Atualmente, diante do acelerado desenvolvimento tecnológico, temos encontrado diversos desafios que colocam em xeque os tradicionais modelos de gestão de pessoas existentes nas organizações. Enquanto que em determinados setores privados tal tipo de adaptação está sendo bem sucedido, na maior parte das organizações públicas, há uma dificuldade bem maior para isso, em decorrência principalmente da rigidez de sua estrutura hierárquica e da sua cultura organizacional.
O objetivo desse livro é apresentar ao leitor algumas formas de gestão difundidas na atualidade, entre elas, a gestão por competência, sem deixar de mencionar os seus limites, relacionados ao próprio momento histórico em que estamos vivendo, marcado, em muitos aspectos, por uma frieza das relações pessoais. Discutir a ideia de que eficiência profissional não deva significar sacrifício da qualidade de vidas das pessoas. Desmitificar a concepção de que o trabalho deva estar totalmente desvinculado do ócio.
O livro também menciona alguns conflitos profissionais comuns que podem surgir em setores do judiciário, bem como práticas psicológicas para administrá-las de maneira eficiente.
SUMÁRIO
PREFÁCIO 7
INTRODUÇÃO 11
CAPÍTULO 1
ASPECTOS GERAIS DA GESTÃO DE PESSOAS 15
CAPÍTULO 2
AS INÚMERAS FACES DO GESTOR 35
CAPÍTULO 3
GESTÃO POR COMPETÊNCIA: um panorama das diferenças entre o judiciário e o privado 49
CAPÍTULO 4
A LIDERANÇA E A FORMAÇÃO DE EQUIPES 63
CAPÍTULO 5
OS CONFLITOS E O PAPEL DAS EMOÇÕES NA ORGANIZAÇÃO 87
CAPÍTULO 6
TÉCNICAS DE GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES JUDICIÁRIAS 99
CAPÍTULO 7
A IMPORTÂNCIA DO ÓCIO CRIATIVO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO 109
REFERÊNCIAS 121
ANEXOS 125