LIVRO NOVO, MAS DEVIDO AO ANO DE EDIÇÃO AS PÁGINAS ESTÃO AMARELADAS E AS LATERIAS COM ALGUMAS MANCHAS, NÃO ATRAPALHA A LEITURA.
Autor: SÔNIA GRUBITS
Editora: CASA DO PSICÓLOGO
Ano: 1996
Número de páginas: 222
Categoria principal: Psicologia do desenvolvimento
até 2x de R$21,00 sem juros
Compartilhe
LIVRO NOVO, MAS DEVIDO AO ANO DE EDIÇÃO AS PÁGINAS ESTÃO AMARELADAS E AS LATERIAS COM ALGUMAS MANCHAS, NÃO ATRAPALHA A LEITURA.
RESUMO.......................................................................................25
I - INTRODUÇÃO ....................................................................27
1.1 - Por que Estudar a Identidade ........................................29
1.2 - Interiorização na Construção do Ser Social .................. 33
1.3 - Construção da Cidadania ..............................................38
1.4 - Identificação sob o Ponto de Vista da Psicanálise ........42
II - SOCIOPSICOMOTRICIDADE RAMAIN-THIERS: ORIGENS E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .................. 47
2.1 - Origens......................................................................... 50
2.2 - Fundamentação Teórica ...............................................54
2.2.1 - Estágios do Desenvolvimento Psicossexual e Posições.......................................................... 55
2.2.2 - Os Conjuntos e Propostas Ramain-Thiers .......65
2.2.3 - O Corpo no Processo Psicoterapêutico............. 69
2.2.3.1 - O Corpo como Ponto de Partida no Ramain-Thiers ..............76
III - RECURSOS UTILIZADOS PARA A AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS DO PROJETO ........................................81
3.1 - Matrizes Progressivas Coloridas (Raven Infantil) .......83
3.2 - Teste Gestáltico de Bender........................................... 85
3.3 - Desenho da Casa, Árvore, Pessoa e Família (HTPF) ................88
IV-HIPÓTESE E OBJETIVOS................................................... 93
V- MÉTODO..............................................................................97
5.1 - Sujeito ..........................................................................99
5.2 - Seleção dos Sujeitos................................................... 101
5.3 - Material ..................................................................... 102
5.4- Procedimentos............................................................ 103
5.3.1 - Atividades dos psicólogos que avaliaram as crianças .......... 104
5.3.2 - Atividades dos terapeutas ............................... 105
5.3.3 - Atividades do coordenador da pesquisa ......... 105
VI - RESULTADOS ................................................................. 107
6.1 - Raven Infantil............................................................ 110
6.2 - Teste Gestáltico de Bender........................................ 113
6.3 - Desenho da Casa, Árvore, Pessoa e Família (HTPF)................ 119
6.4 - Prova de Leitura e Escrita ......................................... 125
VII- DISCUSSÃO ...................................................................129
VIII- CONCLUSÕES................................................................ 139
IX- ANEXOS ......................................................................... 143
X- SUMMARY......................................................................175
XI- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................. 179