Dirigido a estudantes sem nenhum conhecimento de psicologia, o livro examina o desenvolvimento das crianças desde o nascimento até a idade de dez anos. Os autores concentram-se num conjunto reduzido de temas tratando cada um deles em profundidade.
Prefácio .......................................... VII
Agradecimentos ................................... XI
Parte I. A psicologia do desenvolvimento ..... 1
Capítulo 1. Senso comum e ciência ................. 3
Capítulo 2. Os bebês precisam mesmo de mães? ..... 13
Capítulo 3. O instinto que une ..................... 37
Capítulo 4. Maternagem .......................... 57
Capítulo 5. Freud: o amor no drama familiar ....... 73
Capítulo 6. Desenvolvimento perceptivo ............. 101
Capítulo 7. As pesquisas de Piaget sobre a mente infantil 125
Capítulo 8. Como as crianças aprendem? ........... 161
Capítulo 9. A aquisição da linguagem .............. 175
Parte II. Da teoria à prática ................. 193
Capítulo 10. Primeira infância: mães substitutas ...... 199
Capítulo 11. Primeira infância: brincadeira ........... 217
Capítulo 12. Primeira infância: socialização na pré-escola 237
Capítulo 13. Os anos escolares: aprendizagem ........ 253
Capítulo 14. Infância: problemas .................... 269
Capítulo 15. Os anos escolares: inteligência ........... 291
Parte III. Método .......................... 311
Capítulo 16. Métodos usados em psicologia .......... 313
Glossário ......................................... 339
Bibliografia ....................................... 351