Autor: Michel Perraudeau
Tradução: Luísa Baptista
Editora: Instituto Piaget
Ano: 1996
Nº de páginas: 237
Categoria principal: PIAGET
até 2x de R$21,00 sem juros
Compartilhe
ÍNDICE
Introdução 11
PRIMEIRA PARTE
PIAGET, ALGUNS PONTOS DE REFERÊNCIA
Referências biográficas 17
Anos de juventude (1896-1919) 17
Primeiros trabalhos (1920-1932) 19
As fontes da inteligência (1932-1945) 20
O pensamento operatório (1941-1951) 22
A epistemologia genética (a partir de 1950) 24
Piaget é legível 29
Um pensamento deformado 35
SEGUNDA PARTE
PIAGET, CONSTRUTOR DE SISTEMA
O construtivismo 45
Definições 45
Elementos de discussão 48
Construtivismo e filosofia 48
Construtivismo e inatismo 51
Consequências práticas 53
A epistemologia 57
Definições 57
Elementos de discussão (o debate com o positivismo) 61
Consequências práticas 65
A linguagem 67
Definições 67
Elementos de discussão (o debate com Henri Wallon) 72
Consequências práticas 76
Os estádios de desenvolvimento 81
A inteligência da criança 81
As teorias dos estádios do desenvolvimento 86
O conceito de estádio na epistemologia de jean Piaget 87
O conceito de estádio na psicanálise freudiana 98
O conceito de estádio na psicologia de Henri Wallon 102
Perspectivação das três teorias 105
TERCEIRA PARTE
PIAGET, PRODUTOR DE PENSAMENTO
Interacção e aprendizagem 115
Definições 115
Desenvolvimentos pedagógicos 122
O inconsciente cognitivo e o disfuncionamento operatório 135
O inconsciente cognitivo 136
O disfuncionamento cognitivo e a compensação 144
A construção do tempo e do espaço 153
O tempo 154
Construção 154
Consequências práticas 159
O espaço 161
Construção 161
Consequências práticas 169
A construção da lógica 177
Definições 178
Elementos de discussão 184
Poderá a escola favorecer a construção da lógica? 187
Aprendizagem e teoria piagetiana 188
Actividades que favorecem a construção de esquemas
lógicos 192
Conclusão 199
Glossário 203
Bibliografia 229