Margaret Donaldson mostra como pensamento e linguagem dependem originalmente do contexto interpessoal dentro do qual ele se desenvolve e como, tendo como base tais contextos, as crianças já chegam à escola capacitadas no uso do pensamento e da linguagem.
Prefácio . IX
Prólogo . XI
Capítulo 1. A experiência escolar . 1
Capítulo 2. A capacidade de descentrar . 5
Capítulo 3. O aprendizado da linguagem . 21
Capítulo 4. Falta de raciocínio ou falta de compreensão . 29
Capítulo 5. O que é e o que deve ser . 41
Capítulo 6. O que se diz e o que se quer dizer . 51
Capítulo 7. Pensamento desenraizado e valores sociais 69
Capítulo 8. Por que as crianças acham o aprendizado escolar difícil . 81
Capítulo 9. O que a escola pode fazer . 93
Capítulo 10. O desejo de aprender . 109
Capítulo 11. A forma das mentes futuras . 121
Apêndice: A teoria do desenvolvimento intelectual de Piaget . 131
Referências bibliográficas . 155