Autor: THOMAS W. PHELAN
Editora: M. BOOKS
Ano: 2005
Número de páginas: 246
Categoria Principal: Psicopatologia
até 2x de R$27,65 sem juros
Sabe aquela criança que não pára um minuto e deixa pais, irmãos e professores loucos? Ela pode ser vítima de uma doença. É constrangedor, isso é inegável. O filho, tão amado e esperado, não se porta bem em lugar algum e (ou) não consegue se concentrar em nenhuma atividade por mais de alguns minutos. Shoppings, supermercados e casas de amigos são locais proibidos: o excesso de movimentação dessas crianças necessita de uma atenção constante para que não se machuquem ou não machuquem os outros. Antes de jogar a toalha e decretar: este menino não tem jeito, atenção! Ele pode ser vítima de um distúrbio que atinge cerca de 5% das crianças. E o melhor: o problema pode ser contornado. Uma criança que age desta maneira altera completamente a rotina de todos a sua volta: pais, avós, professores, amigos e outros parentes sentem-se impotentes diante de um quadro assim. E não é só: ela será um adulto com dificuldades. Mas o que fazer quando broncas, castigos, privações, conversas e conselhos são inúteis? Em um primeiro momento, o pequeno deve ser avaliado por um especialista. Caso seja diagnosticado que se trata de TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) ou de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), os principais distúrbios psicológicos em crianças é hora de tratá-lo. Tratar sim. Com medicamentos, se necessário. Pois estamos falando de uma doença que atinge, segundo estudos realizados, 5% da população infantil.
Introdução IX
PARTE I: O QUE É TDA?
1. Impacto 3
Mãe 4
Pai 5
Irmãos 5
O Casal Feliz 6
A Adorável Lunática 7
A Professora de Sorte 7
O Personagem Principal 8
O Personagem Principal: 20 Anos Depois 10
2. Sintomas 13
A. Os Critérios do DSM-IV 14
B. Outra Perspectiva: Convivendo com o TDA 17
C. TDA e Autocontrole 31
3. Escola, Casa e Amigos 35
Escola: Tipo Combinado (TDA com Hiperatividade) 35
Escola: Tipo Desatento (TDA sem Hiperatividade) 38
Lar: Tipo Combinado (TDA com Hiperatividade) 38
Lar: Tipo Desatento (TDA sem Hiperatividade) 39
Colegas: Tipo Combinado (TDA com Hiperatividade) 40
Colegas: Tipo Desatento (TDA sem Hiperatividade) 42
4. Crescendo com o TDA 43
Curso de Desenvolvimento: Tipo Combinado
(TDA com Hiperatividade) 44
Curso de Desenvolvimento: Tipo Desatento
(TDA sem Hiperatividade) 50
Conclusões? 55
5. Causas 57
Hereditariedade versus Aprendizado 57
O TDA e o Cérebro 60
O TDA e a Má-criação dos Filhos 62
O Que Não Causa o TDA? 64
6. Prevendo o Futuro 67
PARTE 11: DIAGNÓSTICO
7. Coleta de Informações 79
O Processo de Diagnóstico 80
Perguntas a Respeito do Diagnóstico 91
8. Juntando os Dados 97
Integração dos Dados 97
Co-morbidade e Distúrbios Correlatos ao TDA 101
Padrões Idiossincráticos 107
A Entrevista Pós-Diagnóstico 109
PARTE 111: TRATAMENTO
9. A Educação Acerca do TDA 113
Teste de Múltipla Escolha sobre o TDA (20 Perguntas) 114
As Respostas! 118
Mitos e Concepções Errôneas sobre o TDA 123
Terapias Controversas e Idiossincráticas 124
10. Aconselhamento Psicológico 131
Aconselhamento para Crianças com TDA 131
Aconselhamento para os Pais 133
Aconselhamento Conjugal 137
11. Administração do Comportamento: 2-12 Anos 141
Pensando TOA: As Crianças com TOA Não São
Adultos em Miniatura 142
As Regras do Método Sem Conversa, Sem Emoção 144
As Duas Categorias de Comportamento:
O Comece e o Pare 145
O Método 1-2-3 para Comportamentos Irritantes 146
Táticas para os Comportamentos Comece 148
Medicação 151
12. Administração de Comportamentos: Adolescentes 155
Você Vem Primeiro 156
Que Tipo de Adolescente Você Tem? 157
Como É Seu Relacionamento com Seu
Adolescente com TOA? 158
Qual é a Gravidade do Problema? 159
Os Quatro Pecados Cardeais 160
Os Quatro Papéis dos Pais 161
Como Não Discutir 165
13. Treinamentos de Autocontrole e Habilidades Sociais 169
Treinamento de Habilidades Sociais 172
O Futuro 174
14. Trabalhando com a Escola 181
Diretrizes para uma Parceria Eficaz Casa-Escola 182
Quando Seu Filho Estiver Sendo Avaliado
para o Diagnóstico de TOA 185
Uma Vez Que o Diagnóstico É Feito 185
Transições de um Ano Escolar para Outro 186
Enfatize os Pontos Fortes! 188
15. Gerenciamento da Sala de Aula 189
Gerenciando Seus Próprios Pensamentos e Sentimentos 190
Pensando o TOA 191
Gerencie seus Sentimentos em Relação à
Criança com TOA 193
Princípios Gerais de Intervenção 196
Gerenciamento de Comportamentos 198
Prevenção de Problemas 201
Incentivando a Criança a Dar o Melhor de Si 203
Lidando com os Pais 204
Noções Básicas sobre a Medicação 206
PARTE IV: ADULTOS PORTADORES DO TRANSTORNO DE
DÉFICIT DE ATENÇÃO
16. Uma Proposta para a Vida Toda 211
Características do TDA em Adultos 212
17. Diagnóstico em Adultos 221
1. Auto-relato do Adulto 223
2. Entrevistas Estruturadas, Questionários e
Escalas de Classificação 225
3. Comportamento no Consultório 227
4. Cadê a Mamãe?! Entrevistas com
Cônjuges, Pais e Outros 228
5. Outras Informações 229
O Choque do Diagnóstico 230
18. Tratamento em Adultos 233
Educação acerca do TDA 234
Medicação 234
Aconselhamento 235
No Trabalho 238
A Grande Questão 240
Índice Remissivo 243
Edição: 1ª Número de páginas: 222 Data de Publicação: 24/06/2023 Organizadores: Marisa Pelella Mélega e Aparecida Malandrin Andriatte Editora: Blucher
R$51,75
ou 2x R$25,88 sem juros
Edição: 3ª Número de páginas: 145 Data de Publicação: 12/01/2013Autor: Marcia Porto Ferreira Editora: Casa do Psicólogo Ano: 2015 - 3ª Edição Coleção: Clínica Psicanalítica
R$42,25
ou 2x R$21,13 sem juros
Edição: 1 Número de páginas: 152 Data de Publicação: 17/12/2020 Organizador: Mariano Daquino Tradução: Maria Claudia Formigoni Editora: Aller
O produto foi adicionado com sucesso à sua lista !
Caso queira acessá-la clique aqui ou acesse clicando no link "Minha Lista" localizado no topo da loja.
...
Deseja continuar?