Autor: TERESA CRISTINA REGO
Editora: VOZES
Ano: 2007
Número de páginas: 138
Categoria principal: Psicologia do desenvolvimento
Compartilhe
APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO ............ 11
INTRODUÇÃO.......................... 15
CAPÍTULO I - A VIDA BREVE E INTENSA DE VYGOTSKY.................... 19
1. Percurso intelectual................. 20
2. Uma década de muito trabalho........ 23
3. A psicologia e a sociedade soviética pós-revolucionária ................. 26
4. A proposição de uma nova psicologia ... 28
5. Principais influências ............... 32
6. A proibição e redescoberta de sua obra. . 34
CAPÍTULO II - A CULTURA TORNA-SE PARTE DA NATUREZA HUMANA .......... 37
1. O programa de pesquisa ............. 38
2. Principais idéias de Vygotsky ......... 41
3. Diferenças entre o psiquismo dos animais e do homem................... 43
4. As raízes hístórico-sociais do desenvolvimento humano e a questão da mediação simbôlica 50
5. O desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-histórica ............ 56
6. Relações entre pensamento e linguagem 63
7. A aquisição da linguagem escrita ...... 68
8. Interação entre aprendizado e desenvolvimento: a zona de desenvolvimento proximal ................. 70
9. O processo de formação de conceitos e o papel desempenhado pelo ensino escolar .....................75
10. A função da brincadeira no desenvolvimento infantil ..................80
CAPÍTULO III - PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DO PENSAMENTOVYGOTSKIANO 85
1. As concepções inatista e ambientalista do desenvolvimento humano e as implicações educacionais ..........................85
2. A abordagem sócio-ínteracionista de Vygotsky ........................ 92
3. A influência do materialismo dialético ... 95
4. A construção da psicologia histôrico-cultural ......................... 99
5. Algumas implicações da abordagem vygotskiana para a educação ......... 102
CAPÍTULO IV - VYGOTSKY: ABRANGÊNCIA, CONTRIBUIÇÃO E ESTILO................ 119
1. A questão da afetividade na obra de Vygotsky ........................ 120
2. A penetração das idéias de Vygotsky no mundo acadêmico e nas redes de ensino ...... 123
Texto original de Vygotsky ............. 126
BIBLIOGRAFIA ......................... 131