O CORAÇÃO PENSANTE - TRÊS NÍVEIS DE TERAPIA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O CORAÇÃO PENSANTE - TRÊS NÍVEIS DE TERAPIA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Código: 9786555060607

Marca: Blucher


Autor: Anne Alvarez
Tradução: Tania Mara Zalcberg
Revisão técnica: Liana Pinto Chaves
Editora: Blucher
Ano: 2021
Número de páginas: 392
Categoria Principal: Clínica da Infância e da Adolescência


R$110,00

até 2x de R$55,00 sem juros

2 unidades em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

O coração pensante é a continuação natural de Companhia viva, o livro altamente influente e agora clássico de Anne Alvarez sobre o trabalho com crianças vítimas de distúrbios e sofrimentos severos. Com base em sua experiência de mais de cinquenta anos como psicoterapeuta de crianças e adolescentes, Alvarez usa exemplos clínicos detalhados e explora os motivos pelos quais uma perspectiva terapêutica pode funcionar em detrimento de outra.

A autora identifica três níveis diferentes de trabalho analítico e comunicação: o nível explicativo (o "por quê-porquê"), o nível descritivo (o "o quê") e o nível de vitalização intensificado (o ganho de acesso ao próprio sentir por crianças com dissociação crônica, apatia decorrente de desespero ou autismo "não atraído").

O livro será útil a psicoterapeutas, psicanalistas, psicólogos clínicos e educacionais, psiquiatras infantis, assistentes sociais, professores de crianças com necessidades especiais e cuidadores de crianças com distúrbios.

Prefácio; 7

Introdução; 11

 

1. Níveis de trabalho terapêutico e níveis de patologia: o trabalho de calibragem; 23


Parte I. Condições de nível explicativo

2. Condições emocionais para o desenvolvimento do pensar em dois trilhos [two-tracked thinking]: a sensação de ser agente e a sensação de abundância; 59

3. Obstruções e desenvolvimento para pensar em sequência: ligações entre fantasia, pensar e caminhar; 83

4. Fazendo ligações e fazendo tempo: passos para descompressão de pensamentos e criação de vínculos entre pensamentos; 105
 

Parte II. Condições de nível descritivo

5. O papel igual da satisfação e da frustração no desenvolvimento do senso de realidade; 125

6. Imperativos morais e correções no trabalho com crianças atormentadas e desesperadas: desejos ou necessidades?; 145

7. Malignidade sem motivo: problemas da psicoterapia de pacientes com características psicopáticas; 167

8. Questões de narcisismo, autoestima e relação com o objeto obtuso: desvalorizado ou não valorizado?; 189

9. Tipos de transferência e contratransferência sexual no trabalho com crianças e adolescentes; 215

10. Subintegrações e integrações no nível esquizoparanoide; 241
 

Parte III. Nível de vitalização intensificado

11. Brincar e imaginação: quando o brincar patológico pode exigir uma resposta mais intensa do terapeuta; 269

12. Descobrir o comprimento de onda: instrumentos na comunicação de crianças com autismo; 299

13. Outras reflexões: contratransferência, posições paranoide e esquizoide e especulações sobre paralelos com a neurociência; 319
 

Referências; 343

Apêndice; 379

Índice; 383



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento