Autor: BEATRIZ CAUDURO CRUZ GUTIERRA
Editora: AVERCAMP
Ano: 2003
Número de páginas: 149
Categoria Principal: Adolescência
até 2x de R$17,49 sem juros
Compartilhe
CAPÍTULO l Introdução 15
1.1 Desafio 15
1.2 Educação de Adolescentes: Missão Impossível? 16
CAPÍTULO 2 Adolescência25
2.1 História Social da Adolescência 25
2.2 Puberdade e Adolescência em Freud 30
2.2.1 Puberdade e/ou adolescência 30
2.2.2 A puberdade nos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905a). 32
2.2.3 Conferência XXI - O desenvolvimento da libido e as organizações sexuais (1916-1917) 40
2.2.4 Puberdade... mais ainda 43
2.2.5 Puberdade... concluindo? 47
2.3 Lacan e O Despertar da Primavera 50
2.3.1 A puberdade e a adolescência em O seminário V 50
2.3.2 O despertar da primavera: comentário de 1974 55
2.3.3 Não há relação sexual 59
2.3.4 A sexuação 60
2.3.5 Os Nomes-do-Pai 62
2.3.6 Concluindo 64
2.4 Adolescência entre os Lacanianos 65
2.5 Transferência na Adolescência: Efeitos na Clínica e na Escola 74
CAPÍTULO 3 O Mestre 79
3.1 A Transferência e o Professor no Lugar de Ideal-do-Eu 80
3.2 A Transmissão: Entre o Dever e o Desejo 85
3.3 O Mestre: Uma Questão de Discurso 89
3.4 O Bom Professor sob a Otica e a Ética Psicanalítica 92
CAPÍTULO 4 O Mestre de Adolescentes: Abordagem Psicanalítica 99
4.1 O Mestre de Adolescentes em Freud99
4.1.1 O suicídio dos jovens vienenses 99
4. l .2 Freud em Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar 101
4.2 O Mestre de Adolescentes: Reflexões dos Lacanianos 107
CAPÍTULO 5 Instante de Ver: Escutando o Professor de Adolescentes 119
CAPÍTULO 6 Tempo de Compreender: Discussão das Entrevistas 125
6.1 O Papel de Mestre Tem Valor! 125
6.2 O Mestre c a Adolescência dos Professores 129
6.3 A Adolescência na Visão dos Mestres 131
6.4 A Transmissão é Viva 133
6.5 Circulação Discursiva 134
CAPÍTULO 7 Momento de Concluir 137
Referências Bibliográficas 141