Autor: INES LOUREIRO
Editora: ESCUTA
Ano: 2002
Número de páginas: 367
Categoria principal: Psicanálise, arte e cultura
até 2x de R$45,15 sem juros
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Apresentação, Luís Cláudio Figueiredo ................................................ 11
Introdução Geral .................................................................................... 15
Primeira Parte
Psicanálise e Romantismo: a tradição crítica
Introdução....................................... ...................... 23
1. Freud lui-même: madeiras diferentes ................................................ 29
2. Um romantismo tornado científico ..................................................... 33
3. Freud é romântico, a psicanálise não........................................... 39
4. Dois exemplos da produção contemporânea .................................... 45
O trampolim ....................................................... ................................... 46
Temáticas românticas............................................................................ 50
5. Fermento da obra é do inconsciente Freudiano ................................ 55
Conclusão da Primeira Parte ................................................................. 71
Segunda Parte
Sobre o Romantismo
Introdução ............................................................................ 77
Não apenas, mas em vez disso .......................................................... 77
Uma Babel terminológica ...................................................................... 83
Selecionando os comentadores ............................................................ 89
1. Figuras do Romantismo .................................................................... 93
A impossibilidade .................................................................................. 93
A busca de traços característicos .......................................... 96
As definições por contraste ............................................... 106
O Iluminismo ........................................................................................ 108
O Classicismo ...................................................................................... 117
O conceito ............................................................................... 129
2. Por uma outra figura: o Romantismo como estilo ............................ 143
Por que não definir ............................................................ 143
A noção de estilo ............................................................... 148
Algumas convenções importantes ..........................................155
3. O estilo romântico ............................................................................ 161
A situação alemã ................................................................................. 162
Contexto sócio- político- econômico ........................................ 163
Contexto cultural ...................................................................... 169
A atmosfera religiosa .......................................................... 170
Aufklärung, Sturm und Drang e Classicismo de Weimar ..................... 173
Os diferentes agrupamentos românticos ............................ 181
Em busca da unidade perdida ............................................................. 192
O Romantismo alemão como resposta à crise Instaurada pela filosofia kantiana ........................................................ 199
Um ingrediente fundamental do estilo romântico: a ironia ................... 211
A noção de ironia ................................................................ 211
Uma leitura da ironia em F. Schlegel: reflexão e utopia ...................... 215
A ironia como a mais radical exploração do paradoxo romântico ..... 221
Uma figuração do paradoxo romântico-irônico: a pintura de paisagem ....................... 226
Terceira Parte
Freud e o estilo romântico
Introdução ........................................................................................... 237
Estratégia de trabalho ........................................................................ 237
Desfazendo equívocos: primeiros ganhos da noção de estilo romântico ...................................... 240
1. A escrita de Freud e o estilo romântico .......................................... 251
2. Em torno da psicanálise como ciência natural ............................... 263
Monismo/dualismo em Freud ............................................................. 264
Alguns antecedentes epistemológicos ............................................... 264
Uma questão de diferença ................................................................. 269
O desprezo pela diferença: o misticismo ........................................... 280
Agnosticismo: a aceitação dos limites do conhecimento ................... 284
Um lugar para a especulação ............................................................ 288
O interesse pelo ocultismo .................................................. 293
Ciência da natureza versus visões de mundo ................................... 297
Duas demarcações com a Filosofia ................................................... 306
3, A guerra das ilusões ...................................................................... 313
A denúncia de certas ilusões românticas .......................................... 316
O aperfeiçoamento através da Bildung ............................................ 320
Imortalidade, infinitude ..................................................................... 329
O Iluminismo sombrio ....................................................................... 344
Considerações finais ........................................................................ 351
Referências bibliográficas ................................................................ 357