Este livro reúne uma série de artigos que apresentam de forma simples, direta e interessante, articulações que têm como denominador comum o futuro desta nossa humanidade. Em um mundo cada vez mais povoado de seres híbridos, artefatos inteligentes, ciborgues, robôs, zumbis, etc., vemos como estas e outras emergências estão sendo elaboradas em alguns campos de conhecimento, e a questão (de todos nós) que fica é: o que será do homem?
Vivemos a era dos Frankensteins, do pós-humano, do pós-biológico, e as máquinas estão em foco. O texto nos apresenta (entre outras articulações!) a máquina de Turing, aceita como máquina universal de computar, calcular e pensar, e nos remete a pergunta Podem as máquinas pensar?.
É um bom passeio pela teoria da informação, cibernética, robótica e áreas afins, portanto somos imersos com simplicidade na I.A., na física da informação, na filosofia digital, e nos estudos da mente tendo como base a Nova Psicanálise.
Utilizando recursos extraídos da teoria de MD Magno, temos um entendimento original do que seja Pessoa, inconsciente, técnica, arte e cultura, e a possibilidade de considerar a mente, em suas múltiplas expressões, de uma maneira fecunda e original. Do mesmo modo, as ferramentas, artefatos, objetos industriais, fluxos informacionais que povoam nosso meio ambiente e formam uma espécie de tecido biológico ou uma teia de próteses, estendem nossos sentidos, ações e mentes, e nos constituem como parte integrante de uma evolução cultural.
Endereçado a todas as pessoas interessadas por questões contemporâneas de ponta relacionadas aos estudos mente-máquina, costurado pelas articulações da Nova Mente que renovam e dão sentido as modificações que estamos submetidos enquanto espécie em transformação, vale a pena conferir a nova mente da máquina.
Apresentação, 9
1. A nova mente da máquina: da máquina universal de Turing à máquina plerômica (revirão) de MD, 17
2. O revirão do universo: reversibilidade e irreversibilidade na física, cosmologia e psicanálise, 85
3. Os neurônios-espelho e a mente-espelho da Nova Psicanálise, 131
4. Afinal, o que é uma Pessoa? Questões sobre o filme 13° Andar, 189
Anexos
Anexo 1. Aspectos do verbo Haver e seu uso na Nova Psicanálise, 209
Anexo 2. A arte da pilotagem: cultura, política e a Nova Psicanálise, 235
Créditos, 289
Pequeno glossário da Nova Psicanálise, 293
Referências, 303