Desde o início da psicanálise, são recorrentes as referências ao teatro. Por que essa arte sempre esteve tão no cotidiano dos analistas?
Em O teatro do inconsciente, Jean-Michel Vives defende a tese de que "a transferência põe em cena uma relação singular que cria espaço de ficção onde o analisando representa um papel, sem saber o que faz, em uma peça já escrita".
É subindo ao palco transferencial que o psicanalista conseguirá conduzir a cura. É aí que a ficção do sujeito poderá ser "não apenas posta em cena, mas também, e sobretudo, interpretada de modo que, da repetição daquilo que fracassou, brote uma modalidade inédita de ser".
- Do "teatro particular" histérico à invenção do palco da transferência.............11
- Sobre os fundamentos para destacar do palco teatral um cenário de ilusão.............43
- Personagens psicopáticos no palco: de uma estética da psicanálise.............57
- ...a uma estética da cura psicanalítica.............91
- Personagens adolescentes no palco: um amor de transferência.............117
Anexo
Reminiscências do professor Sigmund Freud.............147