INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA CRIANÇA

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA CRIANÇA

Código: 9788515037247

Marca: Loyola


Autor: Paul O. Osterrieth

Tradução: Constância Maria Egrejas Morel

Editora: Loyola

Ano: 2010

Nº páginas: 172

Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento



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Esta obra apresenta noções fundamentais do desenvolvimento da criança. O autor, que levaem conta as últimas pesquisas, oferece dessa evolução uma imagem simples e concisa, porém rigorosa. Ele aborda sucessivamente: a idade do bebê (de 0 a 15 meses); o período da expansão subjetiva (de 1 a 3 anos); a descoberta da realidade externa (de 3 a 6 anos); a desagregação da subjetividade primitiva (de 6 a 9 anos) ea maturidade infantil (de 9 a 12 anos). Este livro é dirigido a todos aqueles cujas atividades e responsabilidades estão envolvidas como problemática da infância: pais, docentes, pediatras, assistentes sociais, mas também a estudantes de psicologia e pedagogia.

Prefácio da nova edição 7
Prólogo 9

CAPÍTULO 1. A criança e a infância: alguns elementos gerais 11
A noção de hereditariedade 12
A importância das estimulações do meio17
Plasticidade da criança e necessidade do meio humano 24
Significado da infância 26
É possível uma descrição do crescimento psicológico? 27
O desenvolvimento psicológico: suas características 33
Os estágios 35

CAPÍTULO 2. A idade bebê
(DE 0 A 15 MESES APROXIMADAMENTE) 37
Delimitação do estágio 37
A fase pré-natal e o nascimento 38
A infraestrutura do recém-nascido 40
Os primórdios da organização 42
Os primórdios da sociabilidade 47
As primeiras reações emocionais 50
Quadro sumário do desenvolvimento motor 53
Os primórdios da inteligência 57

CAPITULO 3. O período da expansão subjetiva
(DE 1 A 3 ANOS APROXIMADAMENTE) 61
Caracterização do estágio 61
Os progressos da motricidade 64
A representação 66
A linguagem 70
O egocentrismo e a transdução 76
A evolução afetiva e social 77

CAPÍTULO 4. A descoberta da realidade externa
(DE 3 A 6 ANOS APROXIMADAMENTE) 91
Caracterização do estágio 91
Os problemas afetivos: o Édipo 93
A consciência moral primitiva 100
Os problemas afetivos: o ciúme 104
A socialização pelos pares 106
As características intelectuais: a intuição 111
A motilidade: a idade da graça 115

CAPÍTULO 5. A desagregação da subjetividade primitiva
(DE 6 A 9 ANOS APROXIMADAMENTE) 117
Caracterização do estágio: a escolarização 117
A vida em grupo e o desenvolvimento social 120
As transformações do pensamento: a lógica 126
Os progressos motores 133
A evolução afetiva 134

CAPÍTULO 6. A maturidade infantil
(DE 9 A 12 ANOS APROXIMADAMENTE) 141
Caracterização do estágio 141
A conclusão da inteligência infantil 144
A vida social: a turma 148
A moral da criança mais velha 156
A vida social: o adulto e a família 157
A autodeterminação e a vontade160
O eu interior e a espera 164
O fim da infância 166
Referências bibliográficas 169



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