A PSICANÁLISE DE CRIANÇAS E O LUGAR DOS PAIS

A PSICANÁLISE DE CRIANÇAS E O LUGAR DOS PAIS

Código: 8537808423

Marca: Zahar


Autor: Alba Flesler
Tradução: Eliana Aguiar
Editora: Zahar
Coleção: Transmissão da Psicanálise
Ano: 2012
Número de páginas: 220
Categoria Principal: Infância


R$84,90

até 2x de R$42,45 sem juros

1 unidade em estoque.

Compre com segurança

Compartilhe

Quando iniciar - e quando finalizar - a análise de uma criança? Qual a função dos jogos na cena analítica? Que brinquedos devem ser incluídos nas sessões? Em que momento chamar os pais? Como promover intervenções com eles?

Essas e muitas outras questões fundamentais da análise com crianças, como o uso do grafismo nas sessões e os tempos da transferência, são desenvolvidas pela psicanalista argentina Alba Flesler através do relato de casos atendidos em seu consultório ao longo de três décadas.

Prefácio 7

1. A criança em análise 11

Problemas da análise de crianças, 13 O objeto da psicanálise: o sujeito, 19 A existência do sujeito: entre perdas e ganhos, 20 O sujeito da estrutura: Y a dlUn (Há um), 24 A alternância do objeto e suas vicissitudes, 28

2. Os pais 39

O desejo dos pais, 40 A antecipação da mãe, 42 A nominação do pai, 45 Três versões da impotência do pai, 49 A consistência do pai, 57 A autoridade dos pais, 59 O desejo dos pais entre eles: o plano do erotismo, 62

3. Os tempos do sujeito. Tempos do Real, do Simbólico e do Imaginário 70

4. Os tempos da angústia 80
Algumas considerações sobre a angústia e as fobias da infância, 80 A fobia: precipitado estrutural, 87

5. Os tempos do brincar 89
A polêmica em jogo, 89 O brincar na estrutura, 91 O primeiro jogo, 93 A demanda em jogo, 97 Os três tempos do jogo do carretel, 99 Os tempos da fantasia: a cena em jogo, 100 A representação lúdica,106 Real e realidade em jogo, 107 A cena lúdica: suas condições,113 Brincar e semblante: a imagem em jogo, 113 As intervenções do analista, 119

6. Os tempos do desenho 123

O desenho nos tempos da infância, 123 O desenho em transferência,127 Um desenho, 127 O desenho de uma letra, 129 A intervenção do analista, 132 Um desenho para olhar, 132 O desenho de uma adolescente, 133 Desenho de um luto, 135

7. Os pais e a transferência 136

Algumas notas sobre os tempos da transferência, 138 Os pais e a consulta, 142 Os destinos do saber na infância: a busca de saber e a ânsia de verdade, 145 O tempo das perguntas, 149 Teorias e teorias, 149 As respostas e suas vicissitudes: inibição, sintoma e angústia, 151 A verdade dos pais, 154

8. As intervenções do analista na análise de uma criança 157

As diversas intervenções do analista, 162 As intervenções do analista nos casos de Freud, 166 Algumas perguntas clássicas na análise de uma criança, 176 Intervenções do analista com os pais, 195 Não somente a interpretação, 211 Intervir no futuro, 214

Bibliografia 215



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento