Você sente que consegue acessar todos os ambientes de sua comunidade? Já teve dificuldades em adentrar em um ambiente por falta de um local mais acessível? Mas, para responder a tais perguntas, sabe o que é acessibilidade? Quando falamos em acessibilidade, a palavra nos reporta a questões físicas, barreiras arquitetônicas, porém é válido reduzir a acessibilidade na falta de uma rampa, em uma calçada esburacada? O conceito de acessibilidade vai além das questões físicas, perpassa as questões de transporte, comunicação, até chegar à acessibilidade atitudinal.
A acessibilidade atitudinal refere-se à atitude das pessoas de forma que se quebrem os preconceitos diante da diversidade humana, se conscientizem e sensibilizem as pessoas da sociedade em geral.
O conteúdo deste livro faz o leitor refletir sobre a importância da real inclusão escolar por meio de atitudes acessíveis, não só físicas, mas as formas como os autores do contexto escolar lidam com as adversidades. Uma escolha só irá se tornar inclusiva quando aprender a lidar com a diversidade humana. (SILVA, 2015)
Sumário:
Prefácio, 9
Apresentação, 13
Deficiência: Evolução histórica, 15
A inclusão e a educação inclusiva, 25
Acessibilidade: NBR 9050, 33
Inclusão versus integração, 55
Alunos com deficiências físicas na escola regular, 61
- Exemplos de acessibilidade, adaptações e barreiras arquitetônicas na escola
regular, 64
Reflexões sobre acessibilidade: Utopia versus Realidade, 83
Referências, 91