Autor: SANDRA REGINA KIRCHNER GUIMARÃES
Editora: VETOR
Ano: 2005
Número de páginas: 257
Categoria: D. C. Educação
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O objetivo do estudo apresentado neste livro foi investigar a relacao entre habilidades metalinguisticas (consciencia fonologica e consciencia sintatica) e desempenho na leitura e na escrita. O estudo permitiu mostrar que as dificuldades de aprendizagem da linguagem escrita estão relacionadas predominantemente com problemas de natureza fonológica.
Apresentação 11
1. Referencial teórico 17
1.1 Abordagem histórica das concepções relativas às
dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita 17
1.1.1 Resumo 25
1.2 Modelos de reconhecimento de palavras 25
1.2.1 Subsistemas cognitivos envolvidos no
reconhecimento de palavras 28
1.2.2 As rotas usadas na leitura: leitura visual
(rota lexical) x leitura por meio da mediação
fonológica (rota sublexical) 32
1.2.3 Fatores psicolingüísticos que afetam o
reconhecimento de palavras 34
1.2.4 Principais padrões de disfunção na leitura: as
dislexias adquiridas 36
1.2.5 Resumo 42
1.3 Modelos de escrita (ortografia) de palavras 43
1.3.1 Subsistemas cognitivos envolvidos na ortografia
de palavras 43
1.3.2 Procedimento de ortografia construída
(rota sublexical) 46
1.3.3 Principais padrões de disfunção na ortografia:
as disgrafias adquiridas 46
1.3.4 Resumo 48
1.4 Problemas adquiridos e dificuldades no
desenvolvimento da leitura e da escrita 49
1.4.1 Dislexia adquirida e dislexia do desenvolvimento 49
1.4.2 Disgrafia adquirida e disgrafia do
desenvolvimento 54
1.4.3 Resumo 56
1.5 A aquisição e o desenvolvimento da leitura e da
escrita 57
1.5.1 A teoria de Marsh, Fridman, Welch e Desberg 58
1.5.2 O modelo de desenvolvimento da leitura e da
escrita de Frith 61
1.5.3 Aescrita enquanto objeto de conhecimento 64
1.5.4 Oaperfeiçoamento da concepção alfabética 70
1.5.5 Relações entre os processos de leitura e de
escrita 80
1.5.6 Resumo 85
1.6 Processamento fonológico e desenvolvimento da
leitura e da escrita 87
1.6.1 Consciência fonológica 88
1.6.2 O desenvolvimento da consciência fonológica 89
1.6.3 Consciência fonológica e o uso de analogias 94
1.6.4 Consciência fonológica e concepções sobre o
sistema de escrita 98
1.6.5 Consciência fonológica e dificuldade de
aprendizagem da leitura e da escrita 103
1.6.6 Resumo 109
1.7 O papel da consciência sintática na aquisição da
leitura e da escrita 111
1.7.1 Resumo 122
2. Metodologia 125
2.1 Problema 125
2.2 Delineamento da pesquisa 127
2.3 Sujeitos 127
2.4 Provas utilizadas 130
2.4.1 Medidas de controle 130
2.4.2 Tarefas de leitura e escrita de palavras reais e de
palavras inventadas 132
2.4.3 Tarefas de avaliação da consciência fonológica 139
2.4.3.1 Segmentação fonológica 140
2.4.3.2 Categorização fonológica 143
2.4.3.3 Subtração de fonema inicial 148
2.4.4 Tarefas de avaliação da consciência sintática 149
2.4.4.1 Tarefa de complementação 149
2.4.4.2 Tarefa de correção das violações gramaticais
contidas nas frases 151
2.4.4.3 Tarefa de correção da ordem dos componentes
da frase 153
2.4.5 Tarefa de facilitação contextual na leitura 154
2.5 Organização das sessões de exame 158
2.6 Procedimento de análise dos dados 159
3 Apresentação e discussão dos resultados 165
3.1 Medidas de controle 166
3.1.1 Tarefa de memória verbal 167
3.1.2 Teste das Matrizes Progressivas 168
3.2 Procedimentos de leitura e de escrita 169
3.2.1 Tarefa de leitura 169
3.2.2 Tarefa de escrita 172
3.2.3 Discussão 179
3.3 Competência ortográfica 186
3.3.1 Discussão 188
3.4 Avaliação da consciência fonológica 190
3.4.1 Tarefa de Segmentação Fonológica 190
3.4.2 Tarefa de Categorização Fonológica 195
3.4.3 Tarefa de Subtração de fonema inicial 199
3.4.4 Escore de consciência fonológica 201
3.4.5 Discussão 202
3.5 Avaliação da consciência sintática 207
3.5.1 Tarefa de complementação 207
3.5.2 Tarefas de correção das violações gramaticais
contidas nas frases e da ordem dos componentes
das frases 209
3.5.3 Escore de consciência sintática 211
3.5.4 Discussão 212
3.6 Relação entre habilidades metalingüísticas e o
desempenho em leitura e escrita de palavras isoladas 214
3.6.1 Relação entre habilidades metalingüísticas e o
desempenho em leitura 214
3.6.2 Relação entre habilidades metalingüísticas e o
desempenho em escrita 217
3.6.3 Discussão 220
3.7 Pistas contextuais e facilitação do reconhecimento de
palavras na leitura 224
3.7.1 Discussão 227
4. Conclusões e considerações finais 228
Referências bibliográficas 243
Tradução: Raquel Camargo, Sebastião Nascimento Editora: UBU Número de páginas: 320
R$52,43
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