Este é um livro de fácil leitura e que poderá se transformar em uma referência para mudança de comportamento de pais e professores. Sugere procedimentos para melhorar a aprendizagem e tratar as questões de indisciplina em sala de aula ou em casa.
Agradecimentos 9
Apresentação 11
Introdução 13
Nascemos para aprender 15
A arte de desaprender 20
Por que nossos alunos não aprendem? 25
Pais excessivamente permissivos não geram
referência de valores 31
Hábitos geram crenças, crenças
determinam comportamentos, comportamentos
fortalecem hábitos 37
Pais não precisam ser perfeitos, mas são modelos,
e as crianças aprendem muito mais pelo
que observam do que pelo que os pais falam 43
O filho deve entender que não é dono
da família, apenas parte dela 47
Ninguém é tão grande que não possa aprender,
nem tão pequeno que não possa ensinar. 51
Todas as crianças nascem gênios e nós passamos os seis
primeiros anos de suas vidas tentando desgenializá-Ias. 59
É preciso que cada pai, cada mãe, Adote o
seu próprio filho 67
Professor não persegue aluno 75
Professores precisam saber muito além das
matérias que lecionam 79
Quando os homens fracassam, o que Ihes faltou não
foi inteligência: foi paixão 85
O que você colocará na sua placa? 95
Quando eu crescer quero ser igual a você! 101
O verdadeiro amor 107
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua
a ser milho para sempre 111
A gestão da sala de aula 117
É possível ensinar a aprender? 123
Comunicação em sala de aula 129
Seminário em 3 minutos 137
Captação da informação (processo de memorização) 141
Melhorando a aprendizagem 145
É preciso investir mais em inteligência,
criatividade e motivação 151
Indisciplina em sala de aula 163
Colocar o aluno fora da sala não resolve o
problema dele 171
Hoje aprendi que... 183
Novos conhecimentos e novas ações 187
Pressupostos da Programaçao Neurolinguística 193
Mensagem final 201