VYGOTSKY - UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO

VYGOTSKY - UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO

Código: 9788532613455

Marca: Vozes


Autor: TERESA CRISTINA REGO
Editora: VOZES
Ano: 2007
Número de páginas: 138
Categoria principal: Psicologia do desenvolvimento

leia mais

item indisponível0 unidades em estoque.
  Avise-me quando disponível

Não disponível

Compre com segurança

Compartilhe

Apresenta uma introdução ao estudo das principais contribuições do psicólogo russo para o campo da educação. Aborda temas como a história pessoal e o percurso intelectual do autor, o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico, a relação pensamento e linguagem, a questão da aprendizagem, os pressupostos filosóficos e epistemológicos da teoria e as implicações para a prática pedagógica.

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO ............ 11

INTRODUÇÃO.......................... 15

CAPÍTULO I - A VIDA BREVE E INTENSA DE VYGOTSKY.................... 19

1. Percurso intelectual................. 20

2. Uma década de muito trabalho........ 23

3. A psicologia e a sociedade soviética pós-revolucionária ................. 26

4. A proposição de uma nova psicologia ... 28

5. Principais influências ............... 32

6. A proibição e redescoberta de sua obra. . 34

CAPÍTULO II - A CULTURA TORNA-SE PARTE DA NATUREZA HUMANA .......... 37

1. O programa de pesquisa ............. 38

2. Principais idéias de Vygotsky ......... 41

3. Diferenças entre o psiquismo dos animais e do homem................... 43

4. As raízes hístórico-sociais do desenvolvimento humano e a questão da mediação simbôlica 50

5. O desenvolvimento infantil na perspectiva sócio-histórica ............ 56

6. Relações entre pensamento e linguagem 63

7. A aquisição da linguagem escrita ...... 68

8. Interação entre aprendizado e desenvolvimento: a zona de desenvolvimento proximal ................. 70

9. O processo de formação de conceitos e o papel desempenhado pelo ensino escolar .....................75

10. A função da brincadeira no desenvolvimento infantil ..................80

CAPÍTULO III - PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DO PENSAMENTOVYGOTSKIANO 85

1. As concepções inatista e ambientalista do desenvolvimento humano e as implicações educacionais ..........................85

2. A abordagem sócio-ínteracionista de Vygotsky ........................ 92

3. A influência do materialismo dialético ... 95

4. A construção da psicologia histôrico-cultural ......................... 99

5. Algumas implicações da abordagem vygotskiana para a educação ......... 102

CAPÍTULO IV - VYGOTSKY: ABRANGÊNCIA, CONTRIBUIÇÃO E ESTILO................ 119

1. A questão da afetividade na obra de Vygotsky ........................ 120

2. A penetração das idéias de Vygotsky no mundo acadêmico e nas redes de ensino ...... 123

Texto original de Vygotsky ............. 126

BIBLIOGRAFIA ......................... 131



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento