Mitopoese é palavra composta derivada do grego Mythos conto, narrativa, e Poieses, criação. Refere-se à capacidade espontânea da psique de produzir mitos, sob as mais variadas circunstâncias. O mito está fortemente presente tanto nas sociedades tribais, organizando a interação dos grupos, a tradição e a vida comunitária, como na vida tecnológica do homem da modernidade. Na verdade, o mito é o tecido fundamental dos sonhos, das fantasias e do pensamento imaginativo da criança. Daí a criança gostar de ouvir os contos de encantamento, detendo-se em repetições de imagens simbólicas e identificando-se com seus personagens. Os contos de fada e os mitos têm mesmo um papel importante na organização do ego infantil.
Processo de individuação é o eixo fundamental da psicologia analítica de C.G.Jung. É o processo pelo qual o homem se torna o que realmente é, realizando seu potencial inconsciente. A psicologia analítica debruça-se sobre os mitos vendo neles uma maneira de entender o processo de individuação e o pensamento inconsciente. As categorias junguianas são aqui usadas para entender o papel fundamental dos mitos na cultura,.
Este livro demonstra de forma radical a força do mito, a manifestação das estruturas mitológicas básicas, os mitologemas, na terapia do inconsciente e na vida cotidiana de todos nós.
Prefácio, 9
Introdução à guisa de comentário - Da necessidade dos mitos, 13
Introdução geral ao estudo do mito, 17
Cosmogonia e antropogonia - As origens, 44
Mitos e arquétipos do masculino, 52
Perseu: o arquétipo da reflexão, 72
Desenvolvimentos e regressões - Atalanta, a fugidia, 89
Édipo, o de duas faces, 99
Amor e individuação - Eros e psique, 110
Mito e criatividade - Hefesto, o deus da techné, 130
Mito e filosofia - Os mitos em O banquete de Platão, 136
Mito e transformação - Afrodite, a deusa do amor, 149
A crise do homem moderno e a onipotência - Prometeu, 156
As escatologias gregas antigas e a psicoterapia moderna, 166
A mitopoese na era tecnológica - Mitos e arquétipos da ficção científica, 178
Apêndice - Glossário de termos junguianos, 195
Bibliografia, 205