Autor: Antonio Gomes Penna
Editora: Imago
Ano: 2001
Coleção: Introdução à Psicologia
Número de páginas: 168
Categoria principal: Psicologia do Desenvolvimento
até 2x de R$11,90 sem juros
Compartilhe
Prefácio 9
PRIMEIRA PARTE - APRENDIZAGEM 11
1. O tema da aprendizagem na psicologia moderna 13
2. Conceito da aprendizagem 15
3. Sobre o inato e o aprendido na conduta animal 21
4. Maturação e aprendizagem 25
5. Níveis de análise dos processos de aprendizagem 27
6. Classificação dos tipos de aprendizagem 29
7. Evolução dos estudos sobre aprendizagem 33
8. As grandes contribuições clássicas e modernas em aprendizagem 37
9. Condicionamento clássico e aprendizagem 47
10. Sobre o imprinting, a habituação e o pré-condicionamento sensorial 51
11. Sobre a lei do efeito 55
12. Aprendizagem e condicionamento operante ou instrumental 57
13. Sobre a aprendizagem perceptiva 65
14. Aprendizagem de conhecimento 69
15. Aprendizagem de conceitos 71
16. Aprendizagem de solução de problemas 77
17. Aprendizagem verbal 79
18. A teoria da aprendizagem social e os conceitos de imitação e modelação 83
19. Sobre o conformismo 91
20. Modelos matemáticos de aprendizagem 93
21. Sobre a transferência de aprendizagem 95
Bibliografia 99
PARTE DOIS - MEMÓRIA 103
1. Conceito de memória 105
2. Abordagens adotadas no estudo da memória 109
3. Formas de memória 111
4. Métodos de pesquisa dos processos da memória 117
5. Sobre a contribuição pioneira de Hermann Ebbinghaus 121
6. Sobre as contribuições de Frederic C. Bartiett 125
7. As contribuições produzidas pelo movimento gestaltista 129
8. Sobre a teoria de Jean Piaget 135
9. A teoria de J. S. Bruner 141
10. Sobre a ilusão do déjà vu 143
11. Teorias do esquecimento 145
12. Aspectos psicopatológicos da memória 151
13. A abordagem bioquímica 153
14. Organização e memória 155
15. Sistemas ou procedimentos mnemotécnicos 157
16. A contribuição de A. D. Baddeley e apreciações sobre o estado atual da pesquisa sobre memória 159
Bibliografia 163