ADOLESCÊNCIA, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO - O MESTRE POSSÍVEL DE ADOLESCENTES

ADOLESCÊNCIA, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO - O MESTRE POSSÍVEL DE ADOLESCENTES


Autor: BEATRIZ CAUDURO CRUZ GUTIERRA
Editora: AVERCAMP
Ano: 2003
Número de páginas: 149
Categoria Principal: Adolescência

leia mais

De: R$49,95
Por: R$34,97
Economia de R$14,98

até 2x de R$17,49 sem juros

1 unidade em estoque.

Em estoque

Compre com segurança

Compartilhe

São notórias as dificuldades vivenciadas pelos professores na atualidade, principalmente por aqueles que se dedicam ao ensino de adolescentes. Diariamente, lidam com situações de indisciplina, violência e fracasso escolar. A tarefa de educar adolescentes tem sido considerada uma missão impossível. Entretanto, ainda encontramos mestres de adolescentes que conseguem cumprir sua função educativa. De tal constatação decorre a questão central deste livro: Existindo um mestre possível de adolescentes, o que sustentaria tal possibilidade? Esta obra é fruto da experiência profissional da autora no trabalho com adolescentes e educadores de adolescentes e resultado de intensa pesquisa durante a qual empreendeu o desafio de estabelecer relações entre os campos da psicanálise, educação e adolescência, focada na reflexão sobre o sucesso escolar possível na educação de adolescentes. Nesse sentido, a autora se dedicou à escuta de professores indicados pelos alunos e coordenadores, considerados como bons professores de adolescentes, visando apreender deles aquilo que ao final deste trabalho definiu como uma especial posição subjetiva na transmissão. Este livro é destinado especialmente a psicanalistas, psicólogos, pedagogos, professores, além de estudantes e leitores em geral interessados no estudo aprofundado sobre o tema abordado.

CAPÍTULO l Introdução 15

1.1 Desafio 15

1.2 Educação de Adolescentes: Missão Impossível? 16

CAPÍTULO 2 Adolescência25

2.1 História Social da Adolescência 25

2.2 Puberdade e Adolescência em Freud 30

2.2.1 Puberdade e/ou adolescência 30

2.2.2 A puberdade nos Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905a). 32

2.2.3 Conferência XXI - O desenvolvimento da libido e as organizações sexuais (1916-1917) 40

2.2.4 Puberdade... mais ainda 43

2.2.5 Puberdade... concluindo? 47

2.3 Lacan e O Despertar da Primavera 50

2.3.1 A puberdade e a adolescência em O seminário V 50

2.3.2 O despertar da primavera: comentário de 1974 55

2.3.3 Não há relação sexual 59

2.3.4 A sexuação 60

2.3.5 Os Nomes-do-Pai 62

2.3.6 Concluindo 64

2.4 Adolescência entre os Lacanianos 65

2.5 Transferência na Adolescência: Efeitos na Clínica e na Escola 74

CAPÍTULO 3 O Mestre 79

3.1 A Transferência e o Professor no Lugar de Ideal-do-Eu 80

3.2 A Transmissão: Entre o Dever e o Desejo 85

3.3 O Mestre: Uma Questão de Discurso 89

3.4 O Bom Professor sob a Otica e a Ética Psicanalítica 92

CAPÍTULO 4 O Mestre de Adolescentes: Abordagem Psicanalítica 99

4.1 O Mestre de Adolescentes em Freud99

4.1.1 O suicídio dos jovens vienenses 99

4. l .2 Freud em Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar 101

4.2 O Mestre de Adolescentes: Reflexões dos Lacanianos 107

CAPÍTULO 5 Instante de Ver: Escutando o Professor de Adolescentes 119

CAPÍTULO 6 Tempo de Compreender: Discussão das Entrevistas 125

6.1 O Papel de Mestre Tem Valor! 125

6.2 O Mestre c a Adolescência dos Professores 129

6.3 A Adolescência na Visão dos Mestres 131

6.4 A Transmissão é Viva 133

6.5 Circulação Discursiva 134

CAPÍTULO 7 Momento de Concluir 137

Referências Bibliográficas 141



RECEBA NOSSAS OFERTAS
E LANÇAMENTOS

Forma de pagamento

Forma de pagamento