PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA

PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA


Autor: Jean E. Dumas

Tradução: Fátima Murad

Editora: Artmed

Ano: 2011 - 3ª Edição

Nº páginas: 640

Categoria Principal: Psicopatologia



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Apresenta as psicopatologias mais frequentes na infância e na adolescência. A obra discute psicopatologias frequentes: retardo mental ou deficiência intelectual, transtornos invasivos de desenvolvimento, esquizofrenia, transtornos de comunicação e de aprendizagem, hipercinético ou de déficit de atenção/hiperatividade, de comportamento, humor, ansiedade, alimentação e de condutas alimentares e do controle esfincteriano e tiques.

Os estudos trazem resumo completo dos conhecimentos científicos disponíveis sobre os transtornos psicológicos da infância e da adolescência (resultados de pesquisas biológicas, psicológicas, familiares, sociais e culturais) e faz abordagem detalhada e crítica da literatura.

1. Uma abordagem descritiva, desenvolvi mental e relacional 13
O normal e o patológico 14
Um campo em plena expansão 17
A evolução dos conhecimentos 20
Mudanças recentes 25
Os transtornos psicopatológicos: categorias, dimensões e construção social 34
Orientação da obra 37
Conclusões 53

2. O retardo mental ou a deficiência intelectual 57
O continuum de funcionamento intelectual e adaptativo 58
Apanhado histórico 60
Considerações diagnósticas e desenvolvi mentais 65
As diferentes manifestações do retardo mental 70
Conclusões 91

3. Transtornos invasivos de desenvolvimento 97
Quatro transtornos que perturbam o desenvolvimento 98
O autismo 98
A síndrome de Asperger 120
A síndrome de Rett 125
O transtorno desintegrativo da infância 129
Conclusões 133

4. A esquizofrenia 138
Um campo complexo e indefinido 139
Apanhado histórico 140
Considerações diagnósticas e desenvolvi mentais 144
O transtorno 147
Conclusões 178

5. Os transtornos de comunicação e de aprendizagem 183
Transtornos específicos de desenvolvimento 184
Apanhado histórico 185
Considerações diagnósticas e desenvolvimentais 189
Os transtornos de comunicação 191
Os transtornos de leitura, de expressão escrita e de cálculo 195
Conclusões 221

6. O transtorno hipercinético ou transtorno de déficit de atenção/hiperatividade 226
A aprendizagem da ação, da inação e da reflexão 227
Apanhado histórico 228
Considerações diagnósticas e desenvolvi mentais 232
O transtorno 236
Conclusões 266

7. Os transtornos de comportamento 272
Dois transtornos de comportamento social 273
Apanhado histórico 274
Considerações diagnósticas e desenvolvimentais 277
O transtorno oposicional desafiante e o transtorno de conduta 284
Conclusões 329

8. Os transtornos de humor 335
Quando a aflição e o desespero substituem a alegria de viver da infância 336
Apanhado histórico 337
Considerações diagnósticas e desenvolvi mentais 339
Os diferentes transtornos de humor 342
Conclusões 382

9. Os transtornos de ansiedade 388
Quando o medo e a angústia tornam-se patológicos 389
Apanhado histórico 392
Considerações diagnósticas e desenvolvi mentais 394
Os diferentes transtornos 397
Conclusões 442

10. Os transtornos de alimentação e de condutas alimentares 447
Alterações na dieta alimentar 448
Os transtornos de alimentação da infância 448
A obesidade 456
Os transtornos alimentares da adolescência 459
Conclusões 485

11. Os transtornos do controle esfincteriano 490
O asseio: uma aprendizagem essencial 491
Apanhado histórico 492
Considerações diagnósticas e desenvolvi mentais 492
A enurese e a encoprese 494
Conclusões 512

12. Os tiques 516
Quando a criança domina mal os movimentos ou as vocalizações 516
A síndrome de Gilles de Ia Tourette 518
O tique motor ou vocal crônico e o tique transitório 533
Conclusões 535

Conclusão 539
Glossário 542
Referências 556
Índice onomástico 622
Índice remissivo 632



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