detém nos problemas que os professores enfrentam para trazer a teoria e a pesquisa para o cotidiano da prática de ensino. Aqui são discutidas todas as teorias da aprendizagem e do pensamento formuladas e exploradas ao longo dos últimos vinte e cinco anos, em ligação com o trabalho de gerações anteriores de estudiosos e professores.

prefácio à segunda edição inglesa 13
agradecimentos 15

introdução
de Pavlov a Piaget... uma viagem de ida e volta? 17
As mudanças nas perspectivas sobre aprendizagem
e desenvolvimento 18
Aprendizagem e instrução 23
Incerteza e informação 26

capítulo I
imagens da infância e seu reflexo sobre o ensino 31
Aprendizagem e escolarização 31
Dos 5 aos 11 anos :53
O pensamento como ação internalizada 36
A abordagem de Piaget para a linguagem e a cognição 39
Vygorsky. instrução e inteligência 40
Piaget e Vygotsky sobre fala e pensamento 42
Processamento de informações: sobre tornar-se um perito 45
Piaget, Vygotsky e Bruner: breve comparação e resumo 50

capítulo 2
uma década de desenvolvimento:
amadurecimento e aprendizagem! 53
o impacto do pensamento vygotskiano 53
A teoria neopiagetiana 55
Processamento de informações: modelos mentais e perícia 56
Módulos mentais e amadurecimento 57
Hora de sintetizar? 61

capítulo 3
há estágios de desenvolvimento? 83
Aparência e realidade no desenvolvimento
da compreensão 64
Dois termos piagetianos fundamentais:
assimilação e acomodação 65
Mais tecnicalidades: centração, desequilíbrio
e descentração 65
Uma crítica à teoria de Piaget 70
Parte do legado de Piaget 78
Descontinuidades no desenvolvimento? 79
Inferências a partir de modelos mentais 80
Resumo 81

capítulo 4
aprendendo como pensar e aprender 83
Atenção, concentração e memória 84
Uma pausa para revisão 89
Memória e escolarização 89
Prestar atenção 91
Todos e partes: teorias da percepção e da compreensão 98
Experiência, perícia e explicação 100
Fazer inferências: lógica e memória 102
O que é uma instrução efetiva? Primeiras reflexões , 105
A zona de desenvolvimento proximal 105
Aprendizagem e instrução como processamento
de informações compartilhadas 109
Regras da mente 110
Aprendizagem e generalização: primeiras reflexões
sobre um tema espinhoso 115

capítulo 5
linguagem e aprendizagem 111
A análise de Bernstein: códigos restritos
e códigos elaborados 118
A teoria de Bernstein e políticas educacionais , 120
A revolução chomskiana 121
Aquisição de linguagem e o LAD , 126
Significado e dependência da estrutura 127
Alguns exemplos dos primeiros estágios de
desenvolvimento da linguagem 128
Linguagem: descontinuidade e mudança 129
Aprendizagem da linguagem: um processo ou muitos? 130
Deixís: palavras que apontam 134
Ensinar a linguagem a si mesmo? , , 135
Reorganização e redescrição representacional 140
Educabilidade: algumas primeiras reflexões 141
Resumo 144

capítulo 6
busca de sentido 141
Comunicação não-verbal e verbal 147
De casa para a escola: conversação e narrativa 152
Contar histórias: dos 4 aos 10 anos 155
Redescrição representacional revisitada 158
Linguagem e cognição (outra vezl) 160
Pausa para reflexão 165
Transmissão de informações 167
Registros em sala de aula: meios para fins 172
Resumo 176

capítulo 7
a mente letrada 119
Lógica, letramento e raciocínio? 180
Pensamento na infância e na adolescência 183
Logicismo 187
Lógica e raciocínio 191
Linguagem na fala e no texto 195
A palavra escrita e a palavra falada: aprendendo a ler 198
Escrita, planejamento e auto-regulação 202
A mudança dos 11 aos 13 anos:
uma perspectiva lingüística 205
Tornar-se letrado 207
Ortografia e sintaxe 209
Auto-regulação e compreensão de leitura 213
Conclusões 215

capítulo 8
a mente matemática 219
Parte 1: Teoria e pesquisa na aprendizagem
da matemática 220
Contagem e correspondência biunívoca 223
Contagem: completa, a partir de, para a frente
e para trás! 224
Conhecimento cardinal 227
Entendimento de número derivado 229
Adição e subtração como modelos para situações 229
Pausa para reflexão e revisão 231
Multiplicação e divisão: alguns começos 232
Cotizar, distribuir e dividir 234
Dividir e divisão: partes e todos 236
Novos tipos de números 238
Entendimento de números escritos:
base, posição e espaço 241
Variações de idioma: ler, escrever e usar números 244
A matemática na escola e na comunidade 245

Parte 2: Teoria e prática 247
Sucessos e problemas das crianças em matemática 247
Capacidades matemáticas e conceitos
matemáticos equivocados 248
Instrução, entrevista e diálogo 251
Aprender e ensinar matemática:
por que é tudo tão difícil? 253
Linguagem, instrução e auto-regulação 257
Matemática e cultura 259
Comentários finais 260

capítulo 9
educação e educabilidade 283
Teorias de psicologia e práticas de educação 264
Uma inteligência ou muitas? 266
Esforço e capacidade 268
Atenção e concentração 269
Esforço, capacidade e motivação: a dimensão social 271
Da teoria à prática: uma estrada difícil? 274
Teoria, tecnologia e ensino 276
Comentário final 279

Bibliografia 281
Índice de nomes e assuntos 293



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