O PENSAMENTO CLÍNICO EM DIAGNÓSTICO DA PERSONALIDADE

O PENSAMENTO CLÍNICO EM DIAGNÓSTICO DA PERSONALIDADE

Código: 9788575853405

Marca: Vetor


Autor: WALTER TRINCA
Editora: VETOR
Ano: 2010
Número de páginas: 230
Categoria principal: Psicodiagnóstico


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Como se pensa em psicologia clínica? Será que se realiza um pensamento válido e adequado aos fatos? Como se pode descrever as formas pelas quais se pensa clinicamente? E as formas existentes que ainda não se utiliza nas atividades? Essas e outras questões são tratadas neste livro que se ocupa das formas pelas quais o pensamento se norteia do buscar suas formulações clínicas.

Prefácio.................................................................................. ...... 9

Introdução .................................................................................. 13

l. Apresentação das formas de pensamentos clínicos......... 17

2. Apreensão de objeto presente, dado..................................... 33

3. Identificação de objetos semelhantes aos da experiência anterior.................................................................................. 41

4. Analogia entre partes constituintes de um mesmo objeto.......... 49

5. Pensamento classificatório ................................................... 57

6. Recorrência à teoria.............................................................. 69

7. Dedução............................................................................... .. 83

8. Prova de hipôtese.................................................................. 93

9. Denominador comum............................................................ 103

10. Pistas indicativas da solução................................................ 111

11. Articulação das partes entre si............................................. 119

12. Exclusão das alternativas menos verossímeis em um
processo de tentativas........................................................... 131

13. Visão simultânea de conjunto............................................... 143

14. Fechamento........................................................................... 157

16. Imagens intuitivas ................................................................ 169

17. O sentir, em contexto mais abrangente............................... 191

18. Insight................................................................................... 205


Implicações e conclusões............................................................. 211

Referências bibliográficas........................................................... 221

Sobre o autor............................................................................... 229
 



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