PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO CONCEITOS FUNDAMENTAIS - VOL. 1

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO CONCEITOS FUNDAMENTAIS - VOL. 1

Código: 8512646101

Marca: E.P.U.


Autor: Clara Regina Rappaport, Wagner da Rocha Fiori e Cláudia Davis
Editora: EPU
Ano: 2019
Coleção: Psic. do Desenvolvimento
Nº de páginas: 92
Categoria Principal: Psicologia do Desenvolvimento

leia mais

R$14,90

até 2x de R$7,78

Compre com segurança

Compartilhe

Este livro apresenta de forma clara, sucinta e despretensiosa os conceitos básicos referentes ao estudo científico do desenvolvimento humano à luz de três abordagens diferentes. A primeira delas deriva-se do modelo psicanalítico e se refere basicamente ao desenvolvimento emocional da criança. A segunda apresenta uma noção do desenvolvimento cognitivo tal como é visto por Piaget. E finalmente a terceira mostra a posição atual dos teóricos da aprendizagem social em face ao estudo científico da criança e do adolescente.
A obra é valiosa para todos aqueles que se iniciam no campo da Psicologia do Desenvolvimento: estudantes de Psicologia, Pedagogia, Pediatria e áreas afins, bem como aqueles que desejam rever e sintetizar conhecimentos anteriormente adquiridos: médicos, assistentes sociais, professores, etc. Os autores, com experiência, tanto no magistério superior como na pesquisa e na prática da Psicologia da Criança e do Adolescente, contribuem para o aprimoramento deste campo de estudos no Brasil, num momento em que o conhecimento da criança se torna premente para possibilitar uma ação social adequada, tanto na prevenção como no tratamento dos mais variados problemas da infância.

Prefácio ............................................. IX

Capítulo l - Introdução ............................... l

1.1 O que é a Psicologia do Desenvolvimento ............ l

1. 2 Bibliografia ................................... 9

Capítulo 2 - Modelo psicanalítico (Wagner da Rocha Fiori) ... 11

2. l Freud e a Psicanálise - o trabalho inicial .......... 11

2.2 Consciente e inconsciente - o modelo topolôgico .... 14

2.3 Resistência e repressão .......................... 17

2.4 As estruturas dinâmicas da personalidade ........... 20

2.4.1 O Id ........................................ 20

2.4.2 O Ego ....................................... 25

2.4.3 O Superego ................................... 28

2.5 Mecanismos de defesa ........................... 29

2.5.1 Repressão .................................... 30

2.5.2 Divisão ou cisão ............................... 30

2.5.3 Negação ou negação da realidade ................. 30

2.5.4 Projeção ..................................... 31

2.5.5 Racionalização .................... ........... 31

2.5.6 Formação reativa .............................. 31

2.5.7 Identificação ..... .... ....................... 32

2.5.8 Regressão .................................... 32

2.5.9 Isolamento ................................... 32

2.5.10 Deslocamento ................................. 33

2.5.11 Sublimação ................................... 33

2.6 Sexualidade e libido ............................ 33

2.7 Fases de desenvolvimento ....................... 35

2.7.1 Fase oral ..................................... 35

2.7.2 Fase anal ..................................... 38

2.7.3 Fase fálica .................................... 41

2.7.4 Período de latência ............................ 44

2.7.5 Fase genital ................................... 45

2.8 A formação de sintomas ......................... 46

2.8.1 Os atos falhos ou parapraxias .................... 46

2.8.2 Os sonhos e o simbolismo ....................... 47

2.8.3 Neurose e sintomas ............................. 49

2.9 Leituras recomendadas .......................... 50

Capítulo 3 - Modelo piagetiano (Cla¿-a Regina Rappaport) . . 51

3.l Introdução .................................... 51

3 .2 Alguns conceitos fundamentais .................... 55

3.2.1 Hereditariedade ................................ 55

3.2.2 Adaptação .................................. 56

3.2.3 Esquema ..................................... 58

3.2.4 Equilíbrio ..................................... 61

3.3 Características gerais dos principais períodos de desenvolvimento .................................... 63

3.3.1 Período sensôrio-motor (0-24 meses) ............... 66

3.2.3 Período pré-operacional (2-7 anos) ................. 68

3.3.3 Período das operações concretas (7-11, 12 anos) ...... 72

3.3.4 Período das operações formais (12 anos em diante) ... 74

3.4 Bibliografia ................................... 75

Capítulo 4 - Modelo da aprendizagem social (Cláudia Davis) . . 76

4. l Aprendizagem social ............................ 77

4.2 Aprendizagem e expectativas ...................... 79

4.3 Aquisição e desempenho: uma distinção necessária .... 80

4.3.1 Aprendizagem por observação: aquisição versus desempenho ........................................ 82

4.4 Desenvolvimento da personalidade segundo a visão da teoria da aprendizagem social ... 85

4.5 Variáveis cognitivas e sua influência no comportamento . 87

4.6 Resumo e conclusão ............................ 88

4.7 Bibliografia ................................... 90

Capítulo 5 - Conclusão ................................ 91



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento