PIAGET HOJE - RESPOSTAS A UMA CONTROVÉRSIA

PIAGET HOJE - RESPOSTAS A UMA CONTROVÉRSIA

Código: 9789727710324


Autor: Michel Perraudeau
Tradução: Luísa Baptista
Editora: Instituto Piaget
Ano: 1996
Nº de páginas: 237
Categoria principal: PIAGET

leia mais

De: R$59,99
Por: R$35,99
Economia de R$24,00

até 2x de R$18,00 sem juros

3 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

A obra de Piaget é considerável. Nesta obra o autor propõe-se responder às grandes questões que constituem debate (epistemologia genética, construtivismo, desenvolvimento da linguagem, estádios de desenvolvimento) e oferecer aos estudantes uma leitura atualizada do pensamento piagetiano numa perspectiva pedagógica.
Algumas citações pontuam a sua reflexão. Proposições de caminhos possíveis a explorar para cada um dos três ciclos da escolaridade obrigatória dão um esclarecimento concreto e moderno à obra de Piaget.
Um glossário detalhado permite ao leitor compreender ou recordar os conceitos essenciais da epistemologia construtivista. As noções mais importantes são ilustradas no seu contexto didático.

ÍNDICE

Introdução 11
PRIMEIRA PARTE
PIAGET, ALGUNS PONTOS DE REFERÊNCIA

Referências biográficas 17
Anos de juventude (1896-1919) 17
Primeiros trabalhos (1920-1932) 19
As fontes da inteligência (1932-1945) 20
O pensamento operatório (1941-1951) 22
A epistemologia genética (a partir de 1950) 24

Piaget é legível 29
Um pensamento deformado 35

SEGUNDA PARTE
PIAGET, CONSTRUTOR DE SISTEMA
O construtivismo 45
Definições 45
Elementos de discussão 48
Construtivismo e filosofia 48
Construtivismo e inatismo 51

Consequências práticas 53

A epistemologia 57
Definições 57
Elementos de discussão (o debate com o positivismo) 61
Consequências práticas 65

A linguagem 67
Definições 67
Elementos de discussão (o debate com Henri Wallon) 72
Consequências práticas 76

Os estádios de desenvolvimento 81
A inteligência da criança 81
As teorias dos estádios do desenvolvimento 86
O conceito de estádio na epistemologia de jean Piaget 87
O conceito de estádio na psicanálise freudiana 98
O conceito de estádio na psicologia de Henri Wallon 102
Perspectivação das três teorias 105

TERCEIRA PARTE
PIAGET, PRODUTOR DE PENSAMENTO
Interacção e aprendizagem 115
Definições 115
Desenvolvimentos pedagógicos 122

O inconsciente cognitivo e o disfuncionamento operatório 135
O inconsciente cognitivo 136
O disfuncionamento cognitivo e a compensação 144

A construção do tempo e do espaço 153
O tempo 154
Construção 154
Consequências práticas 159

O espaço 161
Construção 161
Consequências práticas 169

A construção da lógica 177
Definições 178
Elementos de discussão 184
Poderá a escola favorecer a construção da lógica? 187
Aprendizagem e teoria piagetiana 188
Actividades que favorecem a construção de esquemas
lógicos 192

Conclusão 199
Glossário 203
Bibliografia 229



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento