Autor: JEAN PIAGET
Editora: SUMMUS
Ano: 1994
Número de páginas: 302
Categoria principal: Psicologia do Desenvolvimento
até 2x de R$26,65 sem juros
Compartilhe
Prefácio à edição brasileira 7
Advertência 21
1 - AS REGRAS DO JOGO 23
1. As regras do jogo de bolinhas 25
2. O interrogatório e os resultados gerais 31
3. A prática das regras:
I. Os dois primeiros estágios 35
4. A prática das regras:
II. O terceiro e o quarto estágios 44
5. A consciência da regra:
I. Os dois primeiros estágios 50
6. A consciência da regra:
II. O terceiro estágio 60
7. Um jogo de meninas: pique 69
8. Conclusões: I. A regra motora e os dois respeitos 74
9. Conclusões: II. Respeito pelo grupo ou respeito pelas pessoas
Procura de uma hipótese diretriz 86
2 - A COAÇÃO ADULTA E O REALISMO MORAL, 92
1. Do método, 94
2. A responsabilidade objetiva: I. Os desajeitamentos e o roubo 101
3. A responsabilidade objetiva: II. A mentira 113
4. A mentira e os dois respeitos 130
5. Conclusão. O realismo moral 139
Conclusão geral 154
3 - A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE JUSTIÇA, 156
1. O problema da sanção e da justiça retributiva, 157
2. A responsabilidade coletiva e comunicável, 180
3. A justiça imanente, 192
4. Justiça retributiva e justiça distributiva, 200
5. Igualdade e autoridade, 209
6. A justiça entre crianças, 222
7. Conclusão: a noção de justiça, 235
4 - AS DUAS MORAIS DA CRIANÇA E OS TIPOS DE RELAÇÕES SOCIAIS, 244
1. As teses de Durkheim e de Fauconnet sobre a responsabilidade 245
2. A doutrina da autoridade moral segundo Durkheim:
I. Introdução, 254
3. A doutrina da autoridade moral segundo Durkheim:
II. A educação moral, 263
4. A teoria de Pierre Bovet, 277
5. O ponto de vista de J. M. Baldwin, 287
6. Conclusão, 294