O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 3ª EDIÇÃO

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA - 3ª EDIÇÃO

Código: 9788539300044

Marca: UNESP


Org.: Dante Moreira Leite

Editora: Unesp

Ano: 2010 - 3ª edição

Número de páginas: 404

Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento



De: R$78,00
Por: R$54,60
Economia de R$23,40

até 2x de R$27,30 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

Prefácio 13
Parte 1
A criança e a vida social
Introdução 17

1 DANTE MOREIRA LEITE: A criança na família contemporânea 21
O amor romântico e a família 23
Pois e filhos 34
As relações entre irmãos 42
A família e o mundo externo 43
Perspectivas atuais 48
Referências bibliográficos 50

2 IVY PINCH&ECK e MARGARET HEWITT: A criança numa sociedade em mudança 53
Referências bibliográficas 71

3 HERBERT BALDUS: Ciclo de vida dos tapirapé 73
Nascimento 73
Infância 78
Passbgem para o maioridade 85
Referências bibliográficos 90

4 RAUL POMPEIA: Um menino vai para a escola 93

Parte 2
Interpretações globais do desenvolvimento
Introdução 99

5 DANTE MOREIRA LEITE: Psicologia da criança: história e principais campos de estudo 109
Rousseou: a descoberta da infância e da inocência 112
Freud: a infância como paraíso perdido 114
As influências intelectuais 115
As teorias 132
Os campos de estudo 134
Referências bibliográficas 136

6 JOHN B. WATSON e ARTHUR W. STAATS: A teoria
comportamentista do desenvolvimento 139
A tese apresentada 139
O argumento e sua defesa 140
A resposta do psicólogo geneticista 142
Será que os traços mentais são herdados? 144
Diferenças em estrutura e diferenças em instrução inicial
explicam todas as diferenças em comportamento posterior 146
A conclusão que tiramos 149
Comportamentismo contemporâneo 153
Comportamento inteligente 158
Comportamentos em teste de inteligência, considerados aprendidos 162
Consequências da interpretação de comportamento em teste por meio de aprendizagem 163
Referências bibliográficas 164

7 DAVID RAPAPORT: A psicanálise como uma psicologia do desenvolvimento 165
O conceito de impulso como o núcleo da teoria de desenvolvimento
de Freud 168
A natureza do impulso instintivo e sua relação com a experiência 178
O desenvolvimento de pensamento 189
Conclusão 205
Referências bibliográficas 206

8 HEINZ W ERNER: O mundo visto pela criança 215
O caráter geral do mundo da criança 215
As esferas da realidade da criança 221
Referências bibliográficas 234

9 ROBERT W WHITE: Consequências das experiências infantis 237
Referências bibliográficas 244

Parte 3
O desenvolvimento intelectual da criança
Introdução 247

10 JEAN PIAGET: Os estádios de desenvolvimento intelectual
da criança e do adolescente 251
O período da inteligência sensório-motora 255
O período de preparação e organização das operoçães
concretas de classes, relações e números 257
O subperíodo de representações pré-operatórias 257
Passo agora ao subperíodo de operações concretas 258
O período de operações formais 259

11LEWIS M. TERMAN e MAUD A. MERRILL: A organização do
teste Stanford-Binet de inteligência 263
A primeira revisão - 1916 263
A revisão de 1937: um teste de tipo Binet 267
A terceiro revisão, 1960 273
Referências bibliográficas 298

12 J. W GETZELS e P. W]ACKSON: O jovem muito inteligente e o jovem muito criativo 299
O problema 301
Identificação dos grupos experimentais: sujeitos, instrumentos, processos 302
Discussão 313
Referências bibliográficas 315

Parte 4
O desenvolvimento emocional da criança
Introdução 19

13 JOHN E. ANDERSON: Desenvolvimento das respostas emocionais 323
A diferenciação de emoção 324
Mudanças no número de objetos que provocam emoção 326
Mudanças de desenvolvimento ou relaçães de fase 327
O peso relativo de várias emoções 330
Mudanças com cultura e pressão social 331
Mudanças temporais nas pressões 332
A maturidade e a maior sutileza do adulto 335
Sumário e interpretação 337
Referências bibliográficas 339

14 ROGER G. BARKER: Triunfo e fracasso na sala de aula 341
Referências bibliográficas 348

15 DANTE MOREIRA LEITE: Análise de conteúdo dos livros de
leitura da escola primária 349
A leitura como expressão 350
Literatura e situações de tensão 356
A literatura como processo de aprendizagem 358
As características gerais dos livros de leitura 361
As categorias de análise 364
O processo de análise 364
Características gerais dos livros de leitura 368
O aspecto formal dos livros de leituro 372
As diferenças entre os livros 372
Observações finais 374
Referências bibliográficas 374

Parte 5
Deficiência no desenvolvimento

16 DANTE MOREIRA LEITE: A criança retardada 379
Desenvolvimento normal e anormal 379
Variação do conceito de retardamento 387
Níveis de retardamento 392
Tratamento e prevenção 395
Referências bibliográficas 396
Índice onomástico 399



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento