Autor: LAURO DE OLIVEIRA LIMA
Editora: SUMMUS
Ano: 1980
Número de páginas: 284
Categoria principal: PIAGET
até 2x de R$28,27 sem juros
Compartilhe
Prefácio .................................................... 9
Explicação: Para que mais uma interpretação de Piaget? ... 11
Furacão nas velhas estruturas do estabelecimento acadêmico: JAccuse! 13
Aprendizagem da democracia: educação moral e cívica ..... 17
Piaget muda o paradigma das ciências do homem .......... 21
Violência como resposta à frustração ...................... 30
Possibilidades combinatôrias do comportamento ............ 33
Transformação do físico-químico em bioquímico e do neuroquímico em psicossociológico (função semiôtica): continuidade construtivista da fenomenologia ............... 38
Marx era piagetiano ou Piaget é marxista? ................ 42
As rãs que queriam um rei ................................ 45
O desenvolvimento da inteligência tende para uma estruturação lógico-matemática 49
Como se cria um dragão: a criatividade como exercício da inteligência ..................... 53
A anormalidade da tromba do elefante e o medo que a mediocridade tem da inteligência ............ 58
A visão elástica do mundo topológico das crianças (geometrização) ............................................. 65
Só se ama o que se conhece ................................ 68
Desenvolvimento mental e equilíbrio afetivo ................ 72
A consciência moral e o espirito cívico segundo Jean Piaget 77
O coelho que virou repolho ................................. 89
De Rousseau a Piaget, tudo o que é a criança .............. 100
Axiomática de uma pedagogia piagetiana ................... 106
O lúdico e o utilitário (o jogo e a técnica) .................. 114
Piaget, mal-amado dos psicôlogos (brasileiros) ............. 120
Uma escola piagetiana ...................................... 128
De Skinner a Piaget ........................................ 134
O homem que enganou o cão ................................ 145
O homem que calculava ................................... 153
A violência institucional e a aprendizagem da agressão .... 163
Inteligência sensório-motora ................................. 198
O pensamento simbólico: nascimento da imagem e da representação mental ................................ 202
Inteligência intuitiva: A inteligência geral ou natural da humanidade ............................................. 209
Construção e organização das coisas e do universo ......... 213
Pensamento abstrato: libertação para as hipóteses e para todos os possíveis ........................................ 220
Interdisciplinaridade - Epistemologia genética ............. 232
Você fala porque pensa (não pensa porque fala) - a aprendizagem da linguagem e a linguagem como instrumento de .aprendizagem ............................... 257
APÊNDICE
Inteligência, assunto ainda cheio de dúvidas (J. Reis) ....... 273
Piaget - Revolução intelectual talvez comparável à de Freud (J. Reis) ......................................... 279