Autor: Clara Regina Rappaport, Wagner da Rocha Fiori e Cláudia Davis
Editora: EPU
Ano: 2019
Coleção: Psic. do Desenvolvimento
Nº de páginas: 92
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento
Compartilhe
Prefácio ............................................. IX
Capítulo l - Introdução ............................... l
1.1 O que é a Psicologia do Desenvolvimento ............ l
1. 2 Bibliografia ................................... 9
Capítulo 2 - Modelo psicanalítico (Wagner da Rocha Fiori) ... 11
2. l Freud e a Psicanálise - o trabalho inicial .......... 11
2.2 Consciente e inconsciente - o modelo topolôgico .... 14
2.3 Resistência e repressão .......................... 17
2.4 As estruturas dinâmicas da personalidade ........... 20
2.4.1 O Id ........................................ 20
2.4.2 O Ego ....................................... 25
2.4.3 O Superego ................................... 28
2.5 Mecanismos de defesa ........................... 29
2.5.1 Repressão .................................... 30
2.5.2 Divisão ou cisão ............................... 30
2.5.3 Negação ou negação da realidade ................. 30
2.5.4 Projeção ..................................... 31
2.5.5 Racionalização .................... ........... 31
2.5.6 Formação reativa .............................. 31
2.5.7 Identificação ..... .... ....................... 32
2.5.8 Regressão .................................... 32
2.5.9 Isolamento ................................... 32
2.5.10 Deslocamento ................................. 33
2.5.11 Sublimação ................................... 33
2.6 Sexualidade e libido ............................ 33
2.7 Fases de desenvolvimento ....................... 35
2.7.1 Fase oral ..................................... 35
2.7.2 Fase anal ..................................... 38
2.7.3 Fase fálica .................................... 41
2.7.4 Período de latência ............................ 44
2.7.5 Fase genital ................................... 45
2.8 A formação de sintomas ......................... 46
2.8.1 Os atos falhos ou parapraxias .................... 46
2.8.2 Os sonhos e o simbolismo ....................... 47
2.8.3 Neurose e sintomas ............................. 49
2.9 Leituras recomendadas .......................... 50
Capítulo 3 - Modelo piagetiano (Cla¿-a Regina Rappaport) . . 51
3.l Introdução .................................... 51
3 .2 Alguns conceitos fundamentais .................... 55
3.2.1 Hereditariedade ................................ 55
3.2.2 Adaptação .................................. 56
3.2.3 Esquema ..................................... 58
3.2.4 Equilíbrio ..................................... 61
3.3 Características gerais dos principais períodos de desenvolvimento .................................... 63
3.3.1 Período sensôrio-motor (0-24 meses) ............... 66
3.2.3 Período pré-operacional (2-7 anos) ................. 68
3.3.3 Período das operações concretas (7-11, 12 anos) ...... 72
3.3.4 Período das operações formais (12 anos em diante) ... 74
3.4 Bibliografia ................................... 75
Capítulo 4 - Modelo da aprendizagem social (Cláudia Davis) . . 76
4. l Aprendizagem social ............................ 77
4.2 Aprendizagem e expectativas ...................... 79
4.3 Aquisição e desempenho: uma distinção necessária .... 80
4.3.1 Aprendizagem por observação: aquisição versus desempenho ........................................ 82
4.4 Desenvolvimento da personalidade segundo a visão da teoria da aprendizagem social ... 85
4.5 Variáveis cognitivas e sua influência no comportamento . 87
4.6 Resumo e conclusão ............................ 88
4.7 Bibliografia ................................... 90
Capítulo 5 - Conclusão ................................ 91