Autor: Paul O. Osterrieth
Tradução: Constância Maria Egrejas Morel
Editora: Loyola
Ano: 2010
Nº páginas: 172
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento
até 2x de R$18,10
Esta obra apresenta noções fundamentais do desenvolvimento da criança. O autor, que levaem conta as últimas pesquisas, oferece dessa evolução uma imagem simples e concisa, porém rigorosa. Ele aborda sucessivamente: a idade do bebê (de 0 a 15 meses); o período da expansão subjetiva (de 1 a 3 anos); a descoberta da realidade externa (de 3 a 6 anos); a desagregação da subjetividade primitiva (de 6 a 9 anos) ea maturidade infantil (de 9 a 12 anos). Este livro é dirigido a todos aqueles cujas atividades e responsabilidades estão envolvidas como problemática da infância: pais, docentes, pediatras, assistentes sociais, mas também a estudantes de psicologia e pedagogia.
Prefácio da nova edição 7
Prólogo 9
CAPÍTULO 1. A criança e a infância: alguns elementos gerais 11
A noção de hereditariedade 12
A importância das estimulações do meio17
Plasticidade da criança e necessidade do meio humano 24
Significado da infância 26
É possível uma descrição do crescimento psicológico? 27
O desenvolvimento psicológico: suas características 33
Os estágios 35
CAPÍTULO 2. A idade bebê
(DE 0 A 15 MESES APROXIMADAMENTE) 37
Delimitação do estágio 37
A fase pré-natal e o nascimento 38
A infraestrutura do recém-nascido 40
Os primórdios da organização 42
Os primórdios da sociabilidade 47
As primeiras reações emocionais 50
Quadro sumário do desenvolvimento motor 53
Os primórdios da inteligência 57
CAPITULO 3. O período da expansão subjetiva
(DE 1 A 3 ANOS APROXIMADAMENTE) 61
Caracterização do estágio 61
Os progressos da motricidade 64
A representação 66
A linguagem 70
O egocentrismo e a transdução 76
A evolução afetiva e social 77
CAPÍTULO 4. A descoberta da realidade externa
(DE 3 A 6 ANOS APROXIMADAMENTE) 91
Caracterização do estágio 91
Os problemas afetivos: o Édipo 93
A consciência moral primitiva 100
Os problemas afetivos: o ciúme 104
A socialização pelos pares 106
As características intelectuais: a intuição 111
A motilidade: a idade da graça 115
CAPÍTULO 5. A desagregação da subjetividade primitiva
(DE 6 A 9 ANOS APROXIMADAMENTE) 117
Caracterização do estágio: a escolarização 117
A vida em grupo e o desenvolvimento social 120
As transformações do pensamento: a lógica 126
Os progressos motores 133
A evolução afetiva 134
CAPÍTULO 6. A maturidade infantil
(DE 9 A 12 ANOS APROXIMADAMENTE) 141
Caracterização do estágio 141
A conclusão da inteligência infantil 144
A vida social: a turma 148
A moral da criança mais velha 156
A vida social: o adulto e a família 157
A autodeterminação e a vontade160
O eu interior e a espera 164
O fim da infância 166
Referências bibliográficas 169
Edição: 1ª Número de páginas: 112 Data de Publicação: 28/01/2010 Autor: Vicente de P. Faleiros / Altair M.L. Loureiro / Maria Aparecida Penso (Orgs.) Editora: Roca
R$90,00
ou 2x R$47,03
Edição: 1ª Número de páginas: 154 Data de Publicação: 17/06/2015 Autor: SONIA PIRES Editora: BIBLIOTECA 24 HORAS
Autor: Betty Carter , Monica McGoldrick Editora: Artmed Ano: 1995 Reimpressão: 2011 Número de páginas: 512 Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento
R$169,99
ou 2x R$88,82
O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais