Este livro exprime algumas idéias que fornecem uma base teórica sólida às técnicas de trabalho aperfeiçoadas por Freinet e permitem compreender o comportamento da criança fora da escola. Freinet procura tornar seu livro acessível a todos, sobretudo aos professores primários, a quem ele se dirige prioritariamente, os quais conhecem melhor os problemas cotidianos de sua classe do que o vocabulário das ciências humanas
Prefácio 1
Primeira Parte
A vida é 9
O sentido dinâmico da vida 15
A elevação do ser 21
Partir bem para a vida 33
Primazia dos primeiros recursos fisiológicos mecânicos 39
O tateamento experimental 43
Primeiros reflexos mecanizados 47
Do tateamento mecânico ao tateamento inteligente 63
Choque e refluxo 79
Desvio, sublimação, compensação, supercompensação 85
A medida da inteligência 97
A economia do esforço 111
No complexo social, a complexidade dos recursos-barreiras 131
Segunda Parte
A regras de vida "ersatz" 195
A sexualidade como regra de visa "ersatz" 223
A escola, fontes de regras de vida "ersatz" 241
Outras regras de vida "ersatz" 283
Regras de vida "ersatz" que podem ser benéficas 297
O indivíduo em face do progresso e da cultura 321
Conclusão 365